Sem acordo, greve de ônibus em Manaus é mantida para sexta-feira
Publicado em: 5 de dezembro de 2018
Sindicato dos rodoviários prevê início da operação com 50% da frota
JESSICA MARQUES
Terminou sem acordo a reunião realizada nesta quarta-feira, 5 de dezembro de 2018, entre o STTRM (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivo Urbano e Rodoviários de Manaus e Região Metropolitana) e o Sinetram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas).
Por esse motivo, a greve de ônibus anunciada para esta sexta-feira, 7 de dezembro, está mantida, segundo a categoria. A reunião realizada nesta quarta no Ministério Público do Trabalho teve como objetivo evitar a greve de ônibus programada para esta semana, em Manaus, o que não foi possível.
Segundo informações do STTRM, o início da operação na sexta-feira está previsto para ocorrer com apenas 50% da frota nas ruas.
A categoria também informa que quatro empresas que compõem o Sinetram não querem cumprir um acordo firmado anteriormente no Ministério Público do Trabalho, sem citar quais são as companhias.
No início da semana, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivo Urbano e Rodoviários de Manaus e Região Metropolitana anunciou greve de ônibus para esta sexta-feira.
O motivo da ameaça de paralisação, segundo o sindicato, é uma série de suspensões que ocorre nos planos de saúde dos trabalhadores e de seus dependentes.
Relembre: Rodoviários de Manaus anunciam greve de ônibus para sexta-feira
Outra reivindicação da categoria é o pagamento de horas extras, que teria sido acordado no Ministério Público do Trabalho e, de acordo com os trabalhadores, não está sendo efetuado.
Esta não é a primeira vez em que questões salariais motivam uma paralisação dos rodoviários.
Em 16 de julho, os rodoviários de Manaus impediram que os ônibus da empresa Global Green deixassem as garagens no início da operação.
Relembre: Rodoviários de Manaus fazem paralisação parcial nesta segunda-feira
Na época, o dia 20 de julho foi estabelecido como prazo para o pagamento dos salários dos funcionários, que estava atrasado.
Em junho, os trabalhadores realizaram outra paralisação, para reivindicar reajuste salarial.
Após sete dias de greve dos rodoviários de Manaus, que resultou em 61 ônibus depredados e deixou passageiros sem transporte, a paralisação foi encerrada. Houve acordo entre a categoria e as empresas.
Pelo acordo, os funcionários receberiam 5,5% de reajuste salarial, no biênio 2017-2019. O valor é composto por 3,5% de aumento referente aos primeiro ano e inflação relativa deste ano e do próximo. Os valores serão pagos a partir de agosto, conforme o que foi acordado.
Jessica Marques para o Diário do Transporte

