Governador de SP inaugura viaduto e novo viário do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo

Novo viário do Corredor Metropolitano da EMTU inclui as paradas Prestes Maia, Mariana e Rosa Maria

ALEXANDRE PELEGI

O governador Geraldo Alckmin inaugurou hoje (quarta-feira, dia 27), em Itapevi, duas importantes obras da EMTU: um trecho de 2 km de viário novo do Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo, entre o Terminal Jandira e a divisa com o município de Itapevi, e o viaduto Ameríndia.

O novo viário do Corredor Metropolitano da EMTU inclui as paradas Prestes Maia, Mariana e Rosa Maria. Na ocasião, o governador prometeu para 2018 a entrega do viário do trecho pós-viaduto até a Estação Engenheiro Cardoso e a finalização de viário até Itapevi.

Na mesma solenidade, foi inaugurado também um novo viaduto ligando o Corredor Metropolitano à Rua Ameríndia, com uma extensão total de 330 metros. Graças à obra, será possível fechar em definitivo a passagem de nível que atualmente serve de travessia e acesso entre bairros. Além de proporcionar mais segurança a pedestres e motoristas, a medida também beneficiará os usuários da Linha 8-Diamante da CPTM, pois os trens poderão circular com maior velocidade naquela área.

O viaduto é o segundo a transpor a via férrea na região, localizado entre as estações da CPTM Engenheiro Cardoso, em Itapevi, e Sagrado Coração, em Jandira. Dispõe de passeio com 1,50 m e espaço para ciclovia com 2,50 m de largura, e ainda com dois acessos, pelo lado sul (bairro Vila Dr. Cardoso) e pelo lado norte (bairro Jardim Vitápolis).

CORREDOR METROPOLITANO ITAPEVI – SÃO PAULO

https://youtu.be/t1a7Q7URRNk

O empreendimento está dividido em quatro trechos:

  • 1º TRECHO (5 km entre as cidades de Itapevi e Jandira)

Obras retomadas em novembro/2015 com previsão de entrega em 2018.

  • 2º TRECHO (Jandira-Carapicuíba, de 8,8 km, incluindo o Terminal Carapicuíba, uma Estação de Transferência e 9 Estações de Embarque e Desembarque).

Obras previstas: cobertura do Terminal Carapicuíba, Estação Barueri, viaduto em Carapicuíba e alças de acesso e acabamento em 10 paradas de embarque e desembarque no trecho.

Previsão de retomada das obras: 2018. Previsão de término (incluindo o Terminal Carapicuiba): 2019.

  • 3º TRECHO (Trecho Carapicuíba – Terminal Osasco km 21, com 2,2 km de extensão, terá duas estações de embarque e um terminal). Em 16/08 foi entregue o Terminal Luiz Bortolosso (km 21).

Previsão de conclusão do trecho: 2019.

  • 4º TRECHO (Trecho Terminal Osasco km 21 – Vila Yara, com 7,6 km de extensão, um terminal de Integração na Vila Yara e 10 estações de embarque).

Os projetos básico e executivo foram concluídos e o trecho conta com LP.

Características: 23,6 km de extensão, irá do futuro Terminal Itapevi (junto à Estação da CPTM), até o terminal Vila Yara (na divisa entre Osasco e São Paulo).

As obras de reforma e ampliação do Terminal Vila Yara têm previsão de início em 2018 e conclusão em 2019.

VÍDEO DAS OBRAS DO VIADUTO AMERÍNDIA

https://youtu.be/1TBvkK0fPRg

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa tarde.

    Inaugurou um pedaço né, nem carecia de inauguração.

    Aliás isso tem de comemorar aniversário de tanto tempo que estão fazendo e tem parada que já virou moradia há mais de anos.

    Bom é EMTOSA né, está dentro dos padrões de ineficiência.

    Esse Quarto trecho tem muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito trabalho pela frente; 2021 sendo muiiiiiiiiiiiiiiiito otimista.

    Se vier pelo caminho da roça e cheio de semáforos como bom Parador Barsileiro.

    Não esqueçam de uma linha de microbuzinho ligando o Terminal Vila Yara à Estação CPTM Presidente Altino; MAS EM LINHA RETA HEIM.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Aline disse:

    Inaugurou ? Olha estão de parabéns! Né? Com tantos atrasos, desvios de dinheiro e um caos total, parabéns ao governador e envolvidos pela incompetência.👏👏

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading