Metrô decide retirar esteiras rolantes da Estação Consolação

Foto: Divulgação

Motivo principal é a superlotada conexão entre as linhas Verde e Amarela

ALEXANDRE PELEGI

O Metrô de São Paulo vai aproveitar o próximo feriado prolongado para desativar em definitivo três dos quatro conjuntos de esteiras rolantes que funcionam entre as estações Paulista e Consolação.

O local ocupa uma das maiores concentrações de pessoas na ligação entre as Linhas 2-Verde e 4-Amarela. A desativação das esteiras deve acontecer no dia 15 de novembro, interditando parte do túnel. A obra deve seguir até o dia 20 de novembro, feriado que marca o Dia da Consciência Negra.

O assunto não é novo. Quem usa a ligação entre as estações Paulista e Consolação do metrô paulista sabe como é um sufoco andar por aquele túnel nas horas de maior movimento.

A quantidade de pessoas que passam pela ligação de 195 metros entre as linhas 4-amarela e 2-verde é tamanha que o caminho já foi apelidado por usuários de “marcha dos pinguins”. Até mesmo um ex-presidente do Metrô já se referiu à imagem das aves de pernas curtas amontoadas e apressadas para se referir ao movimento intenso numa estação superlotada.

Os engenheiros do Metrô já haviam concluído há alguns anos que seria preciso um novo túnel para contornar o aperto nesta ligação, que havia sido projetada para receber 263 mil pessoas por dia e que opera no aperto desde a inauguração da estação Paulista, em 2010.

A desativação, com a retirada das esteiras, tem o objetivo de melhorar a segurança e permitir maior fluidez ao túnel, colocando rampas comuns no lugar. Situadas próximas das plataformas da Linha 2-Verde (Estação Consolação), as esteiras têm levado a uma grande concentração de pessoas próximo ao embarque e desembarque dos trens, misturando fluxos de entrada e saída, com embarque e desembarque nas duas linhas.

A expectativa com a retirada das esteiras é garantir um fluxo contínuo de usuários e, portanto, maior fluidez, ao liberar maior espaço no túnel. A medida deve reduzir o tempo de travessia em até 40%.

NOVAS ESTAÇÕES E MAIS CONEXÕES:

Com a abertura das estações Santa Cruz e Klabin da Linha 5-Lilás o Metrô de SP alega que aumentou o número de conexões, ampliando o fluxo de passageiros. Esse seria o motivo definitivo que levou à decisão de remover as esteiras do túnel.

Com a retirada, o Metrô afirma que as esteiras deverão ser reaproveitadas na Estação Clínicas, da Linha 2-Verde.

NOVO TÚNEL:

O Metrô fez publicar no Diário Oficial Empresarial, no dia 31 de outubro de 2017, um Pedido de Manifestação de Interesse (PMI) para convocar empresas interessadas em apresentar projetos para a construção de um novo túnel ligando as Estações Paulista, da Linha 4-Amarela, e Consolação, da Linha 2-Verde.

A nova passagem subterrânea seria constituída por três túneis interligados, com 171,6 metros de extensão.

Os engenheiros da Companhia já haviam concluído há alguns anos que seria preciso um novo túnel para contornar o aperto nesta ligação, que havia sido projetada para receber 263 mil pessoas por dia e que opera no aperto desde a inauguração da estação Paulista, em 2010.

Pela ideia do Metrô, o túnel existente ficará com mão única, servindo apenas para passageiros que seguem para a Estação Consolação, na Avenida Paulista. A nova passagem servirá para os usuários que seguirão para a Estação Paulista, na Rua da Consolação. Relembre: Metrô anuncia novo túnel entre estações Paulista e Consolação, ligando linhas Verde e Amarela

O novo túnel está em fase de licitação do projeto executivo.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Vitor disse:

    Mas não é metrô, é linha 4 amarela

  2. Tiago disse:

    Do bloqueio pra cima quem manda é o metrô.

  3. Tiago disse:

    Acho que poderiam repensar. Com o prolongamento da linha 5 até a região da Vila Mariana, a ligação das linhas 2 e 4 nos horários de pico está mais vazia. A rede está mais distribuída e equilibrada.

  4. Rodrigo Zika! disse:

    Mais não e o trecho que abriram outra entrada recentemente? Ou ainda ta em obras? parece que foi por causa de alguns acidentes, mais sobrando alguma ainda, já e alguma coisa.

  5. Tiago disse:

    Primeiro dia após a obra…na minha visão não melhorou nada. Tava do mesmo jeito semana passada com as esteiras paradas. A diferença é que aos finais de semana elas eram ligadas. Agora não tem mais.

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