Guarda Municipal de São José dos Campos recebe frota de 30 carros 100% elétricos BYD

Frota da Guarda Municipal será a única no Ocidente a ter veículos 100% elétricos (Crédito: Claudio Vieira/PM SJC)

Empresa venceu licitação para a locação dos veículos por um período de 36 meses

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura de São José dos Campos fez nesta quinta-feira, dia 26 de julho de 2018, a apresentação oficial dos novos carros elétricos que servirão à Secretaria de Proteção ao Cidadão.

A frota da Guarda Municipal da cidade sede do Vale do Paraíba é a única no Ocidente a ter veículos 100% elétricos, sendo superada apenas pela China.

A BYD, empresa pioneira em soluções de energia limpa, foi a vencedora da licitação para a locação dos veículos por um período de 36 meses. O pregão eletrônico, aberto em abril deste ano, foi atendido em sua totalidade com veículos zero km ano 2017/ 2018.

Dos 30 veículos, 29 são unidades do automóvel BYD e5 e uma unidade do automóvel BYD e6.

A prefeitura destacou em comunicado que os 30 carros disponíveis para a Secretaria de Proteção ao Cidadão “são mais econômicos, não poluentes, com menor custo de manutenção e ótimo desempenho. A Prefeitura está inovando com ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente”.

Na apresentação da nova frota estiveram presentes o Prefeito de São José dos Campos, Felício Hamuth, o Secretário de Proteção ao Cidadão, Antero Baraldo, e o Gerente de Vendas da BYD, Adriano Caputo, dentre outras autoridades.

O prefeito Hamuth disse estar entregando um volume de investimentos que a Guarda Municipal nunca teve. “A grande mudança com essa frota elétrica é em relação à visibilidade da Guarda. Esses veículos vão ajudar aparecendo para a população e sendo competentes. Tivemos a BYD como parceira desde o início”, afirmou.

ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE

Segundo o comunicado da Prefeitura de São José dos Campos “a introdução de carros elétricos nas rondas da GCM também representa uma redução significativa do impacto ambiental desse tipo de operação. Enquanto um veículo a combustão precisa de 111 árvores para sequestrar os gases emitidos em um ano, com a frota elétrica a Prefeitura ajuda a preservar em torno de 3.330 árvores anualmente”.

BYD_carros_China_02Os carros elétricos da Guarda Municipal serão abastecidos em três postos específicos de recarga, locais definidos pela Prefeitura em pontos estratégicos para reduzir os deslocamentos das viaturas.

OS AUTOMÓVEIS BYD E5 E BYD E6

Os automóveis BYD e5 (sedan) e BYD e6 (SUV) são 100% elétricos com tração dianteira, freio regenerativo e amplo espaço interno, ideais para atender frotas de polícia e guardas, frotas corporativas e de aplicativos de carona, taxis e transporte executivo. Os veículos vêm equipados com a tecnologia de ponta da BYD, suas baterias de fosfato de ferro lítio, que garantem uma autonomia de até 300 km para o BYD e5 e de até 400 km para o BYD e6, com uma única recarga de até 1,5h.

O veículo BYD e6, oferecido para a prefeitura de São José dos Campos, é o mesmo que ganhou as licitações para o Governo Federal da China e para a Comissão Europeia, em Bruxelas.

Gigante global especializada em energia limpa, a BYD foi fundada em 1995. Desde 2015, tornou-se a maior fabricante de automóveis elétricos e híbridos plug-in do mundo.

VANTAGENS

  • Disponibilidade: os carros permanecem 100% do tempo à disposição da operação (os veículos antigos passavam cerca de três meses ao ano em processos de manutenção).
  • Silêncio: esses veículos favorecem a operação em casos de aproximação principalmente em abordagens, contribuindo como fator surpresa (exemplos: ocorrência de pichação e danos ao patrimônio público).
  • Eventos com grande concentração de público: o veículo pode permanecer ligado durante todo o período do evento, facilitando em casos de saídas rápidas.
  • Eventos longos: o veículo pode acompanhá-los em baixa rotação.
  • Os carros não emitem nem ruídos e nem gases. 

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Com informações do site da prefeitura de São José dos Campos

Comentários

Comentários

  1. Geison Daniel Machado disse:

    Não seria mais fácil ter comprado os carros?
    Quanto vale cada carro desse e quanto será o total pago em cada um no final dos 36 meses?

  2. Wilson disse:

    Para od que não sabem o que é ” locscsl de veículos” ou ” comodato de veiveícu”!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading