Mais de 30 mil passageiros de Santo André possuem Cartão Prioridade

Publicado em: 4 de junho de 2018

Cartão Prioridade foi criado pela Prefeitura de Santo André em março deste ano, com o objetivo de garantir maior segurança aos idosos no embarque. Foto: Adamo Bazani

Bilhete permite embarque de idosos com mais de 65 anos pela porta dianteira dos ônibus

JESSICA MARQUES

Até 1º de junho, 30.418 passageiros de Santo André, no ABC Paulista, haviam emitido o Cartão Prioridade, de acordo com a AESA (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André). O bilhete permite que idosos com mais de 65 anos possam embarcar pela porta dianteira dos ônibus, garantindo gratuidade.

O Cartão Prioridade foi criado pela Prefeitura de Santo André em março deste ano, com o objetivo de garantir maior segurança aos idosos no embarque. Até então, todos os idosos com 65 anos ou mais tinham que embarcar gratuitamente pela porta traseira.

Contudo, desde a criação do cartão, houve confusão na hora do embarque desses passageiros. Alguns motoristas começaram a impedir a entrada de idosos pela porta traseira, apesar deste ser um direito constitucional.

Com o Cartão Prioridade o usuário passa pela catraca por meio de identificação biométrica. Por conta disso, alguns passageiros estão enfrentando dificuldades na hora de passar pelo bloqueio, o que ainda gera filas e atraso nas viagens.

Relembre: Idosos de Santo André têm dificuldades para entrar nos ônibus após Cartão Prioridade

Na ocasião, o secretário de Mobilidade Urbana Edilson Factori afirmou ter conhecimento de que alguns passageiros estão tendo dificuldade com o sistema de biometria. Segundo o chefe da Pasta, a Prefeitura já está vendo alternativas para alterar o sistema de identificação dos passageiros.

Sobre os motoristas que impedem o embarque de idosos, Factori afirmou que isso não ocorre mais na cidade, por ter havido uma conversa com as empresas para mudar a orientação aos funcionários. Contudo, a reportagem do Diário do Transporte presenciou idosos sendo proibidos de entrar pela porta traseira, na última semana de maio.

EMISSÃO DO CARTÃO PRIORIDADE

Os idosos têm até 8 de julho para comparecer no saguão do Teatro Municipal, no Paço de Santo André, e tirar o Cartão Prioridade. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.

A Prefeitura informou que, a partir de 11 de junho, quem não fez o cadastro também pode comparecer diretamente à sede da AESA, na Avenida Industrial, 600 (no Grand Plaza Shopping), de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Apesar dos problemas relatados, a Prefeitura de Santo André reforça que o uso do cartão não é obrigatório e que o passageiro que tiver 65 anos ou mais pode embarcar apresentando o RG.

Para realizar o cadastro, é preciso apresentar CPF, documento com foto e comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone) emitido nos últimos três meses em seu nome.

Os passageiros de 60 a 64 anos e 11 meses devem obter o cartão Melhor Idade, que permite a gratuidade aos idosos da mesma forma que o Prioridade.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta