Central de Achados e Perdidos do Metrô de São Paulo recebe mais de 91 mil itens em um ano

Foto da estação Sé. Foto: Nataly Costa/Divulgação

Documentos são os mais esquecidos de todos os objetos deixados nos trens

JESSICA MARQUES

Muitas pessoas já esqueceram algum objeto no transporte público, seja no trem ou no ônibus. E o número de esquecimentos só aumenta. Em 2018, 91 mil itens foram levados à Central de Achados e Perdidos do Metrô de São Paulo.

De janeiro a dezembro do ano passado, foram 91.367 itens. Em 2017 haviam sido catalogados 82.512 objetos e no ano anterior foram 79.842 registros.

Segundo informações do Metrô, a média é de 7,5 mil novos objetos todo mês. A Central de Achados e Perdidos do Metrô é responsável por guardar e fazer a devolução dos itens esquecidos nos trens.

De todos os itens, mais de 21 mil pertences foram devolvidos a seus donos, o que representa cerca de 23,2% do que foi recebido. Em 2017, foram devolvidos aproximadamente 19 mil itens, ou seja, cerca de 22,5% do total recolhido.

Todos os objetos em bom estado e os valores não devolvidos são encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Os documentos, por sua vez, são destinados aos respectivos órgãos emissores.

ITENS ESQUECIDOS

De acordo com o levantamento, o maior percentual de tudo que foi esquecido nas estações do Metrô em 2018 continua sendo o de documentos (62%). O restante (38%) é de objetos dos mais variados tipos, tamanhos e utilidades, entre eles, como artigos de papelaria, carteiras, peças de vestuários, óculos, relógios, aparelhos de celular, instrumentos sonoros, brinquedos, alianças, chaves, entre outros.

As dez estações com maior número de objetos e documentos perdidos no ano passado foram a Sé, Palmeiras/Barra Funda, Jabaquara, Corinthians/Itaquera, República, São Bento, Ana Rosa, Tucuruvi, Trianon-Masp e Paraíso.

SERVIÇO

O Metrô de São Paulo informou, em nota, que o Posto de Atendimento da Central de Achados e Perdidos funciona na estação Sé, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 20h. Todos os objetos recolhidos nas estações das linhas 1, 2, 3 e 15, operadas pelo Metrô, e da Linha 4-Amarela, que é operada pela ViaQuatro, são encaminhados para a Sé e permanecem no local para devolução por 60 dias.

“As consultas de documentos e objetos identificados também podem ser realizadas por meio da Central de Informações do Metrô, pelo telefone 0800-770 7722, todos os dias, das 5h00 às 00h00, ou ainda pelo site do Metrô (www.metro.sp.gov.br)”.

Em 2018, foram quase 122 mil consultas ao Sistema de Achados e Perdidos do Metrô, média de 333 consultas por dia. Apenas no guichê do posto de atendimento pessoal da Sé foram realizados mais de 32 mil atendimentos ao longo do ano.

“Para evitar a perda de objetos e documentos, o Metrô recomenda aos usuários que fiquem atentos aos itens que estão sendo transportados e observem seus pertences antes do desembarque. É importante também que os objetos tenham sempre algum tipo de identificação, o que facilitará a localização do proprietário e sua devolução pela Central de Achados e Perdidos”, informou o Metrô, em nota.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta