BYD divulga fotos do novo ônibus 100% elétrico que começa a rodar em Bauru
Publicado em: 5 de setembro de 2018

Veículo deve se integrar à frota do transporte coletivo municipal na próxima segunda-feira, dia 10 de setembro
ALEXANDRE PELEGI
Conforme já anunciado pelo Diário do Transporte em duas ocasiões, a BYD forneceu à cidade de Bauru, região central do estado de São Paulo, dois ônibus 100% elétricos BYD D9W com carroceria Marcopolo. Relembre:
Ônibus elétrico de Bauru está previsto para começar a circular em 10 de setembro
Bauru anuncia dois ônibus 100% elétricos BYD/Marcopolo até outubro
Os veículos foram adquiridos pelas empresas concessionárias locais “Cidade Sem Limites” e “Grande Bauru”, pertencentes ao Grupo Constantino.
O primeiro ônibus elétrico chegou no dia 31 de agosto à cidade, e deve começar a circular no dia 10 de setembro, fazendo a linha “Nobuji Nagasawa-Centro”, diariamente, das 6h às 19h. O segundo veículo deverá ser entregue pela BYD dentro de 15 dias, devendo iniciar suas atividades entre o fim de setembro e início de outubro. O itinerário que o veículo irá fazer ainda não foi definido.
Wilson Pereira, Vice-Presidente Sênior de Vendas da BYD, declara que “é inegável que o futuro do transporte público inclua ônibus elétricos. Orgulhosa de ser líder global em vendas de ônibus 100% elétricos por quatro anos consecutivos, tendo entregue cerca de 35 mil unidades em mais de 160 cidades mundialmente, a BYD fez e continuará a fazer grandes investimentos em sua operação local, compartilhando com os brasileiros sua missão de promover inovações tecnológicas para uma vida melhor”.
Já o prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazzetta, acredita que “a entrada em operação dos dois veículos é um modelo embrionário de transporte público sustentável que, certamente, será o modelo adotado pelas principais cidades do mundo nos próximos 30 anos”.
DETALHES DO ÔNIBUS BYD D9W
O BYD D9W tem capacidade para transportar 32 pessoas sentadas e 38 em pé, incluindo espaço para cadeirante. Movidos a bateria de ferro-lítio, os ônibus têm autonomia de 250 quilômetros.
O Chassis BYD D9W é utilizado para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento.
Os dois motores BYD-2912TZ-XY-A, de 150 KW, juntos equivalem a 402 cavalos e estão integrados nas rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração.
O Chassi possui o conceito Low Entry, ou seja, não existem degraus para o embarque e desembarque dos passageiros. A estrutura é constituída por materiais de alta resistência a torção e a flexão.
Os freios a disco regenerativos, com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras, proporcionam maior segurança e autonomia ao veículo.
A suspensão pneumática integral, por outro lado, proporciona conforto aos passageiros e ao motorista e o sistema de rebaixamento bilateral (ECAS) permite o ajoelhamento da suspensão, aumentando a comodidade e a segurança para embarque e desembarque dos passageiros.
Também é possível elevar a altura da carroceria para transpor alguns obstáculos das vias públicas.
A coluna de direção regulável permite a regulagem de acordo com as características de cada motorista, melhorando assim questões de ergonomia.
VANTAGENS AMBIENTAIS
Os ônibus elétricos representam um grande instrumento para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa. Na média, cada ônibus elétrico em operação urbana reduz cerca de 1,8 toneladas de CO2 equivalentes, o que representa o plantio de mais de 11 árvores ao ano, além de evitar a emissão local de 118,814 kg de NOx e 1,152 kg de material particulado, os dois maiores vilões para a saúde pública.
Esses valores se referem a comparação aos ônibus diesel novos, Euro 5, com rodagem média de 6.000kms/mês.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Enquanto isso SP zzzzzzzz
Metra só fabrica os carros da época das pedras com chifres, atrasavida, a ambiental também só compra os carros com os chifres, esses modelos já não são mais compatível com a cidade de São Paulo, se tornou obsoletos, sem energia o Ônibus, não anda atrasando os usuários.
Ou seja está na hora da Metra e a Ambiental acorda, apesar de eu ter observado que aos poucos a Ambiental está inserindo carros a diesel em linhas do elétrico ate prefiro, porem temos que pensar também no meio ambiente, mas esses carros com chifres já não servem mais para a cidade de São Paulo.