CPTM: Licitação para manutenção dos trilhos das linhas 7 e 10 prossegue nesta quarta e das linhas 8 e 9 foi barrada pela Justiça
Publicado em: 23 de outubro de 2018

Concorrências se arrastam desde o ano passado e funcionários da companhia reclamam de sobrecarga de trabalho
ADAMO BAZANI
As licitações para a manutenção dos trilhos da CPTM, que se arrastam desde o ano passado, tomaram ritmos diferentes.
Funcionários da CPTM dizem que pelo fato de nenhuma empresa terceirizada estar atuando, ficaram sobrecarregados de serviço e que são realizados apenas reparos básicos e emergenciais.
A CPTM nega e diz que o efetivo é suficiente para manter as operações normais e com segurança.
Enquanto nesta quarta-feira, 24 de outubro de 2018, haverá a abertura de propostas de concorrentes para os serviços nas linhas 7 – Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí) e 10 Turquesa (Brás – Santo André – Rio Grande da Serra), a licitação para as linhas 08 – Diamante (Amador Bueno/Júlio Prestes) e 09 – Esmeralda (Osasco/Grajaú) foi barrada na justiça após ação de uma das concorrentes.
Os comunicados foram divulgados oficialmente nesta terça-feira, 23 de outubro de 2018.
No caso das linhas 08 e 09, a juíza Gilsa Elena Rios, da 15ª Vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo, atendeu mandado de segurança de concorrentes que pedem acesso a decisão de classificação publicada pelo Governo do Estado de São Paulo em 09 de outubro que habilitou o Consórcio TGS – Manutenção Linhas 08 e 09 formado pelas empresas Trail Infraestrutura Ltda, Gros Engenharia e SPAVias Engenharia Ltda.
A liminar contra a concorrência foi concedida em favor das empresas Prumo Engenharia Ltda e Neopul Sociedade de Estudos e Construções S.A. do Brasil.
Já no caso das linhas 07 e 10, a CPTM informou que nesta quarta-feira, 24, prossegue a licitação abrindo as propostas das 4ª e 5ª colocadas na concorrência: Consórcio TGS – Manutenção Linhas 07 e 10, formado também pelas empresas Trail Infraestrutura Ltda, Gros Engenharia e SPAVias Engenharia Ltda e Consórcio Via Férrea São Paulo, formado pela Prumo Engenharia Ltda e Neopul Sociedade de Estudos e Construções S.A. do Brasil, as mesmas que entraram com recurso contra a licitação das linha 08 e 09.
A CPTM ainda explicou no comunicado oficial que foram inabilitados na licitação a Engibras Engenharia S.A. e o Consórcio BTEC-LCM, composto pelas empresas BTEC Construções Ltda e LCM Construção e Comércio S.A.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Juíza não usa trem. Lamentável.
Quem se ferra e a gente da linha 7 com a demora do trem