Ônibus biarticulado de São Paulo “aposentado” vira “professor” em Botucatu

Ônibus biarticulado, ônibus Biarticulado Caio, biarticulado ex-São Paulo educação em Botucatu, Secretaria de Educação, Guarda Civil Municipal e técnicos da Caio, Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Veículo vai ser repaginado e percorrer, como oficina cultural, diversas regiões da cidade

ADAMO BAZANI

Com informações do site Agência 14 News

O fim da vida útil de um ônibus num sistema de transportes não significa necessariamente que este veículo deixará de servir à comunidade.

Muitos ônibus acabam indo para sistemas de cidades menores, transporte de trabalhadores rurais, para dentro de plantações e fábricas e até mesmo são usados para outros fins que não exatamente os de mobilidade.

Quanto mais simples o modelo, mais fácil “passar para a frente”. Afinal, um ônibus de piso baixo, articulado ou biarticulado não roda em qualquer lugar.

Mas em Botucatu, no interior de São Paulo, um gigante de quase 28 metros de comprimento, vai ser usado para aperfeiçoar a educação das crianças e adolescentes da cidade.

De acordo com o site local Agência 14 News, a fabricante de carrocerias Caio doou um ônibus biarticulado, que já serviu a zona Sul do sistema da capital paulista, para ser transformado em oficina itinerante.

Os testes de tráfego pelas ruas da cidade ocorreram na madrugada desta quarta-feira, 31 de janeiro de 2018.

As análises das rotas e desempenho do veículo em Botucatu tiveram a participação da Secretaria de Educação, Guarda Civil Municipal e técnicos da Caio.

Ao site, a representante da Secretaria de Educação, Cláudia Gabriel, disse que o veículo será uma das novidades para melhorar o ensino na cidade fora sala de aula.

“Estamos chegando agora de uma experiência ímpar. Eu e o secretário Prof Valdir Gonzalez Paixão Junior acabamos de chegar da CAIO Induscar onde fomos fazer uma simulação de deslocamento do ônibus biarticulado que acabamos de ganhar dessa empresa. Esse ônibus será todo repaginado com um layout inovador e reformado para oferecer de forma itinerante, informação, oficinas e educação de qualidade às nossas crianças. Obrigada à empresa CAIO, à Guarda Municipal que fez a escolta e à Equipe do transporte Escolar que nos acompanhou. Aguardem! Essa vai ser uma das grandes novidades que a Secretaria Municipal de Educação irá com muito orgulho oferecer à toda rede. Vamos juntos Construindo Educação com Qualidade!”

O ônibus é um Topbus chassi Volvo.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    A ideia é boa, mas o modelo do buzão não.

    Sem contar o custo para manter o grandalhão.

    Economicamente o projeto não se manterá.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading