Eletra leva conceito de veículo elétrico e híbrido para a Lat.Bus

Ônibus Dual Bus, desenvolvido pela Eletra, pode circular como híbrido, trólebus e híbrido ou elétrico puro

Dual Bus será apresentado em Feira Latino-americana do Transporte

JESSICA MARQUES

A Eletra vai participar da Lat.Bus & Transpúblico 2018, Feira Latino-americana do Transporte e levar o conceito de veículo elétrico e híbrido para o evento. O Dual Bus, já utilizado pela Metra Transportes, no Corredor ABD, na Grande São Paulo, será apresentado.

O Dual Bus pode circular como híbrido, trólebus e híbrido ou elétrico puro. O veículo que opera no Corredor Metropolitano ABD possui 13,2 metros de comprimento e capacidade para transportar 82 passageiros.

Segundo informações da Eletra, o Dual Bus é equipado com um motor elétrico desenvolvido pela WEG e gerador formado por um motor veicular movido a diesel OM 924 Série A Euro V desenvolvido pela Mercedes-Benz especialmente para o projeto. A transmissão é automática Alisson.

“O veículo é movido por um avançado conjunto de 193 baterias de lítio, ligadas em série, instaladas em quatro compartimentos sobre a capota. Na versão Elétrico Puro, essas baterias permitem uma tração silenciosa, macia e potente. O Dual Bus desliza suavemente sobre a pista, sem descarregar qualquer tipo de material poluente na atmosfera” – informou a Eletra, em nota.

Por estar conectado à rede elétrica, como o trólebus, o veículo não emite nenhum gás poluente na operação. No modo elétrico-híbrido, o funcionamento de um motor gerador a diesel ou biodiesel alimenta o motor elétrico.

“A tecnologia é de ônibus híbrido em série, ou seja, ambos os motores. O elétrico e o propulsor a combustão funcionam juntos constantemente, mas é só o motor elétrico que faz o ônibus se mover. Como o motor diesel só serve para a geração de energia, pode ser de menor cilindrada que o propulsor convencional de um ônibus, gerando menos poluição e ruído. O resultado é a redução de emissão de poluente de 95% em relação à de um ônibus a diesel comum” – explicou a Eletra, em nota.

O motor desenvolvido para o projeto é um diesel de 7 litros em vez do tradicional de 12 litros, segundo a Eletra. “Na versão híbrida o consumo de combustível tem redução de 28%. Como elétrico puro ou trólebus, além da emissão zero, consome 38% menos energia pela eficiência da frenagem regenerativa.”

Por fim, quando o freio é acionado, o motor elétrico vira um gerador de energia que seria desperdiçada nas frenagens, para que ela possa ser reaproveitada e armazenada no banco de baterias.

A autonomia do Dual Bus também é um destaque. O ônibus pode percorrer até 20 quilômetros como elétrico puro, utilizando apenas a energia das baterias.

O Dual Bus já esteve presente em outros eventos de mobilidade urbana.

Relembre: Novo Dual Bus, elétrico e híbrido, será uma das atrações de evento sobre eletromobilidade em São Paulo

A Lat.Bus & Transpúblico 2018 é realizada em 31 de julho, 01 e 02 de agosto 2018 na Transamerica Expo Center, que fica na Avenida Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, São Paulo. As inscrições devem ser feitas no site do evento.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta