Zona Sul de São Paulo recebe dez novos ônibus pela Gatusa

Veículos vão operar em linhas que partem do Terminal Santo Amaro Foto: Rafael Amorim /Texto: Adamo Bazani – Clique para Ampliar

Primeiro lote faz parte de uma aquisição de 53 veículos que devem chegar ao longo do ano

ADAMO BAZANI

A partir da próxima quinta-feira, 05 de abril de 2018, os passageiros de parte da zona Sul da capital paulista devem contar com mais dez novos ônibus em circulação.

Os veículos foram comprados pela Gatusa, que atua na área 7 do sistema municipal.

Alguns coletivos já estão operando, mas nesta quinta-feira, a previsão é de que a totalidade deste primeiro lote esteja atendendo os passageiros das linhas 5154/10 (Terminal Santo Amaro/Terminal Princesa Isabel) e 675N (Terminal Santo Amaro/Metrô Ana Rosa).

Ao longo do ano, contando com estes dez veículos, a Gatusa deve colocar em circulação 53 ônibus zero quilômetro, que serão distribuídos entre as principais linhas.

Os veículos deste lote inicial de dez unidades são do modelo Caio Millennium IV – Mercedes-Benz O-500 U.

Os ônibus têm ar-condicionado, vidros colados, carregadores USB para celulares e outros dispositivos móveis e preparação para internet gratuita por wi-fi, como determina a SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora do sistema da capital paulista.

Vidros colados, ar-condicionado, wi-fi e carregadores estão entre exigências da SPTrans. Foto: Rafael Amorim /Texto: Adamo Bazani

Os coletivos são na configuração de piso baixo para facilitar o acesso de pessoas com deficiência por meio de rampas e têm portas à esquerda também para atender aos corredores da cidade.

Mesmo às vésperas de uma licitação que deve alterar o sistema de ônibus da cidade, as empresas têm comprado ônibus zero quilômetro. Os preços variam de R$ 350 mil a R$ 1,25 milhão por ônibus, dependendo do modelo e da configuração.

De acordo com a SPTrans – São Paulo Transporte, entre o início do ano passado e fevereiro de 2018, foram em torno de 1,3 mil ônibus novos no sistema.

Apesar das renovações, a idade média da frota de ônibus da capital paulista é a maior dos últimos cinco anos entre as empresas do subsistema estrutural (que concentra as linhas que vão para a região central com ônibus maiores): 6 anos e 1 mês. Já a frota do subsistema local (ex-cooperativas) está com idade média de 4 anos e 11 meses.

Os dados são do último indicador do sistema da SPTrans, referente a fevereiro deste ano.

A licitação do sistema deve reduzir o número de linhas e de ônibus em circulação. A previsão é de que haja quase mil ônibus a menos e 149 linhas devem ser cortadas.

A SPTrans diz que mesmo assim vai haver aumento de oferta de lugares no sistema porque estão sendo colocados ônibus maiores e que as linhas que podem ser extintas se tratam de sobreposições a outras linhas.

Os cortes são o ponto da licitação que mais têm preocupado os usuários. Dos 8,5 mil sugestões e críticas às minutas do edital de licitação recebidas durante a consulta pública, entre dezembro e março, a maior parte se refere às mudanças dos trajetos.

Os editais definitivos devem ser lançados até o próximo sábado.

Independentemente da licitação, a frota de ônibus da cidade tem caído.

Ainda de acordo com os mais recentes indicadores da SPTrans – São Paulo Transporte, em fevereiro eram 14.379 ônibus cadastrados, sendo que 8.420 do subsistema estrutural e 5.959 do local.

Para se ter uma ideia, ainda de acordo com os indicadores da SPTrans, em agosto de 2013, eram 15.068 ônibus na cidade, dos quais 5.989 do subsistema local e 9.079 do estrutural, que mais perdeu veículos.

Em outras ocasiões, a SPTrans disse ao Diário do Transporte que os números significam que ônibus maiores estão no sistema, substituindo mais unidades menores.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

3 comentários em Zona Sul de São Paulo recebe dez novos ônibus pela Gatusa

  1. Caramba só CAIO,CAIO,CAIO nem pra vir Alguns Marcopolo ou até Comil e o pior Tudo MB…..

  2. A Gatusa tinha muitos Volksbus, não sei porque as empresas não os querem, são muito bons

  3. se vc fosse dono do carrefour,
    vc ia fazer compras no Extra…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: