Linhas entre Guarulhos e São Paulo terão nova integração

Linha 443 é uma das envolvidas

Transferência entre as linhas custará R$ 5,75

ADAMO BAZANI

A Secretaria de Transportes Metropolitanos publicou neste sábado, 17 de março de 2018, a resolução de número 37 que determina nova integração entre linhas intermunicipais que ligam São Paulo e Guarulhos.

A expectativa é de reformulação das linhas e racionalização do sistema.

Na resolução, a STM deixa claro que para prosseguir viagem será necessário fazer a troca de condução com o Cartão BOM para obter o desconto.

A integração entre as diferentes linhas será de R$ 5,75. O desconto só vale se a transferência for feita num prazo de 180 minutos.

Os trajetos envolvidos são 595 Guarulhos (Terminal Metropolitano Taboão) – São Paulo (Metrô Brás) via Rodovia Presidente Dutra; 094 Guarulhos (Cocaia) – São Paulo (Penha), 250 Guarulhos (Cocaia) – São Paulo (Metrô Penha) via Guarulhos (Jardim Itapoã); 443 Guarulhos (Cocaia) – São Paulo (Metrô Penha).

Ainda de acordo com a publicação oficial, haverá pontos específicos para a troca de condução. A data e estes locais ainda serão informados.

1º – A integração ocorrerá sem restrição de sentido, com tarifa integrada de R$ 5,75, observado o intervalo de tempo máximo para a efetiva utilização da redução tarifária de 180 (cento e oitenta) minutos. § 2º – O usuário, ao iniciar a viagem pela linha C-595TRO-000-R, paga a tarifa com o Cartão BOM, desembarca em um dos pontos de contato das linhas e, no acesso ao complemento de sua viagem, embarca nos atendimentos metropolitanos C-094TRO-000-R, C-250TRO-000-R ou C-443TRO-000-R, complementando o valor da tarifa integrada, se houver, utilizando o mesmo cartão. § 3º – O usuário, ao iniciar a viagem pelas linhas C-094TRO-000-R, C-250TRO-000-R ou C-443TRO-000-R, paga a tarifa com o Cartão BOM, desembarca em um dos pontos de contato das linhas e, no acesso ao complemento de sua viagem, embarca no atendimento metropolitano C-595TRO-000-R, complementando o valor da tarifa integrada, se houver, utilizando o mesmo cartão.

A EMTU tem feito uma série de reformulações de linhas.

A maior delas neste ano ocorreu entre os municípios da região de Osasco e a capital paulista, com extinção e cortes de trajetos e criação de duas linhas troncais. Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2018/02/23/mudancas-de-linhas-da-emtu-em-osasco-km-21-cartao-bom/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Ismael de Jesus Silva Mendes disse:

    Uma integração eficaz seria se os moradores de Guarulhos pudessem utilizar o bilhete BOM nos ônibus do sistema SPTrans para vir à São Paulo e vice-versa.E nós que moramos em São Paulo pudéssemos utilizar os ônibus do sistema EMTU com o bilhete único da SPTrans, sem pagamento de uma nova tarifa em prazo razoável de 2 horas.

  2. Marcia Leite disse:

    Deveria também melhorar as linhas do ônibus que são velhos de péssimas condições atrasa muito principalmente as linhas 532 terminal Taboão parada inglesa e 337 terminal Taboão terminal Tietê só por Deus.e não existe horários de pico ou não qualquer hora é um inferno pegar esse ônibus.podia colocar fiscais da emtu

  3. Sandra zancanaro disse:

    É uma condição com o valor da tarifa alto, aonde os ônibus não tem ar condicionado,chove mais dentro do que fora,a gente não tem nenhum conforto,paga um absurdo de tarifa,está transferência do bilhete bom para 180 HS e nada pra mim e a mesma coisa.Pirque este bilhete não serve na linha amarela e a rota que eu faço esta integração não vai ser utilizada Prefiro andar 20 minutos a pé até o jd.helena e pegar o ônibus amarelinho e ultilizar o bilhete único.Ai sim vale a pena.Onibus com ar condicionado e que não chove dentro e o bilhete único vale por duas horas e aceita na linha amarela.

    1. O BOM é aceito sim na Linha Amarela, mas não sei se foi instalado em todas as estações dela. E nos demais pontos concordo contigo, às vezes é mais fácil trocar de município do que conseguir uma linha EMTU que forneça custo-benefício

  4. Carlos Leonel de Freitas disse:

    Poderia ter integração pegar o metrô e depois pegar o ônibus para os bairros de Guarulhos e o valor seria menos.

  5. Juliana disse:

    E para quem usa a linha 105 TRO parada inglês quando que vamos ter benefícios. Está linha nós horários de pico vivem mega lotadas quem mora no Jardim Gracinda em diante só pega em pé. Na parte da tarde e ainda pior .poderia ter integração não só com algumas linhas mas todos linhas da EMTU deveriam integrar entre si assim teríamos mas opções para podermos pegar.onibus no terminal Vila Galvão para o Tucuruvi

  6. iara logi disse:

    Ônibus jardim Lêda 111 é um caos,demora uma hora fim de semana,pobre não pode passear fim de semana,fica ali no ponto esperando um ônibus que muitas vezes quebra no caminho, precisa colocar ônibus maiores por causa da demora,fica muito cheio pelo acúmulo de pessoas que estão ali de pé aguardando o jardim Lêda,a o motorista fica conversando abobrinha com os fiscais em vez de ir trabalhar,na estaçãoes deveria ter um lugar pra sentar porquê os idosos ficam de pé aguardando cansados um ônibus que nunca chega,acho que tem que fazer rodízio com os motoristas pra não ter conversa fora de hora e as pessoas ali aguardando a boa vontade de certos motoristas que já tão mal acostumado por estar ali nesta linha muito tempo e não fazem mais certas diferença em atender bem o público .

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading