Bauru anuncia dois ônibus 100% elétricos BYD/Marcopolo até outubro

Foto: Divulgação

Prefeito acredita que este será o modelo adotado pelas principais cidades do mundo nos próximos 30 anos

ALEXANDRE PELEGI

Bauru, cidade da região central do estado de São Paulo, está para receber o primeiro ônibus elétrico que vai se integrar à frota do transporte coletivo municipal.

Segundo o Jornal da Cidade, dois ônibus foram comprados pelas empresas concessionárias locais Cidade Sem Limites e Grande Bauru. As aquisições teriam sido feitas a pedido do prefeito.

Os dois ônibus 100% elétricos foram fabricados pela montadora chinesa BYD e têm carroceria Marcopolo.

O primeiro veículo deve chegar a Bauru ainda em agosto, e passará a circular em setembro. O segundo veículo tem previsão para entrar em operação até outubro.

O prefeito Clodoaldo Gazzetta disse ao jornal que a chegada dos ônibus 100% elétricos à cidade marca o início de um processo, “com dois ônibus dotados de tecnologia avançada, com motores que não emitem poluentes e são mais silenciosos”.

Gazetta afirmou que a entrada em operação dos dois veículos é um modelo embrionário de transporte público sustentável “que certamente, será o modelo adotado pelas principais cidades do mundo nos próximos 30 anos”.

Com capacidade para transportar 32 pessoas sentadas e 38 em pé, os ônibus são movidos a bateria de lítio, com autonomia de 250 quilômetros.

As linhas em que os veículos vão operar serão definidas pela Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru), para compatibilizar os chassis mais baixos com as vias de tráfego locais.

As garagens das duas empresas já estão com as bases de recarga de bateria instaladas.

Apesar da aquisição dos ônibus elétricos não estar prevista no contrato de concessão, a prefeitura garante que o investimento não vai gerar impacto na tarifa do transporte.

A previsão é que somente após o encerramento do contrato vigente, em 2019, uma nova licitação será aberta, incluindo a obrigatoriedade de implantação de um cronograma de expansão da frota de ônibus elétricos.

CAMPINAS COMO EXEMPLO

Em entrevista ao Jornal da Cidade, o prefeito Gazzetta antecipou que a intenção é estabelecer um contrato de longa duração, e cita Campinas como exemplo: “O estudo que será feito para o processo licitatório irá apontar, entre outros aspectos, qual o melhor prazo e a quantidade de ônibus que deverá entrar em operação até o final dele. Campinas, por exemplo, prevê substituir praticamente toda a frota nos próximos 50 anos“.

Sobre o preços dos ônibus elétricos, cerca de quatro vezes o de um veículo convencional, o prefeito de Bauru lembra que o investimento compensa ao longo do tempo. A vida é útil bem maior e os custos para abastecimento são menores, com a substituição do uso de combustíveis fósseis por energia elétrica.

A frota atual do transporte coletivo de Bauru conta atualmente com 234 veículos. O prefeito espera concentrar o uso de ônibus elétricos na região central, onde o tráfego de ônibus é mais intenso.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

3 comentários em Bauru anuncia dois ônibus 100% elétricos BYD/Marcopolo até outubro

  1. E uma vergonha cidades menores em SP estarem colocando esse ônibus pra rodar, e na capital a prefeitura finge que não vê, e as empresas pior ainda, e nada de comprar ônibus menos poluentes, desculpas não fazem mais sentido.

  2. GIOVANA CONCURUTO DE SOUZA // 25 de agosto de 2018 às 09:29 // Responder

    É Bauru dando exemplo de coisas boas !!!

  3. Alô, Metra e Ambiental que vergonha hen, em Bauru, ônibus elétrico sem chifres cidade de primeiro mundo e outra coisa, vcs tem que tomar vergonha na cara e tirar esses ônibus ultrapassados de circulação porque nós os usuários estamos cansados de chegar atrasados no serviço por falta de energia ou porque deu problemas no chifre do busão.
    Já deu o que tinha que dar troca a frota ou Metra começa a fabricar ônibus de primeiro mundo, e ambiental olha a Byd vendendo ônibus de primeiro mundo.

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Ônibus elétrico de Bauru está previsto para começar a circular em 10 de setembro – Diário do Transporte
  2. BYD divulga fotos do novo ônibus 100% elétrico que começa a rodar em Bauru – Diário do Transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: