Uberaba faz testes com ônibus do BRT Sudeste

Foto: Bruno Guimarães

Sistema tem inauguração prevista para o próximo sábado, dia 18 de agosto

ALEXANDRE PELEGI

Nesta quarta-feira, dia 15 de agosto de 2018, das 9h às 14h, a cidade de Uberaba fará uma simulação técnica dos ônibus que irão operar o corredor BRT Sudeste/Gameleiras.

O sistema tem inauguração prevista para o próximo sábado, dia 18 de agosto.

Testes e treinamentos envolverão oito ônibus, que farão testes com motoristas nos corredores, avenidas e plataformas que integram o eixo.

No começo do mês a superintendência de Transporte Público da prefeitura de Uberaba realizou teste de eficiência da tecnologia do sistema de transporte público já instalado, que foi conduzido pelas empresas Volpac e Atec.

CORREDOR SUDESTE/GAMELEIRAS

São nove estações de embarque e desembarque, numa extensão de 3,7 quilômetros.

O sistema BRT é composto pelas avenidas Guilherme Ferreira, Nelson Freire, Abílio Borges de Araújo e Bandeirantes.

O sistema vai atender moradores dos bairros Recreio dos Bandeirantes, Leblon, Costa Teles, Valim de Melo, Gameleiras, Chica Ferreira, Maracanã, Isabel do Nascimento e Rio de Janeiro.

PREFEITURA FAZ MANUAL DO USUÁRIO PARA LINHAS DO CORREDOR SUDESTE/GAMELEIRAS

A Prefeitura de Uberaba divulgou em seu site o novo Manual do Usuário com orientações, mudanças e a nova operação do Sistema BRT/Vetor, em preparação para a entrega do novo eixo Sudeste (Gameleiras), que inicia a operacionalização às 5h do dia 18 de agosto.

O Manual pode ser acessado por meio do link Transporte Público > Manual do Usuário na página da Prefeitura, ou diretamente pelo link:  http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/acervo/transporte_coletivo/arquivos/Manual%20do%20Usuario%20BRT%20Vetor.pdf.

Das 47 linhas que integram o sistema de transporte público em Uberaba, 23 passarão por alterações.

A informação é da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte, por meio da Superintendência de Transporte Público de Uberaba.

As mudanças relacionadas ao eixo Sudoeste (Beija-Flor) começarão a valer apenas após a inauguração do sistema, mas já estão disponíveis no Manual do Usuário.

Cada linha que passará por alteração conta com uma pequena explicação da nova rota e um mapa para facilitar a visualização da população.

Ainda segundo informações da prefeitura, o novo sistema contará com ônibus chamados de Troncal Secundário, o que permitirá uma maior mobilidade para os usuários que terão a opção de seguir tanto pelo sistema BRT quanto pelas linhas convencionais.

A expectativa da prefeitura é atender mais de 40 mil usuários por dia.

Novos Corredores. Além do Terminal e do Corredor BRT Gameleiras – Sudeste, a Prefeitura confirmou a inauguração no dia 31 de agosto do novo Terminal e Corredor do BRT Sudoeste Beija-Flor, lembrando que o trabalho será divido em três etapas, nos moldes do que ocorreu com o Sudeste, tendo como objetivo diminuir o impacto que a mudança trás para a comunidade.

O trecho Sudoeste passará pelas ruas Tenente Coronel Bento Ferreira, Avenida da Saudade, Dona Maria de Santana Borges e João Dallácqua e terá uma infraestrutura viária com extensão de 5,8 km e uma previsão de atendimento de mais de 45 mil usuários por dia.

PAINÉIS EM CORREDORES BRT

12 painéis eletrônicos com áudio e vídeo informarão os horários e itinerários dos corredores, além do tempo real de espera para o embarque dos ônibus.

Os equipamentos foram instalados no Terminal e em sete estações:

Estação Corredor Leste/Oeste (Jaime Bilharinho);

estação 2 – (Santos Dumont);

estação 3A (Artur Machado);

estação 4 (Mercado Municipal);

Estações corredor Sudeste:

estação 7 (Monsenhor Inácio);

estação 8 (Cemea Abadia), e

estação 9 (Bandeirantes).

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: