CPTM soma 88,6 mil objetos esquecidos nos trens em um ano
Publicado em: 23 de janeiro de 2019
Número representa mais de 10 mil itens a mais que em 2017
JESSICA MARQUES
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que, em 2018, 88,6 mil objetos foram esquecidos nas sete linhas de trem do sistema e nas estações. O número representa mais de 10 mil itens a mais que em 2017, quando foram 78 mil esquecimentos.
Os objetos esquecidos são encaminhados à Central de Achados e Perdidos da CPTM, localizada na Estação Barra Funda. De acordo com a companhia, os objetos são inusitados, como um par de muletas ou um manequim, coisas difíceis de ficarem em algum lugar sem ninguém notar.
O campeão dos esquecimentos é o guarda-chuva, que divide espaço com outros itens inusitados, como como próteses dentárias, um cavaquinho, barraca de camping e até um drone.
A Estação Brás, a mais movimentada, está em primeiro lugar em número de objetos esquecidos, com mais de 8 mil itens. A Estação Palmeiras-Barra Funda vem em seguida, com cerca de 7 mil peças.
Por linhas, em 2018, a campeã foi a Linha 12-Safira, com 18.508 itens perdidos. A vice liderança se manteve com a Linha 8-Diamante, que registrou 17.349 peças. Por sua vez, a Linha 9-Esmeralda caiu do primeiro lugar no pódio, em 2017, para terceiro, com 16.702 artigos.
A Linha 11-Coral, a mais movimentada, continua em 4º lugar no ranking, com 14.560 itens. A Linha 10-Turquesa subiu do sexto para o quinto lugar, com 12.997 objetos, e a Linha 7-Rubi caiu da quinta para a sexta posição, com 7.333 peças. A nova Linha 13-Jade, inaugurada no final de março, está ocupando o sétimo lugar neste ranking, com 1.162 itens esquecidos.
“Do total de objetos encontrados nas dependências da CPTM, a média de devolução gira em torno de 40%. O trabalho intenso dos funcionários da Central de Achados e Perdidos é fundamental para isso, já que 70% das devoluções são feitas devido a investigação minuciosa e contato ativo feito pelos empregados da central. Apenas 30% das devoluções ocorrem por iniciativa do proprietário”, informou a Companhia, em nota.
A chefe do Serviço de Atendimento ao Usuário da CPTM, Eliete Cury, informou que quando os itens chegam à central, passam por uma triagem, onde são separados objetos, valores e documentos que podem indicar formas de contato com o proprietário, seja por telefone, e-mail ou carta, uma vez que a devolução dos pertences aos proprietários é o foco da Central de Achados e Perdidos. Depois, são cadastrados e guardados.
“Todos os objetos entregues na central ficam armazenados por até 60 dias. É neste tempo que os empregados atuam para achar o dono e, quando estes não são localizados, os itens são encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, entidade social mantida pelo Governo do Estado. A instituição já foi beneficiada com roupas e brinquedos entre outros. No caso dos documentos, a maioria é devolvida aos órgãos expedidores, e os cartões de banco são destruídos.”
SERVIÇO
O passageiro que perder algum objeto deve procurar a Central de Achados e Perdidos, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados, na Estação Palmeiras-Barra Funda.
O contato também pode ser feito pelo telefone 0800-055-0121 ou pelo e-mail usuario@cptm.sp.gov.br.
Confira as estações campeãs de “esquecimentos”, em 2018, e o ranking de objetos perdidos por linha, entre 2016 e 2018, segundo a CPTM:
Ranking das Estações 2018
Classificação | Nome da Estação | Itens perdidos |
1º. lugar | Brás | 8.198 |
2º. lugar | Palmeiras-Barra Funda | 7.173 |
3º. lugar | Guaianases | 5.409 |
4º. lugar | Luz | 5.225 |
5º. lugar | Osasco | 2.694 |
6º. lugar | Tatuapé | 2.307 |
7º. lugar | Pinheiros | 1.702 |
Total | | 32.708 |
Ranking das Linhas 2018
Classificação | Nome da Linha | Itens perdidos |
1º. Lugar | Linha 12-Safira | 18.508 |
2º. Lugar | Linha 8-Diamante | 17.349 |
3º. Lugar | Linha 9-Esmeralda | 16.702 |
4º. Lugar | Linha 11-Coral | 14.560 |
5º. Lugar | Linha 10-Turquesa | 12.997 |
6º. Lugar | Linha 7-Rubi | 7.333 |
7º. Lugar | Linha 13-Jade | 1.162 |
Total | 6 linhas | 88.611 |
Ranking das Linhas 2017
Classificação | Nome da Linha | Objetos perdidos |
1º. lugar | Linha 9-Esmeralda | 16.370 |
2º. lugar | Linha 8-Diamante | 15.700 |
3º. lugar | Linha 12-Safira | 14.465 |
4º. lugar | Linha 11-Coral | 13.520 |
5º. lugar | Linha 7-Rubi | 10.400 |
6º. lugar | Linha 10-Turquesa | 7.000 |
Total | 6 linhas | 77.615 |
Ranking das Linhas 2016
Classificação | Nome da Linha | Objetos perdidos |
1º. lugar | Linha 12-Safira | 15.559 |
2º. lugar | Linha 9-Esmeralda | 13.723 |
3º. lugar | Linha 8-Diamante | 13.112 |
4º. lugar | Linha 11-Coral | 11.700 |
5º. lugar | Linha 7-Rubi | 10.916 |
6º. lugar | Linha 10-Turquesa | 7.568 |
Total | 6 linhas | 72.578 |
METRÔ DE SÃO PAULO
Conforme já noticiado pelo Diário do Transporte, em 2018, 91 mil itens foram levados à Central de Achados e Perdidos do Metrô de São Paulo. De janeiro a dezembro do ano passado, foram 91.367 itens. Em 2017 haviam sido catalogados 82.512 objetos e no ano anterior foram 79.842 registros.
Relembre: Central de Achados e Perdidos do Metrô de São Paulo recebe mais de 91 mil itens em um ano
Jessica Marques para o Diário do Transporte
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AMIGOS FUI FURTADO ESTAÇAO BRAS MORO EM SÂO VICENTE OS TEL DE VOCES NÂO ATENDEM NO 0800 MEU NOME È JOAO HABIB BARBOSA DE CASTRO
FUI ROUBADO NO DIA 13 SABADO
meu nome é joão habib barbosa de castro fui furtado no dia 13 de abril gostaria de saber se um anjo achou meus documentos e entregou pra voces