DFTrans vai limitar uso diário do cartão de vale-transporte

Usuário terá um limite de uso de oito vezes diárias para o cartão do vale-transporte

Passageiros de ônibus e metrô do Distrito Federal terão novas regras para o benefício, que serão anunciadas em até três semanas

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

O uso do cartão de vale-transporte para os passageiros de ônibus do Distrito Federal será limitado. O DFTrans (Transporte Urbano do Distrito Federal) está definindo as regras e vai anunciar as novas definições dentro de três semanas.

As mudanças serão realizadas com a intenção de coibir fraudes no sistema de bilhetagem. As irregularidades foram reveladas por meio da operação Trickster. Por conta disso, o diretor da empresa na ocasião, Léo Carlos Cruz, foi exonerado em março de 2018.

Segundo informações do DFTrans, o usuário terá um limite de uso de oito vezes diárias para o cartão do vale-transporte, tanto validadores dos ônibus quanto no metrô da capital. Outra medida será impedir que o cartão seja passado diversas vezes em pouco tempo.

As investigações feitas pela Polícia Civil mostraram que uma parte do grupo envolvido na fraude descarregava os créditos dos cartões de vale-transporte nos validadores de ônibus que faziam trajetos rurais de forma sequencial e em linhas distintas.

Em seguida, outra parte da quadrilha transformava créditos fictícios em dinheiro em espécie. Com o esquema, mais de R$ 1 bilhão foi desviado do Sistema de Bilhetagem Automática.

Relembre: Operação investiga fraude de R$ 1 bilhão na bilhetagem dos transportes do Distrito Federal

O MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) denunciou cinco investigados pela fraude no sistema de bilhetagem eletrônica do DFTrans em 10 de abril de 2018. O grupo foi denunciado por organização criminosa e inserção de dados faltos no sistema de informações. Todos haviam sido presos durante a Operação Trickster, em 18 de março.

Relembre: Ministério Público denuncia cinco investigados por fraude no sistema de bilhetagem eletrônica do DFTrans

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. ananere disse:

    nao consigo justificar o uso do cartao vale transporte , como faço para nao ter meu beneficio bloqueado novamente

Deixe uma resposta