Prefeitura de São Paulo realiza ações de conscientização no trânsito em Semana da Mobilidade

Entre atividades, está passeio de ônibus com crianças, que são os 'passageiros do futuro'. Foto: Divulgação.

Tema deste ano é ‘Todos Somos Pedestres’ e programação inclui atividades educativas para a população

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de São Paulo vai começar a realizar ações de conscientização no trânsito durante a Semana da Mobilidade de 18 a 25 de setembro. As ações serão realizadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, junto com a CET, SPTrans, secretarias municipais de Educação e Direitos Humanos e Cidadania.

A campanha deste ano tem como tema “Todos Somos Pedestres”, mesmo utilizado no 10º Prêmio CET de Educação no Trânsito. Conforme informado pela administração municipal, o objetivo é chamar a atenção de toda a sociedade a respeito da proteção ao pedestre, que é a parte mais vulnerável na questão da mobilidade.

O Dia da Mobilidade foi criado na França, em 1997, para discutir a necessidade de diminuir a dependência do automóvel. No Brasil, a data começou a ser celebrada em 2001.

Leia mais em OPINIÃO – SEMANA DA MOBILIDADE: Vamos ao que interessa!

Para o secretário de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Machado Neto, a melhor mobilidade é a que tem foco nas pessoas.

“O objetivo da Semana da Mobilidade é justamente conscientizar a população de que nenhuma morte no trânsito é aceitável. Com o tema deste ano, ‘Todos Somos Pedestres’, queremos mostrar a importância de o poder público investir em soluções que levem à construção de uma matriz de mobilidade mais contemporânea em São Paulo. O cidadão pode decidir se anda a pé, de metrô, de bike compartilhada, de carro ou se volta para casa de carona, e temos que garantir que ele faça isso com segurança em todos os seus deslocamentos”, disse, em nota.

PROGRAMAÇÃO

Como parte da programação, a população terá várias atividades e eventos educacionais gratuitos na cidade, conforme informado pela Prefeitura.

Confira abaixo alguns eventos programados:

  • Na Praça Ramos, no dia 21, e na Avenida Paulista, no domingo, dia 23, haverá simuladores para que o público possa ter uma experiência realista sobre a colisão de um automóvel, a baixa capacidade de reação ao dirigir embriagado – feita por meio de um par de óculos – e os riscos do uso do celular ao volante. Dicas de direção defensiva de carro e de moto também serão passadas ao público.
  • O Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET (CETET) vai promover ações educacionais com mímicos em travessias e pontos importantes da cidade como a Avenida Celso Garcia, Rua Xavier de Toledo e a Avenida Paulista entre os dias 18 e 21, e depois nos dias 24 e 25. Eles vão orientar os pedestres a atravessar na faixa e reforçar aos motoristas a importância de respeitar e dar preferência para quem anda a pé pela cidade.
  • A SPTrans vai oferecer apresentações teatrais nas plataformas dos Terminais Bandeira, Lapa e Cidade Tiradentes, respectivamente nos dias 18, 19 e 20. As intervenções artísticas trarão mensagens sobre o respeito a passageiros especiais, idosos e pessoas com deficiência de uma forma lúdica e bem-humorada.
  • Haverá também blitze em estacionamentos comerciais, entre os dias 18 e 21, para orientar os motoristas sobre o uso de vagas reservadas a deficientes físicos e idosos.
  • Durante a Semana da Mobilidade 2018, diversas outras iniciativas vão discutir e propor uma reflexão sobre o uso do viário e a interação da população com a cidade. Um exemplo é a obra “Caos”, do artista plástico Eduardo Srur, que será exposta em frente à sede da Prefeitura, no viaduto do Chá.
  • O programa Sexta Sem Carro, que teve início na Semana da Mobilidade do ano passado, será realizado tanto no dia 21 quanto no dia 28. Nessas datas, algumas vias na região central da cidade, como Rua Boa Vista, Ladeira Porto Geral, Rua Florêncio de Abreu, Rua Líbero Badaró e Viaduto do Chá, serão fechadas para veículos de passeio e motos. O objetivo é incentivar o deslocamento a pé, por transporte coletivo ou por bicicleta. No sábado, dia 22, a ação se repetirá para comemorar o Dia Mundial Sem Carro.

Confira abaixo a programação completa da SPTrans na Semana da Mobilidade 2018

Sebrae Móvel: a van itinerante do Sebrae estará no Terminal Vila Nova Cachoeirinha, onde analistas da entidade prestarão consultoria gratuita e orientação sobre empreendimento, finanças, marketing, administração, inovação e planejamento. Entre os dias 17 e 21.

Atende recebe premiação: o Serviço Atende+, que realiza o transporte de pessoas com deficiência de alto grau de dependência, receberá o Prêmio Marca Brasil como melhor serviço deste tipo no país. Dia 18.

Cenário interativo: os terminais Sacomã, A.E. Carvalho e Capelinha receberão um cenário interativo, nos quais as pessoas podem colocar o rosto para tirar fotos e compartilhar em suas redes sociais, incentivando o uso do transporte público. Entre os dias 18 e 25.

Teatro interativo: atores farão apresentações nas plataformas de três terminais municipais, um por dia, levando mensagens sobre o respeito a passageiros especiais, idosos e pessoas com deficiência de uma forma lúdica e bem-humorada. Terminais Bandeira, Lapa e Cidade Tiradentes, respectivamente nos dias 18, 19 e 20.

Andar de Ônibus em SP:  o sistema municipal de transporte público será apresentado aos “passageiros do futuro”, estudantes de três escolas públicas com idades entre 10 e 13 anos, que farão uma viagem até o Expresso Tiradentes. No local as crianças recebem informações sobre cidadania no transporte, como funciona o sistema e fazem uma viagem de ônibus monitorada entre o Term. Mercado e o Term. Sacomã. A ação é feita em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Dias 18, 20 e 25.

Quiz online: será disponibilizado um quiz com perguntas sobre a Semana da Mobilidade e o transporte público para os internautas jogarem em seus smartphones durante a viagem. Após as perguntas, o usuário poderá verificar em que posição ele ficou em um ranking. Entre os dias 19 e 25.

Unidade Móvel de Cidadania LGBTI: a van itinerante da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania estará nos terminais Vila Carrão e Penha, passando informações sobre cidadania e direitos. Dias 21 e 27, respectivamente.

Encontro com influenciadores: no sábado, Dia Mundial Sem Carro, a SPTrans receberá influenciadores digitais da área de mobilidade e transportes públicos para uma conversa sobre o sistema de transporte. Dia 22.

Livro na Faixa: os 19 terminais de ônibus que participam do programa de compartilhamento gratuito de livros terão suas estantes abastecidas simultaneamente, com um total de 2 mil exemplares. Dia 24.

A programação completa da Semana da Mobilidade 2018 pode ser encontrada no site http://semanadamobilidade.prefeitura.sp.gov.br

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading