CPTM suspende licitação de extensão da linha 9-Esmeralda

Foto: Divulgação

Governo do Estado prometera obra para o segundo semestre de 2019; intenção é de que a linha passe a atender os passageiros de Varginha, na Zona Sul de São Paulo

ALEXANDRE PELEGI

A CPTM publicou neste sábado, dia 28 de setembro de 2018, a suspensão da licitação para a extensão ferroviária da linha 9-Esmeralda, trecho entre as estações Grajaú e Varginha – lote 1.

O motivo foram os recursos administrativos interpostos pela empresa Consbem Construções e Comércio Ltda, que no julgamento das propostas, anunciado no dia 31 de julho deste ano, ficou em 3º lugar. Em primeiro lugar está o Consórcio Concrejato-Alberoni e Arruda, composto pelas empresas Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia S/A e Alberoni e Arruda Serviços de Engenharia Ltda.

Após o julgamento, a Sessão Pública para a abertura do Envelope “B” (documentos para habilitação) ocorreu no dia 8 de agosto.

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HISTÓRICO

Após sucessão de atrasos, o Governo do Estado prometeu em abril deste ano que a obra estaria concluída no segundo semestre de 2019, passando a atender os passageiros de Varginha, na Zona Sul de São Paulo.

As obras começaram a ser feitas pelo Estado em 2013 e deveriam ter ficado prontas em 2015, porém foram paralisadas por falta de dinheiro. Em 2016, o Governo divulgou que a conclusão das intervenções seria no segundo semestre de 2018.

No dia 17 de abril de 2018 o Governador Márcio França anunciou a retomada das obras de extensão da linha até Varginha, prevendo que o trajeto estendido entraria em operação no segundo semestre de 2019.

Na época do anúncio do Governo, o edital de obras complementares do lote 1 já havia sido publicado, no dia 3 de abril, com a previsão de que os serviços comecem já no segundo semestre de 2018.

Também está prevista a construção das duas novas estações (Mendes-Vila Natal e Varginha). Segundo a CPTM, as obras vão atender moradores do extremo sul de São Paulo: Grajaú, Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares.

As intervenções preveem o prolongamento do ramal em 4,5 km e a criação de duas estações, Vila Natal e Varginha. Também está prevista a construção de quatro viadutos. O maior deles terá 94,5 metros de extensão e fará a transposição sobre a Avenida Paulo Guilguer Reimberg, em Varginha.

A Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) transporta atualmente cerca de 620 mil usuários por dia útil. Com a ampliação de 4,5 km entre Grajaú e Varginha, a projeção da CPTM é de que sejam acrescentados à linha 110 mil usuários atendidos pelo futuro trecho.

A Linha 9-Esmeralda tem conexão com o Metrô nas estações Santo Amaro (Linha 5-Lilás) e Pinheiros (Linha 4-Amarela) e com a Linha 8-Diamante da própria CPTM, nas estações Osasco e Presidente Altino. Também há integração com ônibus nas estações Grajaú, Jurubatuba, Santo Amaro, Morumbi, Berrini, Pinheiros e Osasco.

FINANCIAMENTO

O valor inicial previsto para a obra de extensão era de R$ 350 milhões. Agora, segundo o Governo do Estado, o valor das construções é de R$ 945 milhões, quase o triplo. As obras vão continuar devido à liberação de um montante feita por parte do Governo Federal.

“O Ministério das Cidades liberou recursos de R$ 25 milhões e autorizou o início da construção de quatro viadutos rodoviários, que farão a transposição da via férrea no trecho de 4,5 quilômetros em implantação” – informou o Governo do Estado.

Os contratos dos quatro viadutos foram assinados com um deságio de cerca de R$ 5 milhões sobre o preço orçado e prazo de conclusão de 18 meses, conforme informado pelo Governo Estadual.

Até o fim de 2016, a obra de extensão foi executada com verba do Governo do Estado. Em outubro de 2017, a União liberou os primeiros valores para dois contratos, totalizando R$ 91,8 milhões. Segundo o Governo, os serviços englobam a implantação de sinalização das vias e do Sistema de Integração ao CCO (Centro de Controle Operacional) do trecho de 4,5 km em construção.

Relembre: Governo do Estado consegue recursos para extensão da Linha 9 da CPTM

Segundo informações da CPTM no primeiro semestre, o contrato para elaboração de projeto executivo, fabricação, fornecimento e Implantação do sistema de energia será homologado e também deverá receber recursos do governo federal.

O Governo do Estado afirma que, dos R$ 945 milhões, R$ 500 milhões foram prometidos pelo Governo Federal desde 2014 por meio do PAC da Mobilidade.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. Anderson disse:

    30 bilhões de reais = 450 km de trem de alta velocidade na Arábia Saudita
    1 bilhão de reais = 4,5 km de linha de trem CPTM, 4 viadutos rodoviários, sinalização das vias e Integração ao CCO (Centro de Controle Operacional)
    Tem algo errado ou não ??

    1. Rodrigo Zika! disse:

      Sempre tem, desvios de verbas, e a demora pera concluir, com aumento do valor gasto, e o PSDB em SP sempre foi isento da justiça mascarada, não e novidade.

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