Blumenau recebe 25 ônibus zero quilômetro

Foto: Eraldo Schnaider (ilustrativa - refere-se a outro lote de veículos entregues em 2018)

Taxa de renovação já passa de 90%. Dos 238 veículos operados pela Blumob, 218 deles já têm menos de três anos

ALEXANDRE PELEGI

A Blumob, empresa que presta o serviço de transporte público em Blumenau, cidade do Vale do Itajaí em Santa Catarina, recebeu mais 25 ônibus zero quilômetro neste mês de outubro. Vinte já começam a rodar nesta semana ainda, e os restantes entram em operação na semana próxima. Ainda em 2018 deverão chegar mais três ônibus pela BluMob, e no primeiro semestre de 2019 outros 17 novos coletivos se incorporarão à frota .

Com mais este lote de novos ônibus de 25 ônibus, a Blumob supera em 90% a taxa de renovação da frota. Dos 238 veículos, 218 já têm menos de três anos.

Conforme o Diário do Transporte havia anunciado no dia 18 de agosto de 2018, a Blumob incorporou naquele mês 37 novos ônibus à sua frota. Relembre: Blumenau terá 60 ônibus novos até outubro

A prefeitura da cidade catarinense informou, posteriormente, que no dia 6 de setembro, véspera do feriado, ocorreu a entrega simbólica dos veículos zero quilômetro na garagem da empresa BluMob. O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, esteve na garagem da empresa para a entrega simbólica dos novos veículos, ocasião em que destacou a vinda de mais 28 ônibus no mês de outubro. “Ainda neste semestre estaremos com 94% da frota renovada e no ano que vem chegam os outros 17 veículos. Em 2019 a frota estará totalmente nova, antecipando em um ano a previsão contratual”, comentou à época.

O processo de renovação da frota começou em de julho de 2017, quando a empresa do grupo Piracicabana assumiu a prestação do serviço de transporte coletivo na cidade. Como uma das exigências do contrato com a prefeitura de Blumenau, a substituição dos ônibus antigos por novos deverá ser feita até 2020. No entanto, a empresa espera concluir o processo já em 2019.

Segundo informa a prefeitura de Blumenau, os 25 novos ônibus que entrarão em operação neste mês são de categoria convencional leve, Mercedes Benz OF 1519 Marcopolo Torino. Eles serão utilizados preferencialmente em linhas alimentadoras. Eles possuem acessibilidade, acesso gratuito à internet via wi-fi e tomadas para carregar dispositivos eletrônicos portáteis.

Alexandre Pelegi, Jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta