Protótipos da Busscar já estão em fase de finalização

Publicado em: 6 de maio de 2018

Ônibus Vissta Bus 360 da Viação Paraty encontra-se praticamente pronto

ADAMO BAZANI/ALEXANDRE PELEGI

Como anunciou o Diário do Transporte, a Busscar, em Joinville (SC), retomou as atividades e deve entregar nos próximos dias os três primeiros protótipos para clientes e exposição.

Entre os modelos estão o Vissta Buss 360, da Viação Paraty, da região de Araraquara, interior de São Paulo; e o Vissta Buss 340, da Viação Osasco, que fará linhas metropolitanas na Grande São Paulo.

O ônibus DD, de dois andares, será finalizado para exposição aos clientes.

Os veículos são considerados protótipos por serem os primeiros de cada modelo e terem sido montados antes da linha de produção estar operando com capacidade plena.

A Busscar pretende, até o final deste ano, ter ao menos 700 funcionários na linha de produção, e outras encomendas já estão sendo feitas por empresas de ônibus de diversas regiões.

A primeira imagem do Vissta Buss 360 da Paraty, sobre chassi Mercedes-Benz O-500 RS, vazou neste domingo, dia 7, em redes sociais. As fotos oficiais, com outras informações, ainda serão divulgadas pela empresa, de acordo com informações da diretoria na tarde deste domingo.

A empresa confirmou a veracidade da imagem, realizada ainda dentro da fábrica, em Joinville, Santa Catarina.

A Busscar estava sem linha de produção plena desde 2012. E após um processo polêmico de falência no ano passado, foi assumida por um grupo de investidores, que adquiriu a marca, modernizou os galpões  da fábrica em Joinville e começou a elaboração dos protótipos.

Adamo Bazani e Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

 

BREVE HISTÓRICO:

A Busscar foi fundada oficialmente como Nielson no dia 17 de setembro de 1946, com iniciativa de Augusto e Eugênio Nielson que começaram uma pequena oficina em Joinville, atuando na construção de móveis e utensílios e fazendo reparos em carrocerias de caminhões e cabines. Em 1948, a Nielson fez seu primeiro veículo de transporte coletivo, uma jardineira – ônibus simples feito de madeira. O veículo da Nielson foi uma encomenda da empresa Abílio & Bello Cia Ltda, que fazia a linha Joinville – Guaratuba, em Santa Catarina.

Foi na época do surgimento empreendimento dos Nielson, que o Brasil começava assistir mais intensamente o crescimento das cidades e também das relações comerciais entre as diferentes localidades. Tudo isso demandava uma maior oferta de transportes. Assim muitos empreendedores compravam chassis de caminhão, como da Ford e da GM, e precisavam transformá-los em ônibus para enfrentar as difíceis estadas de terra e verdadeiros atoleiros. Nesta época, a Nielson & Cia Ltda. tinha o comando do patriarca da família, Bruno, e do filho Harold.

Em 1958, um dos marcos para a Nielson foi o projeto de estrutura metálica para os ônibus.

No início dos anos de 1960, ganhavam as estradas os modelos Diplomata, carroceria de dois níveis que lembravam os Flxibles norte-americanos que, quando foram importados pela Expresso Brasileiro Viação Ltda eram chamados de Diplomata. A Nielson então conquistava definitivamente o mercado.

Nos anos de 1980, Nielson cresce mais e no segmento de rodoviário travava disputa acirrada com a Marcopolo e no segmento urbanos, a briga era com a Caio, praticamente de igual para igual.

A linha Diplomata tinha recebido novas versões e o Urbanuss ganhava atenção dos frotistas.

Por uma estratégia de negócios, a Nielson mudou a marca para Busscar. Inicialmete a marca foi conhecida como Busscar-Nielson. Surgiram os rodoviários El Buss e Jum Buss  e os urbanos da linha Urbanuss.

Em 2002, a Busscar começa enfrentar dificuldades financeiras. A família Nielson alegava problemas motivados pela variação cambial e também dificuldades de créditos, mas já havia também erros administrativos internos. O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social chegou a realizar empréstimos para empresa, que não foram plenamente honrados. A recuperação não foi plena, havendo novamente outro problema financeiro em 2004. A última crise da Busscar começou em 2008, quando a empresa começou a atrasar salários.

Em 2007, a encarroçadora de ônibus Caio, do Estado de São Paulo, já havia procurado sócios da Busscar para uma fusão. As negociações não avançaram.

Em janeiro de 2010, a Busscar criou um programa de demissões voluntárias para redução de custos. Ainda em crise, a empresa atrasou salários e benefícios, o que motivou uma greve em 15 de abril de 2010.

Em setembro de 2011, antes mesmo da falência da Busscar, sócios da Caio já tinham confirmado interesse na encarroçadora de Joinville. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2011/09/28/busscar-caio-fala-em-primeira-mao-com-blog-ponto-de-onibus/

Em outubro daquele ano, porém, a Justiça indeferiu a proposta dos sócios da Caio que previa pagamento de R$ 40 milhões pelo complexo.

Para saldar dívidas, os primeiros bens da Busscar foram leiloados em setembro de 2011. A expectativa era arrecadar R$ 1,5 milhão, mas só foi possível conseguir R$ 21 mil.

No dia 3 de novembro de 2011, o juiz Maurício Cavallazi Povoas, da 5ª Vara Cível de Joinville,  aceitou o pedido de recuperação judicial feito pela Busscar. No dia 31 de dezembro de 2011, a empresa apresentou o plano.

No entanto, não houve os resultados esperados e o plano não se mostrou viável. Em junho de 2012, a Justiça determinou que fosse apresentado um novo plano.

Depois de uma dívida que se aproximou de R$ 2 bilhões, contando juros, impostos e débitos com fornecedores, trabalhadores e bancos, a empresa teve a falência decretada em 27 de setembro de 2012 pelo juiz Maurício Cavalazzi Povoas. A decisão, no entanto, foi anulada em 27 de novembro de 2013, após recursos judiciais. No entanto, os recursos caíram em 5 de dezembro de 2013. A família Nielson chegou a apresentar um novo pedido de recuperação judicial, mas o juiz Luis Felipe Canever, de Santa Catarina, após negativa por parte dos credores, decretou no dia 30 de setembro de 2014, nova falência da encarroçadora de ônibus Busscar, que já foi uma das maiores do Brasil.

Os negócios continuam na América Latina com a atuação em parceira de outros grupos, com destaque para as operações na Colômbia.

A Busscar Colômbia foi formalizada no ano de 2002 sendo fruto de uma aliança entre a indústria local Carrocerías de Occidente, empresa fundada em 1995, e a Busscar Ônibus do Brasil, fundada pela família Nielson em 17 de setembro de 1946.

Em 15 de fevereiro de 2012 foi anunciada a criação de uma joint venture formada pelos acionistas das duas gigantes da produção de carrocerias de ônibus: Caio e Marcopolo.

A parceria envolve a Twice Investimentos e Participações, integrada por acionistas da Caio Induscar, e a controlada da Marcopolo, Syncropats Comércio de Distribuição de Peças Ltda.

As empresas propuseram em fevereiro de 2013, à Quinta Vara Cível de Joinville, que cuidava do processo de falência da Busscar, o aluguel/arrendamento do Parque Fabril da companhia.

Para isso, pagariam um valor de R$ 300 mil por mês. – Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2013/02/28/caio-e-marcopolo-querem-alugar-a-busscar/

Foram várias tentativas de leilão da Busscar, três somente em 2016. Todas esvaziadas. A cada uma delas, o valor caía.

– Primeira tentativa: 15 de março de 2016, as três unidades fabris (Unidade Joinville SC – Fábrica de Carrocerias / Unidade Pirabeiraba – Joinville SC – Fábrica de Peças / Unidade Rio Negrinho SC – Fábrica de Peças)  custariam R$ 369.305.922,65 (trezentos e sessenta e nove milhões, trezentos e cinco mil, novecentos e vinte e dois reais e sessenta e cinco centavos)

– Segunda tentativa: 29 de março de 2016.  O valor seria de R$ 221,5 milhões (incluindo ativos reivindicados na Justiça, e incertos) ou, na prática, R$ 176,5 milhões (descontados os ativos) por todas as empresas do grupo. – 60% do valor do primeiro leilão

– Terceira Tentativa: No dia 8 de julho, terminou sem lance o terceiro leilão da empresa. Seria aceita oferta de quantia igual ou superior a 49% do valor da avaliação- do primeiro leilão.  R$ 133.151.088,11. Também sem propostas.

No final de outubro de 2016, foi apresentada uma proposta de compra por R$ 67,15 milhões por um grupo de investidores com o objetivo de retomar as produções em meados de 2017.

Em dezembro do mesmo ano, foi liberado um lote de R$ 18 milhões para saldar parte das dívidas trabalhistas.

Também em dezembro de 2016, dois grupos internacionais, o português a Imparável Epopeia UniPessoal Ltda e o chinês Liaoyuan Group demonstraram interesse na compra da Busscar.

Em 07 de janeiro de 2017 terminou o prazo para as empresas estrangeiras apresentarem a documentação exigida.

A proposta ficou somente pelo grupo da Caio. No dia 08 de janeiro, advogado da Caio esteve em Joinville e confirmou valor proposto de R$ 67,15 milhões.

Em 21 de março de 2017, o juiz da 5ª Vara cível de Joinville, Valter Santin Júnior, aprovou em sentença definitiva a compra da Busscar por sócios da Caio, encarroçadora de ônibus de Botucatu/SP, que tem como principal sócio o Grupo Ruas, de empresas de ônibus de São Paulo. O valor da compro foi de R$ 67,15 milhões. O montante foi dividido em um sinal de R$ 9,4 milhões e mais 50 parcelas do restantepelos próximos quatro anos, compreende as unidades da Busscar em Joinville, Pirabeiraba e Rio Negrinho, assim como seus terrenos, edificações, maquinário e móveis, além da maca. As parcelas terão correção monetária.

No dia 22 de março de 2017, os sócio-diretores da Caio/Induscar Marcelo Ruas e Maurício Lourenço da Cunha foram à Joinville, em Santa Catarina e assinaram o documento de compra da Busscar, na 5ª Vara Cível na cidade.

Em 28 de março de 2017, a assessoria de comunicação da Caio informou, em primeira mão ao Diário do Transporte, que na compra também envolveu a marca Busscar.

No dia 29 de março de 2017, o Sindicato dos Mecânicos de Joinville decide não impugnar a venda. Mesmo o valor de R$ 67,15 milhões sendo bem abaixo que os débitos trabalhistas de R$ 250 milhões, a entidade disse acreditar ser a solução mais concreta de um problema que se arrasta há anos. Um eventual outro comprador, por exemplo, poderia não produzir mais ônibus, usando os imóveis para outros fins.

Em 12 de junho de 2017, os sócios da Caio assumem formalmente a massa falida da Busscar.

A nova administração da empresa lançou no ar um site para cadastramento de currículos para iniciar um processo de contratação.

Em 04 de julho de 2017, entrevista publicada no site Diário do Transporte, o diretor Industrial da Caio Induscar e um dos investidores da Busscar, Maurício Lourenço da Cunha, diz que Caio e Busscar poderão atuar em sinergia, trocando informações, conhecimentos, estruturas de distribuição e tecnologia, no mercado de transportes.

Em 30 de agosto de 2017, o diretor Industrial da Caio Induscar e um dos investidores da Busscar, Maurício Lourenço da Cunha, voltou a falar com o Diário do Transporte e revelou que a empresa já tinha 55 funcionários trabalhando, entre os quais, engenheiros para elaborar novos produtos.

Em 04 de outubro de 2017, representantes da Carbuss, empresa criada para a operar a Busscar e a marca, se reuniram com o secretário-ajunto da Secretaria da Fazenda de Santa Cataria, Rodrigo Prisco Paraíso, secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de Santa Catarina, Carlos Chiodini, com o objetivo de acertar os detalhes da reabertura da fábrica. Também esteve no encontro, um dos donos da Exit Comunicação, agência responsável pela análise de mercado e projeto de atuação da nova Busscar, Paulino Duarte.

Em 01º de março de 2018, o diretor industrial da Busscar, Maurício Lourenço da Cunha, revelou ao Diário do Transporte que depois da compra de uma unidade pela Viação Paraty, de Araraquara, em janeiro, a segunda companhia a adquirir modelo da marca foi a Viação Osasco, para linha seletiva da EMTU, e que já tinham sido definidos quatros até então: Vissta Buss 360, Vissta Buss DD , Vissta Buss 340 motor traseiro a serem produzidos a partir da segunda metade de abril, e o Vissta Buss 400 LD entre maio e junho.

Em 12 de abril de 2018, o diretor industrial da Busscar, Maurício Lourenço da Cunha, revelou ao Diário do Transporte que em 02 de maio começam as produções efetivas. Para isso, serão contratados mais200 trabalhadores. Até agosto, a Busscar deve ter 700 funcionários. Maurício Lourenço da Cunha ainda revelou que Paulo Corso, que ficou 39 anos na Marcopolo assumiu o cargo de diretor comercial e que no segundo semestre, a empresa vai lançar mais um modelo para a gama. Uma carroceria para o segmento de fretamento, desenvolvida para chassis de motor dianteiro.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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Comentários

  1. Xeroque Rolmes disse:

    Só quer ver os LD’s

  2. Ferreira disse:

    Lindo. Torcendo muito pra volta da Busscar. Espero que em Minas Gerais apareça muitos.

  3. Jackson de sousa leite disse:

    Realmente mudou pouca Coisa Adamo não gostei muito das lanternas traseiras tomara que o DD ao menos venha com os retrovisores iguais aos do modelo anterior….

  4. Romílio José da Silva disse:

    Busscar para Sempre…eu ja sabia que tu voltaria !!!

  5. Adiran disse:

    Que maravilha seja bem vinda !

  6. Rodney Andrade disse:

    muito bonito… lembra um pouco o Comil Invictus na caixa de rodas e Neobus na dianteira na parte de cima,,,, mas amei !!!! não seguiu tendência da parte dianteira mais elevada que a traseira como os Paradisos de hoje !!!

  7. Nicolás Crisóstomo disse:

    obrigado pela informação! Eu suponho que quando o Vissta Buss DD aparecer, você postará fotos, certo? Ótima cobertura! Parabéns!

  8. edgardo disse:

    Pensei q seria mais inovador…e só um Elegance com retrofit, com a base dos modelos do ano 1999, acho foram em ré, é o Elegance com fenders e carenado de ar dos Comil invictus e novos faróis, só isso, nem sequer melhoraram a aerodinâmica…tchau ADN Buscar!!

  9. edson disse:

    Eu fico muito feliz pela volta da empresa. Ela vai levar o nome da minha cidade pelo bresil afora…

  10. Antônio José Moreira disse:

    Louvável iniciativa da Caio retomar as atividades da Busscar, gerando novos horizontes.

  11. Elvis disse:

    Torço pela empresa mas se iniciarem com a mesma tecnologia antigas com sua carrocerias pesadas não vejo muito futuro, tomara que se forem fazer ônibus urbanos busquem e utilizem o que há de mais moderno, mas tinham algo de bom que deveria permanecer os seu bancos sempre foram os melhores em termo de conforto, já os da CAIO sempre foram desconfortáveis.

  12. Ivan disse:

    Mais do mesmo. Poderiam aproveitar essa nova fase para renovar o design, mas preferiram seguir na zona de conforto e mantiveram o design quadrado e conservador.

  13. Omar disse:

    Parabéns aos investidores, afinal, este produto é marca, jamais deveriam ter daids do mercado!

  14. MarcoV disse:

    Modelo muito bonito. Se a qualidade de fabricação se mantiver venderá como água.

  15. Marcelo Ezequiel disse:

    A despeito dos comentários acima (muito bem feitos, por sinal!) os frotistas não estavam mesmo esperando nada muito diferente do que está sendo, a princípio, apresentado. Até entendo que isso faça parte da estratégia dessa nova Direção da Busscar.

  16. Osvaldo Silva disse:

    Parabéns pela matéria Adamo!

  17. Jordy moreira disse:

    Ótimas linhas a buscar manteve, parabéns!!!

    Não podemos esquecer de dar os parabéns a toda equipe que está fabricando estes
    protótipos 👏👏👏👏

  18. Felipe M disse:

    Se a Busscar tivesse mudadocompletamente o design do veiculo, trazendo algo totalmente inovador, esses bozós aí estariam caindo de critica igual estao agora!

  19. Bernardo Dias disse:

    Acho que no momento qualquer comentário a respeito da qualidade da carroceria é prematuro. Vamos aguardar os testes e análises na rodo, vamos aguardar o posicionamento dos grandes grupos se aprovam ou não em matéria de consumo e durabilidade.

    Agora sobre coeficiente aerodinâmico, tá na cara que este modelo/desing já saí em desvantagem em comparação com os principais concorrentes do mercado (G7, Invictus, I6, N10, Roma).

  20. Jonatas disse:

    Mais o vissta buss 2000 e o elegance são perfeição em design é sensacional manter a historia da,empresa,só espero q ela faça urbanos ai vai ser top seja bem vinda busscar novamente!! !….

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