Projetos para ligeirão de Curitiba são aprovados pela Caixa

Ligeirão terá metade do tempo de trajeto dos ônibus convencionais. Foto: Divulgação

Segunda fase da Linha Direta Norte-Sul vai do Santa Cândita até o Terminal Capão Raso

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

A Caixa Econômica Federal já aprovou R$ 15 milhões para Curitiba executar cinco projetos da segunda etapa da construção do ligeirão. Essa fase da Linha Direta Norte-Sul vai ligar o transporte do Santa Cândita até o Terminal Capão Raso.

A licitação das obras agora aguarda que o Governo Federal libere os recursos. A Prefeitura não informou a previsão para que a liberação ocorra.

Segundo nota enviada pela administração municipal, “os projetos aprovados pela Caixa são para intervenções no eixo de transporte da Avenida República Argentina, que permitirão que os Ligeirões ultrapassem os Expressos da linha paradora de forma alternada nas estações Silva Jardim, Dom Pedro I, Morretes, Carlos Dietzsch (Igreja do Portão) e Itajubá”.

A estimativa da Prefeitura é atender aproximadamente 100 mil passageiros por dia com os ônibus ligeirões. Na primeira fase, seriam 36 mil usuários, somados a outros 64 mil previstos para a nova etapa do projeto.

Primeira fase da Linha Direta Norte-Sul

A primeira fase da Linha Direta Norte-Sul do ligeirão está prevista para iniciar a operação no dia 28 de março de 2018. A inauguração do meio de transporte será parte das comemorações do aniversário de 325 anos de Curitiba, segundo informações da Prefeitura.

A administração municipal informou que a nova linha do Ligeirão Norte-Sul terá oito pontos de embarque e desembarque na primeira fase. O trecho tem aproximadamente 11 quilômetros e vai do Terminal Santa Cândida até a Estação Bento Viana, na divisa dos bairros Água Verde e Batel.

“Vindo do norte em direção à Praça do Japão, o ligeirão terá como pontos de parada os terminais Santa Cândida, Boa Vista e Cabral e as estações Passeio Público, Central (Praça Santos Andrade), Eufrásio Correia, Oswaldo Cruz e Bento Viana”.

A estimativa da Prefeitura é de que o ligeirão realize o percurso da primeira fase entre 20 e 25 minutos, tanto para ida quanto para volta. O tempo é quase a metade do trajeto dos biarticulados, que param em 16 estações.

Previsão para o projeto completo

Ligeirao

Projeto completo deve ficar pronto em 2020.; Foto: Divulgação

A Prefeitura de Curitiba estima que a linha esteja operando completamente, do Santa Cândida ao Pinheirinho, até 2020. O prazo considera os tempos de execução e aprovação dos projetos pela Caixa e a liberação do recurso pelo Governo Federal.

“Os projetos para a ligação completa da Linha Direta Norte-Sul, desde o Terminal Santa Cândida ao Pinheirinho, estão em desenvolvimento no Ippuc. As intervenções preveem a implantação da infraestrutura de ultrapassagem em 13 estações em todo o eixo, incluídas neste número as cinco que já contam com recursos já aprovados junto à Caixa, que integram a segunda etapa de funcionamento da linha” – informou a Prefeitura, por meio de nota.

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Comentários

Comentários

  1. Daniel Duarte disse:

    Se acontecer o mesmo que ocorreu no eixo Boqueirão vai ser um grande sucesso. Com o ligeirão Boqueirão os passageiros praticamente abandonaram a linha paradora Boqueirão, que agora trafega quase vazia devido ao excesso de paradas para desembarque ou desembarque de meia dúzia de gatos pingados.

  2. Daniel Duarte disse:

    embarque e desembarque

  3. SDTConsultoria em Transportes disse:

    …É, ainda podemos revolucionar e praticar o que prometemos….

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