Encontro nacional debate transporte alternativo em Pernambuco
Publicado em: 17 de maio de 2018

Volare e NEOBUS participam do evento com veículos voltados para atender a demanda do segmento
JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE
Um encontro nacional está sendo realizado no Recife para debater o transporte alternativo em todos os municípios de Pernambuco. A 9ª edição do evento organizado pela Fenatral teve abertura nesta quinta-feira, 17 de maio, e o encerramento será no sábado, 19.
A Fenatral é a Federação Nacional dos permissionários, concessionários, autorizatários e trabalhadores autônomos do transporte público alternativo, opcional, complementar e suplementar.
A sociedade civil de direito privado foi fundada em 19 de abril de 2007 com o objetivo de promover o transporte alternativo de qualidade, por meio da organização de todas as entidades envolvidas no setor.
Além de discussões a respeito do tema, o encontro também conta com a participação da Volare e da NEOBUS, que apresentam veículos voltados para atender a demanda do segmento de transporte alternativo.
A Volare expõe seu modelo de maior sucesso no segmento, o miniônibus WL Urbano, em parceria com a concessionária Compacto Veículos. A montadora é líder brasileira no desenvolvimento e produção de veículos leves para o transporte de passageiros.
O Volare WL é um veículo que proporciona baixo custo operacional, conforto e segurança para os usuários, por meio das configurações de fábrica. Por esse motivo, a Volare considera que o modelo é o ideal para o transporte coletivo urbano de Recife.
O gerente nacional de vendas da Volare, Sidnei Vargas, contou que a marca surgiu quase na mesma época em que o transporte complementar e alternativo ganhou ênfase no país. “Esta é a 19ª edição do evento e os miniônibus Volare nasceram justamente para atender o segmento, fundamental para a mobilidade urbana e para o transporte nas principais cidades brasileiras” – disse o executivo.
A NEOBUS, por sua vez, traz o micro-ônibus NEOBUS Thunder +, um dos modelos que também está entre os líderes de vendas no segmento.
O ônibus tem como principal característica o amplo espaço interno, com 2.400 mm de largura interior, no salão de passageiros, aproximando-se das medidas de um modelo convencional, o que permite maior conforto.
O veículo possui 8.950 mm de comprimento, piso plano sem caixas de roda no salão, iluminação interna em LED, faróis com máscara cromada e iluminação diurna em LED. As lanternas traseiras também são em LED, conforme informado pela assessoria de imprensa.
O modelo vem com duas portas com configuração urbana para embarque em desembarque, ar-condicionado e itinerários eletrônicos.
Leia também: Neobus exibe micro-ônibus em evento de transporte alternativo no Recife e quer crescer no segmento de urbanos
Confira a programação do encontro para os próximos dias:
Dia 18/05/2018 – sexta-feira
Teatro Luiz Mendonça – Dona Lindu
8h30 – Integração tarifária entre modais
Adauto Farias – Economista, especialista em gestão financeira de transporte público, custosde tarifa e bilhetagem eletrônica. Diretor de gestão financeira da SPTrans (2002-2004 e 2013-2016) e coordenador do comitê gestor de integração tarifária Prefeitura/Governo do Estado de São Paulo.
9h – Caminhos para regulamentação do Transporte Complementar no Estado de PE
Luciana Nóbrega – Administradora, especialista em Relações Públicas. Em sua trajetória
profissional foi Assessora da Presidência da CTTU/Recife, Chefe de Gabinete do CTM – Grande Recife Consórcio de Transporte e Diretora Presidente da EPTI -Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal em 2013.
9h30 – A importância das alterações legais para o avanço do Transporte Complementar
Luciana Pêpe – Advogada, especialista em Administração Pública e Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Professora da IESO e Assessora Jurídica da Coopernorte e Sinpetracope Recife.
10h – Regulamentação do Transporte Complementar em Recife
Taciana Ferreira – Engenheira Civil, mestra em Transporte Urbano, atualmente Presidente da CTTU/Recife.
10h30 – Espaço para o debate
12:30h – Almoço
14h – Acessibilidade e inclusão
Paulo Fernando – Pedagogo, Técnico em acessibilidade, Gerente da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Recife.
14h30 – Inclusão social através do Transporte Complementar
Fernando Lopes – Bacharel em geografia e estudante de direito. Há 14 anos é representante dos usuários no CMTT – Conselho Municipal de Trânsito e Transporte do Recife.
15h – Transporte Complementar: sob a ótica do permissionário
Bárbara Estolano – Engenheira Civil, mestra em Engenharia de Transporte, Assessora
Técnica da Coopernorte e Sinpetracope Recife.
15h30 – Mobilidade Recife: a cidade para as pessoas
Sideney Schreiner – Engenheiro civil, pós-doutorado em Sistemas de Transportes e Logística Urbana pela Universidade de Quioto, Japão e é mestre e doutor em Engenharia de Transportes
pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Tóquio, Japão. Atualmente é Diretor Executivo do ICPS – Instituto da Cidade Pelópidas Silveira.
Cesar Cavalcanti – Engenheiro Mecânico e Doutor em Planejamento e Engenharia de Transportes pelo Polytechnic Institute of New York. Atualmente, exerce o cargo comissionado de Gerente Geral de Planejamento de Transporte Público no ICPS – Instituto da Cidade Pelópidas Silveira.
16h – Participação especial SPtrans – São Paulo Transportes S/A.
Palestra : Inspeção programada de frota, amostral e auditorias de manutenção.
Palestrantes:
Helio da Fonseca Cardoso – Engenheiro Mecânico pela Universidade Brás Cubas; Membro da Comissão Técnica de Segurança Veicular da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva);
Gerson Carlos Dessia – Administrador de Empresas, 39 anos na empresa, Gerente da Área de Vistoria de Frota e Auditoria Técnica da SPTrans,
16h30 – Espaço para o debate
18h – Encerramento do XIX Encontro Nacional de Transporte Complementar e Alternativo com sorteio de brindes.
18h30 – Coffee break
Dia 19/05/2018 – sábado
Teatro Luiz Mendonça – Dona Lindu
9h – Discussão sobre legalização do transporte intermunicipal do estado de Pernambuco,
com a presença do representante da Empresa Pernambucana de Transporte
Intermunicipal – EPTI
10h – Avaliação do XIX Encontro Nacional.
11h – Passeio Turístico Livre.