Volvo figura novamente em lista de ‘Melhores em Gestão do Brasil’ da Fundação Nacional da Qualidade

Empresa é a única montadora de veículos no ranking da FNQ

ALEXANDRE PELEGI

A Volvo figura mais uma vez na seleta lista de ‘Melhores em Gestão do Brasil’ da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Trata-se do antigo Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), agora com novo nome.

A empresa é a única montadora de veículos no ranking da FNQ.

Volvo_premio_FNQWilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina, manifestou o orgulho de figurar na lista mais uma vez: “Somos referência em gestão e inovação. É a confirmação de que temos um compromisso sólido e permanente para a manutenção da excelência em nossos processos”.

Lirmann lembra que esse reconhecimento reforça a posição da operação latino-americana da Volvo como empresa de classe mundial, o que contribui para torná-la ainda mais competitiva. Isso beneficia os clientes com veículos, serviços e atendimento de alta qualidade, ele afirma.

Já para Carlos Ogliari, vice-presidente de Assuntos Corporativos e RH do Grupo Volvo América Latina, “reconhecimentos como esse impulsionam ainda mais a organização no permanente trabalho de manter e ampliar a qualidade da gestão”. Ogliari qualifica a premiação como fruto de um empenho diário dos funcionários e dos demais envolvidos e parte da estratégia de negócios da empresa. “A Qualidade está no DNA da marca Volvo e é um dos seus três valores fundamentais, junto com a Segurança e o Respeito ao Meio Ambiente”, complementa o executivo.

Volvo_premioFNQ_executivos.jpg

MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO

O MEG (Modelo de Excelência em Gestão) da FNQ foi efetivamente adotado e é parte importante do dia a dia da empresa. Ogliari afirma que o Modelo é seguido com ações constantes e firmeza de propósitos. Em 2003 a companhia escolheu os critérios da FNQ como parâmetro para sua gestão, quando passou a implementar uma série de ações nesta área.

A unidade brasileira da marca sueca Volvo, subsidiária de um dos maiores grupos industriais do mundo, já tinha uma prática voltada para a qualidade desde o início de suas operações no Brasil. Foi em 1987 que a companhia adotou no país o “Método Juran para qualidade”. Em 1996, tornou-se a primeira unidade fabril da Volvo Trucks em todo o mundo a conquistar a certificação ISO 9001. A certificação ISO 14001 veio em 2000.

Ivilásio Coelho, gerente de Sistemas de Gestão do Grupo Volvo América Latina, ressalta que “a gestão pela excelência contribui para a inovação de nossos produtos e melhora nosso desempenho em diversas áreas. Além disso, beneficia clientes, toda a cadeia produtiva e todos os públicos relacionados aos nossos negócios”. Ivilário lembra que a empresa também incentiva seus parceiros a aplicar os fundamentos da excelência.

HISTÓRIA E PIONEIRISMO

Foi em 2009 que a Volvo conquistou o PNQ pela primeira vez, tornando-se a primeira montadora de caminhões a receber esse reconhecimento. A empresa venceu o prêmio depois nos anos 2012, 2015 e 2016, sendo que em 2008, ano de sua primeira candidatura, ela já havia recebido a premiação “Destaque em Processos”.

O Grupo Volvo no Brasil produz em seu complexo industrial de Curitiba caminhões pesados e semipesados, chassis de ônibus rodoviários e urbanos, motores a diesel, caixas de câmbio eletrônicas e cabines de caminhões. Na fábrica de Pederneiras, em São Paulo, produz carregadeiras, escavadeiras, compactadores de solo e caminhões articulados.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: