Em parceria com SPTrans e EMTU, startup cria app “Coletivo Corporativo”

Desenvolvido pela Scipopulis, ideia do aplicativo é estimular ação conjunta entre funcionários e gestores, levando empresas a incentivar o uso de transporte público

ALEXANDRE PELEGI

A Scipopulis, empresa de inovação focada em cidades inteligentes e dedicada à mobilidade urbana, criou o Coletivo Corporativo, uma ferramenta para que as empresas incentivem o uso de transporte público entre seus funcionários.

Em parceria com a SPTrans e EMTU, a solução oferece a previsão de chegada dos ônibus e avisa quando os usuários devem seguir para o ponto. Por meio de painéis de monitoramento atualizados em tempo real, o serviço garante mais conforto e comodidade aos trabalhadores usuários do transporte público.

Uma experiência piloto foi realizada pela Scipopulis no mês de março na Reckitt Benckiser, uma empresa global de produtos para a saúde e higiene, cuja sede fica às margens da Rodovia Raposo Tavares. Leia a matéria: Tecnologia cria solução corporativa que ajuda empresa a melhorar a segurança de seus funcionários em ponto de ônibus

Ivo Pons, sócio fundador da Scipopulis, explica a iniciativa: “A solução foi criada para atender à necessidade do usuário final e resolver o problema de mobilidade e da segurança de empresas que se preocupam com o deslocamento de seus funcionários, melhorando a experiência de transporte e reduzindo o risco o que fortalece o sistema público existente que é a solução mais sustentável”.

INCENTIVAR O USO DO TRANSPORTE COLETIVO

Um dos principais problemas enfrentados por aqueles que utilizam o transporte público para se deslocar nas grandes cidades é a ineficiência na infraestrutura de transportes. Em média, o tempo consumido com deslocamentos representa de 10 a 15 dias por ano de cada trabalhador.

Diante dessa realidade, em vez de incentivar o transporte coletivo, as empresas acabam optando por investimento e estímulo ao transporte motorizado individual, o que resulta em aumento nos índices de congestionamentos, maior consumo de energia e de emissões de poluentes, refletindo em poluição do ar, acidentes de trânsito, queda na produtividade laboral, entre outras deseconomias. Além, é claro, do alto custo pago pelas empresas para manter uma infraestrutura destinada a receber esse volume de veículos.

Estudo realizado por pesquisadores do WRI Brasil Cidades Sustentáveis revela que apenas 40% dos custos com benefícios de transporte oferecidos pelas empresas são compostos por meios sustentáveis, como transporte coletivo e ônibus fretado.

Por esse motivo, incentivar deslocamentos em transporte público é mais sustentável e pode significar vantagens para a organização, seus funcionários e a região em que atuam.

MAIO AMARELO

Em 2018, o Movimento Maio Amarelo chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Com o tema “Nós somos o trânsito”, o movimento chega à sua 5ª edição estimulando o envolvimento direto da sociedade nas ações e propondo a reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade urbana.

Aproveitando este momento, a Scipopulis oferece, apenas até o dia 16 de junho, serviço de degustação gratuita do sistema para empresas que tenham interesse em conhecer o produto. “Nosso objetivo é que o maior número possível de usuários conheça e utilize a ferramenta, cujo objetivo é proporcionar uma experiência mais sustentável e segura nos deslocamentos diários”, concluiu Ivo Pons.

Para conhecer o serviço de degustação gratuita, acesse www.scipopulis.com/maioamarelo

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: