Pouso Alegre (MG): Viação Princesa do Sul se incorpora a grupo da Expresso Gardenia

Ilustração de ônibus da Viação Princesa do Sul Foto: Rafael Nunes Pereira (Ônibus Brasil)

Princesa do Sul opera transporte público da cidade há 34 anos; após a incorporação empresa passará a atuar com fretamento e turismo

ALEXANDRE PELEGI

Pouso Alegre, cidade do sul de Minas com 150 mil habitantes, prepara um processo de licitação para o transporte público local, conforme noticiamos na última semana, dia 16 de fevereiro de 2018.

O contrato com a atual operadora, a Viação Princesa do Sul, termina no mês de abril de 2018. Segundo a imprensa local, o serviço de transporte tem sido alvo de reclamação dos moradores, que se queixam de atrasos, superlotação e precariedade dos ônibus.

Mas uma mudança recente pode alterar o quadro regional: a viação Princesa do Sul será incorporada ao grupo que controla a Expresso Gardenia. O acordo da incorporação foi fechado há poucos dias, e prevê que a Princesa do Sul passará a atuar em fretamento e turismo, ao passo que uma nova empresa será criada para operar no setor de transporte público.

A Expresso Gardenia, fundada em 1964, atua no transporte rodoviário estadual e interestadual de passageiros em Minas Gerais. Atua também com turismo, fretamentos e transporte de cargas.

Os funcionários da Princesa do Sul já foram comunicados da mudança nesta quarta-feira (21), o que já era de conhecimento dos empregados da Gardenia.

O prazo de transição é estimado em 6 meses, o que inclui a aquisição de novos ônibus. Nesse ínterim, o comando da concessionária será assumido por um executivo.

LICITAÇÃO EM POUSO ALEGRE

Enquanto isso, o processo de uma nova licitação na cidade de Pouso Alegre segue em andamento.

O edital de concessão foi apresentado em audiência pública pela Secretaria Municipal de Trânsito, no dia 9 de fevereiro. O novo contrato tem valor estimado em R$ 157 milhões, e a concessão terá prazo de 10 anos, que poderá ser prorrogado por mais 10.

O contrato com a atual concessionária, Princesa do Sul, se encerra em abril, o que significa um descompasso entre o término da nova licitação e os serviços de transporte que precisam ser oferecidos à população. Para que a cidade não fique sem o serviço de ônibus, a prefeitura já trabalha com a hipótese de um contrato emergencial.

TRANSPORTE EM POUSO ALEGRE

O sistema de ônibus de Pouso Alegre transporta 564 mil passageiros/mês. O edital de concessão estima uma demanda total mensal de 647 mil, dos quais 469 mil pagantes.

O projeto básico do edital apresentado na audiência pública do dia 9 define 26 linhas, com a exigência de que a empresa vencedora deverá possuir frota de 58 ônibus básicos, além de 3 mini ônibus e 2 micro-ônibus. Todos os veículos deverão ser acessíveis para portadores de deficiência.

Outro ponto do projeto de concessão prevê que a empresa vencedora do certame terá de oferecer um aplicativo com informações do sistema para os usuários, com dados sobre rotas, circulação dos ônibus em tempo real e horários.

A prefeitura de Pouso Alegre concluiu que o serviço prestado pela atual operadora, a Viação Princesa do Sul, não atende às exigências do atual contrato. Além disso, a empresa apresentou pendências fiscais, o que a impediria de participar da nova licitação. A Viação Princesa do Sul detém a concessão do serviço de ônibus há mais de 30 anos.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. MarcoV disse:

    Engraçado, mas eu me lembro da Princesa do Sul fazendo a linha Varginha – Belo Horizonte por volta de 1975, ou seja, há 43 anos.
    A pintura era em branco e azul. Não seria a mesma empresa?

  2. Claudio disse:

    Esta Gardênia é uma porcaria só oniôni velho

  3. LUANA FERREIRA LOURENCO disse:

    Finalmente essa empresa vai sair de Pouso Alegre, terrível o serviço prestado,fora a sacanagem q eh vc descer no centro e ter q pegar outro ônibus pagando nova passagem, vc paga duas passagens para ir no shop, sendo q aqui em São Paulo eu vou até para outra cidade com uma única passagem, lamentável o tempo de espera no ponto e a qualidade dos ônibus e do jeito q os funcionários te tratam, quando fui grávida de 8 meses falaram q eu não poderia descer pela frente mesmo pagando a passagem q a empresa manda passar para trás, mesmo com barrigão, espero q nova empresa de qualidade em serviços e preço justo oi bilhete único q funcione eh claro

  4. Iara AA de Castro disse:

    Sem comsntario, poiz a visao é da adm de transporte, se eles se sujeitam a se mantem com essa qualidade…… veremos nas proximas eleiçoes. Pousoalegrense sua escolha vale muito.

  5. Glória Hernandes disse:

    Não é o mesmo dono?

  6. Flávio jJos Pereira marins disse:

    Acho uma pouca vergonha uma empresa que já foi consolidada uma das melhores meios de transporte de pouso Alegre hoje infelizmente chegou a um ponto crítico passar por uma vergonha dessa

  7. Ernani Braga disse:

    Querop expressar o meu reconhecimento a princesa do Sul pelo trabalho.que desempenhou aos longos 34 anos, Teve nesses anos altos e baixos a vida é assim mesmo, mas sempre foi uma grande parceira para o progresso de Pouso Alegre.

  8. Não importa qual seja a empresa, o importante é que tenha desempenho satisfatório à população. O que não acontece com a atual Princesas o Sul.

  9. gabriel disse:

    Sabe o que é que está faltando no transporte de Pouso Alegre?
    Renovação total da frota de Ônibus,treinamento de pessoal,novas linhas…..
    Por que o mais humilhante de tudo é que a prefeitura gasta um puta dum dinheiro pra fazer uma porra de uma faixa exclusiva para bicicletas,,e não dão porra nenhuma de atenção pra quem realmente precisa.
    Quem precisa de atenção?
    Resposta mole-mole!=Quem precisa realmente de atenção é o transporte publico de Pouso Alegre-MG!!!!!

    Pena que eu não posso ser dono de uma empresa de Ônibus,por conta de eu ter apenas 15 anos,mas se eu fosse dono de uma empresa de Ônibus,eu gastaria todo meu dinheiro pra comprar onibus novos,com acessibilidade,mais confortável,com ar condicionado,compraria onibus articulados dando mais espaço e conforto aos usuários………..
    mas isso vai ser só um sonho!!
    Que pena!!
    Obrigado a todos pelo acesso!!

Deixe uma resposta