Prefeitura de São Paulo lança novamente consulta pública de megalicitação para manutenção de 4,7 mil km de vias onde passam ônibus

Vias de ônibus devem ser recapeadas. Foto: Adamo Bazani (Diário do Transporte)/Clique para ampliar

Prazo para sugestões termina já na outra quarta-feira, 19.

ADAMO BAZANI

A SPTrans lançou novamente a consulta pública para uma megalicitação que prevê a manutenção do pavimento de 4,7 mil quilômetros de vias por onde passam ônibus na cidade de São Paulo.

Deste total, 148,6 km são de pavimento rígido (concreto) dos corredores de ônibus segregados, 101,5 km de asfalto nos corredores à esquerda, 512,2 km de faixas exclusivas e 4 mil km demais vias comuns que são atendidas pelo transporte público por ônibus.

A consulta pública tinha sido lançada no final de julho com a previsão de mil km, como mostrou com exclusividade o Diário do Transporte – Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2018/07/27/sptrans-vai-licitar-obras-para-manutencao-de-mil-quilometros-de-vias-onde-passam-onibus-e-corredores/

Entretanto, foi necessário mudar a minuta do edital.

O prazo para envio de sugestões é curto, termina na quarta-feira da próxima semana, 19 de setembro de 2018.

A proposta de edital pode ser consultada na área de licitações do site SPTrans. Já as sugestões e críticas devem ser entregues “exclusivamente por escrito e mediante protocolo, na Rua Boa Vista nº 136 – 4º andar/frente – São Paulo/SP, ou, via e-mail: licitacoes@sptrans.com.br (solicitando a confirmação de recebimento)”

O contrato será por 12 meses e a empresa ou consórcio que assumirem terão de apresentar um plano de trabalho em 30 dias após a assinatura de contrato.

Os recapeamentos e consertos, de acordo com a minuta do edital, são para corredores com piso de concreto, faixas à direita com asfalto e vias comuns por onde passam os ônibus, conforme a minuta:

– Corredor segregado – Faixa de tráfego preferencialmente à esquerda da mão de direção, de uso exclusivo nos dois sentidos do transporte coletivo público, delimitada por linhas externas contínuas de sinalização horizontal longitudinal e o meio-fio junto ao canteiro central, é destinado ao uso exclusivo do Serviço de Transporte Coletivo Público de passageiros da Cidade de São Paulo.

–  Corredor viário estratégico (faixa exclusiva) – É constituído por vias principais do eixo viário à direita que compõem o sistema estrutural do transporte coletivo público. O tratamento operacional visa priorizar a fluidez do transporte coletivo público, conforme a característica física de cada corredor específico com exclusividade em horários de “pico” pré-estabelecidos garantindo o tratamento preferencial no tráfego, podendo ser em outros horários.

–  Demais vias de interesse do Serviço de Transporte Coletivo Público de passageiros da Cidade de São Paulo – É constituído por todas as vias onde trafegam os veículos vinculados ao transporte coletivo público de passageiros da Cidade de São Paulo, além dos corredores.

O principal critério de seleção da empresa ou consórcio é o menor preço.

O conserto de guias, calçadas e sinalização viária onde há faixas e corredores estão entre as obrigações previstas no contrato:

Sinalização de Obra; Execução de serviços de Tapa Buraco; Fresagem e recapes; Pavimento asfáltico – reparo profundo; Resselagem de juntas, selagem de fissuras e trincas do pavimento rígido;  Recuperação total, parcial e esborcinada da placa de pavimento rígido; Manutenção de guias, sarjetas, sarjetões e New Jersey; Correções geométricas; Interferência emergencial; Drenagem; Calçadas e acessibilidade; Paisagismo; Sinalização viária; Controles tecnológicos; Determinação das condições dos pavimentos; Serviços gerais.

De acordo com a minuta, preferencialmente os serviços de reparo devem ser feitos de madrugada e aos sábados, domingos e feriados.

No caso dos reparos mais urgentes, os serviços devem ser iniciados em até 12 horas da notificação da prefeitura.

Nestas situações, os serviços podem ser feitos a qualquer hora do dia, mas com o menor impacto possível na circulação dos ônibus.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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