Governo de Minas entrega mais 455 novos ônibus escolares de lote de 900 unidades vendidas pela Iveco

Entrega do 1º lote ocorreu em Patos de Minas, no Triângulo Mineiro. Todos os ônibus têm Dispositivo de Poltrona Móvel- DPM, item de acessibilidade para passageiros com deficiência

ALEXANDRE PELEGI / ADAMO BAZANI

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, prosseguiu nesta terça-feira, dia 3 de julho, a entrega do lote de 900 ônibus escolares comprados por meio de licitação da CNH Industrial, detentora da marca Iveco Bus.

A entrega do primeiro lote ocorreu na cidade de Patos de Minas, no Triângulo Mineiro.

Ontem 455 novos veículos foram entregues a 328 municípios, em solenidade na cidade de Sete Lagoas, na região central de Minas. Estima-se que quase 200 mil alunos de escolas estaduais e municipais, moradores de áreas rurais, serão beneficiados com a chegada dos novos ônibus.

Do lote entregue ontem, 186 veículos têm capacidade para 29 passageiros, e os 269 restantes carregam até 59 estudantes.

ÔNIBUS ESCOLARES

Os veículos fabricados pela Iveco vão atender a alunos da rede pública em áreas urbanas e rurais, inclusive de difícil acesso e condições adversas de tráfego.

Entre os modelos de carrocerias sobre chassis 70C17 estão o CityClass, da Neobus; WayClass, da Mascarello e SoulClass, da Caio. Já as unidades com chassi 150S21 receberam carroceria SeniorClass, da Marcopolo.

Todos os ônibus têm como item de acessibilidade para passageiros com deficiência, o Dispositivo de Poltrona Móvel- DPM.

O sistema consiste numa plataforma elevatória que permite posicionar a poltrona do lado de fora do ônibus. A pessoa com deficiência senta nesta poltrona que é elevada para o interior do veículo e viaja da mesma forma que todos os outros passageiros no ônibus.

A CNH Industrial e a Iveco Bus dizem que lançaram a tecnologia no Brasil em 2016 e que o SoulClass foi o primeiro micro-ônibus inclusivo do País.

A apresentação oficial do SoulClass ocorreu em 18 de abril de 2017 e teve cobertura do Diário do Transporte. Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2017/04/18/caio-e-iveco-apresentam-primeiro-micro-onibus-inclusivo-soul-class/

Segundo a Iveco Bus, a venda para o governo mineiro foi uma das maiores negociações únicas de veículos com esta tecnologia de inclusão.

O diretor da empresa para a América Latina, Humberto Spinetti, disse por meio de nota divulgada pela assessoria de imprensa que a tecnologia permite acessibilidade e conforto para os passageiros, facilidade de uso para os motoristas e redução de custos para as empresas e poder público.

“O conceito do projeto é baseado em aspectos como acessibilidade para os passageiros com mobilidade reduzida e benefícios para o operador, solução obtida por meio do inovador Dispositivo de Poltrona Móvel”, afirma Humberto Spinetti, diretor da IVECO BUS para a América Latina.

“Nossos veículos contribuem para que os estudantes possam se deslocar com conforto e sem constrangimento. Isso possibilita maior capacidade de transporte para as prefeituras, com o menor custo por aluno. Temos a tecnologia e, principalmente, o desejo de colaborar por um transporte mais justo”, completa Spinetti.

Na mesma nota, o gerente de vendas ao governo da IVECO, Renato Perrotta, disse que o transporte escolar realizado com segurança e eficiência pode contribuir na qualidade de ensino.

“Essa negociação foi realizada por meio de uma licitação estadual e tem o objetivo de proporcionar transporte de qualidade na rede de ensino do estado”

Alexandre Pelegi e Adamo Bazani, jornalistas especializados em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Mateus Fernandes disse:

    Anotem:
    Daqui a dois anos vão estar encostados nas garagens, sem peças de reposição, onde as prefeituras não conseguem nem manter uma sala de aula de maneira digna, imagina a manutenção mensal de um veiculo desse.
    Que não deve ser nem um pouco barata.
    Em Santos cidade de boa arrecadação financeira, ônibus escolares estão se estragando no pátio da CET. Merecia reportagem isso aí. (saiu no Sobreviver em Santos)
    Se cidade grande tem transporte público escolar nesse estado imagina cidade pequena

  2. SDTConsultoria em Transportes disse:

    …Excelente observação. Parabéns.

Deixe uma resposta