Dono da Tesla anuncia projeto de ônibus elétrico subterrâneo

Veículo inovador será capaz de alcançar velocidade de até 200 km/h, e ainda poderá mudar de direção entre túneis e elevadores. Prioridade será atender pedestres e ciclistas

ALEXANDRE PELEGI

Elon Musk está mudando a cara do setor de mobilidade. Fundador da SpaceX e da Tesla, o revolucionário empresário publicou esta semana no Twitter seu novo projeto: um ônibus elétrico subterrâneo.

O renomado empresário ataca em todas as frentes, a ponto de impactar nossa compreensão sobre alguns temas importantes da mobilidade, como o carro elétrico, a energia solar e a inteligência artificial.

elon_musk_twitter.pngMusk afirma, por exemplo, que em breve o transporte de massa será realizado em trens magnéticos de alta velocidade dentro de um tubo subterrâneo. E se você acha que isso é uma promessa exagerada de futuro, ele promete mais: em breve viajaremos ao espaço como uma nona forma de turismo.

Mas o ônibus elétrico subterrâneo é mais que promessa. Musk afirma que já há um responsável pelo desenvolvimento do novo meio de transporte, a The Boring Company, uma de suas empresas.

Segundo o empresário, o ônibus inovador será capaz de alcançar uma velocidade de até 200 km/h, e ainda poderá mudar de direção entre túneis e elevadores. O ônibus futurista é destinado principalmente a passageiros a pé e ciclistas, assinalou Musk em sua conta no Twitter.

O sistema pode transportar automóveis, mas somente quando forem atendidas todas as necessidades de transporte público. É uma questão de respeito e justiça. Em primeiro lugar, há de pensar nos que não podem ter carro“, afirmou o milionário.

Musk explica que, ao contrário do metrô tradicional – que precisa de poucas estações de grande porte –, seu projeto de ônibus elétrico subterrâneo criará milhares de estações menores, de tamanho equivalente a um lugar de estacionamento.

O sistema de loop urbano teria milhares de pequenas estações do tamanho de um único espaço de estacionamento, que levaria você muito perto de seu destino e se mistura perfeitamente com o tecido urbano, ao invés de um pequeno número de grandes estações como um metrô tradicional”, escreveu Musk no Twitter.

Assista ao vídeo que Musk publicou em sua conta no Twitter:

A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA E ELON MUSK:

Elon Musk pode ser até visto como um fanfarrão por alguns, mas a Tesla está aí para mostrar que essa pecha está longe de ser verdade. Que o digam as montadoras de veículos, que dão muita importância não só ao que ele diz, mas ao que ele faz…

elon_musk_hyndaiUm exemplo: para o Salão de Genebra 2018, importante e tradicional feira internacional de automóveis que começou  dia 8 de março na cidade suíça, a Hyundai instalou dois enormes outdoors com a principal intenção de, antes de divulgar seu próprio produto – um SUV elétrico, cutucar a concorrente Tesla (veja acima).

Mas a Hyundai não foi a primeira a “cutucar” Elon Musk… Antes dela, a Audi usou a mesma arma em 2017.

Portanto, é bom ouvir o que ele tem a dizer, até para discordar daquilo que, muitas vezes, acreditamos estar próximo de um delírio.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading