Lotus desiste de licitação e certame para transporte público de Pouso Alegre (MG) fica com apenas uma empresa

Atual concessionária na cidade é a Viação Princesa do Sul. Foto: Leonardo Fidelli

Motivo da desistência ainda não foi informado

JESSICA MARQUES / ALEXANDRE PELEGI

A Lotus, que resultou da incorporação da atual concessionária Princesa do Sul ao Expresso Gardenia, desistiu da licitação para o transporte público de Pouso Alegre, em Minas Gerais. Com isso, apenas a empresa Expresso Planalto, que pertence ao grupo CSC, está participando do certame.

A Lotus informou a desistência do certame na manhã desta quarta-feira, 29 de agosto de 2018, durante abertura das propostas, conforme publicado pelo portal PousoAlegre.net. Ao veículo, um representante da empresa informou que a Lotus só vai se pronunciar sobre o motivo da desistência no processo licitatório.

Com apenas uma empresa participando, o processo licitatório ficou previsto para ser concluído até o fim do ano, quando o contrato já deve estar assinado.

Um novo Edital de Concorrência Pública foi publicado no dia 9 de julho de 2018, após o primeiro ter sido suspenso, dois meses antes, após pedido de impugnação feito pela Viação Santa Lúcia.

Relembre:

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O sistema de ônibus de Pouso Alegre transporta 564 mil passageiros/mês. O edital de concessão estima uma demanda total mensal de 647 mil, dos quais 469 mil pagantes.

A Prefeitura de Pouso Alegre publicou o novo Edital de Concorrência Pública no dia 9 de julho de 2018. Em nota a prefeitura esclareceu:

“O processo de licitação já havia sido publicado anteriormente, porém, foi suspenso para adequações. Dentre as alterações, as empresas participantes do processo deverão, obrigatoriamente, ter frota total de 41 ônibus, 13 mini ônibus e 02 micro-ônibus, todos zero quilometro, equipados com GPS, WI-FI e lixeira interna e aplicativo de celular”.

Para aumentar a competitividade entre as empresas licitantes, o capital mínimo exigido da empresa será de 1% do valor estimado da contratação, de acordo com o edital.

Além disso, o documento estabelece como critério que a manutenção dos abrigos nos pontos de ônibus passa a ser de responsabilidade da empresa concessionária. Outra exigência é que a frota deve ser adaptada para atender ao passageiro com dificuldade de locomoção e a empresa precisa disponibilizar o serviço de atendimento via 0800 em até 180 dias.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. João Luis Garcia disse:

    Isso está cheirando que a Viação Princesa do Sul, vendeu a operação das linhas para o Grupo CSC e agora somente ele participa da licitação e leva o certame.
    Aguardemos

  2. Douglas Montanheiro disse:

    Finalmente Tristeza do sul fora de PA

  3. Daniel disse:

    Agora será a vez de mais uma importante cidade do interior de Minas sofrer na mão do grupo CSC.
    Uma pena

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