Lajeado (RS) realiza pesquisa com usuários para balizar futuro edital de licitação do transporte público municipal

Foto: Rafael Scheeren Grün

Questionários serão aplicados até deste domingo (16), e colhem informações sobre vários itens, desde a qualidade dos ônibus, até a origem e destino dos passageiros

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura de Lajeado, cidade do Rio Grande do Sul com cerca de 80 mil habitantes, está fazendo esta semana uma pesquisa com os usuários do transporte público coletivo do município.

Por meio de entrevistas feitas nos pontos de ônibus, e nos próprios ônibus por toda a cidade, a pesquisa, que começou terça-feira, dia 11, vai até este domingo, dia 16 de setembro de 2018.

Os questionários aplicados pelos pesquisadores coletam informações sobre vários itens, como a qualidade dos ônibus, horários, itinerários, educação dos motoristas, origem e destino dos passageiros. Há espaço ainda para que os entrevistados possam opinar espontaneamente sobre o serviço, com críticas abertas a aspectos do atendimento, como itens de conforto, regularidade e acessibilidade.

A prefeitura fará visitas também às duas empresas que detém atualmente a concessão do serviço de transporte no município: Ereno Dörr e Scherer.

Em comunicado publicado no site da prefeitura, o coordenador do Departamento de Trânsito, Vinicius Rener, informa que o resultado do estudo servirá para balizar o novo edital de licitação do transporte público, serviço que, segundo afirma o gestor, atende a seis mil pessoas diariamente em Lajeado.

Após a coleta da opinião da população, a prefeitura fará a abertura do edital para a licitação do serviço do transporte público, organizando audiências públicas para discutir o tema com a comunidade como previsto em lei.

A prefeitura já contratou os serviços de uma empresa de Consultoria para esta finalidade, a um custo de R$ 33 mil.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: