Scania vende primeiro ônibus com sistema de segurança ADAS

Publicado em: 11 de setembro de 2018

Ônibus adquirido pela Nena Viagens, de Franca, foi um K 400 6×2. Foto: Divulgação.

Advanced Driver Assistance Systems oferece assistência ao motorista para prevenir acidentes de trânsito

JESSICA MARQUES

A Scania informou nesta terça-feira, 11 de setembro de 2018, que realizou a venda do primeiro ônibus com o sistema de segurança ADAS (Advanced Driver Assistance Systems). O recurso oferece assistência ao motorista para prevenir acidentes de trânsito.

A Nena Viagens, de Franca, em São Paulo, foi a empresa que comprou o modelo, um K 400 6×2, que fará fretamento de turismo pelo estado de São Paulo e, posteriormente, pelo território nacional.

A Casa Scania Escandinavia, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, foi a responsável pelo negócio.

“Lançamos de forma pioneira o ADAS em 2016 no mercado brasileiro. A Scania é inscansável em disponibilizar ferramentas que aumentem a segurança dos seus ônibus”, disse Alan Frizeiro, gerente de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.

O diretor de Veículos Novos da Casa Scania Escandinavia de Ribeirão Preto, Fernando Cantador, disse que esta primeira venda vai estimular outras oportunidades. “Temos uma perspectiva de crescimento das vendas de ônibus em 2018 para nossa região devido a renovação e ampliação de frotas. E, neste sentido, as novas tecnologias que a Scania disponibiliza serão protagonistas, entre elas o ADAS. Estamos no caminho certo.”

SISTEMA ADAS

O sistema ADAS utiliza câmera e um radar instalados no para-brisa e no para-choque respectivamente. A tecnologia é dividida em três dispositivos.

O primeiro é o AEB (frenagem de emergência avançada), que funciona por meio do radar e da câmera, medindo a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar acidentes. Para isso, utiliza os freios de serviço auxiliares e as trocas de marchas por meio da caixa automatizada Scania Opticruise, diminuindo o risco de colisões frontais.

O segundo componente é o LDW (aviso de saída de faixa), que monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o ônibus sai de forma involuntária e invade o espaço ao lado.

O terceiro e último item que compõe o ADAS é o ACC (controle de cruzeiro adaptativo). O equipamento auxilia o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente por meio do radar localizado no para-choque dianteiro.

O diretor de vendas de ônibus da Scania no Brasil, Silvio Munhoz, falou sobre o ADAS em entrevista exclusiva ao Diário do Transporte.

Relembre: ENTREVISTA: Scania deve crescer acima da média do mercado de ônibus e mais uma empresa de São Paulo se interessou por modelo a GNV

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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Comentários

  1. antonio esio.de..paiva disse:

    Parabens scania vcs em promeiro lugar sou apaixonado por scania

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