Leilão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro do Monotrilho acontecerá dia 19 de janeiro

Governo prestou os esclarecimentos solicitados pelo TCE, e Tribunal liberou o prosseguimento da licitação

ALEXANDRE PELEGI

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) marcou para o dia 19 de janeiro de 2018, na sede da B3 (antiga BM&FBOVESPA), o leilão de concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro do Metrô.

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCE/SP havia suspendido o leilão no dia 25 de setembro deste ano. O Conselheiro do TCE, Antônio Roque Citadini, acatou na época o pedido da bancada do PT na Assembleia Legislativa, que alegou que as exigências do edital poderiam restringir a competitividade e, assim, causar prejuízos aos cofres públicos. O certame deveria ocorrer poucos dias depois, no dia 28 de setembro.

Os esclarecimentos solicitados pelo TCE foram encaminhados pelo Governo de SP, e o Tribunal liberou na última semana o prosseguimento da licitação.

A operação comercial das duas linhas será cedida à iniciativa privada por 20 anos. O valor estimado do contrato é de R$ 10,8 bilhões.

O leilão não envolve a construção das novas estações da linha 5 Lilás e de todo o trajeto do monotrilho, cujos custos serão bancados pelo Governo do Estado.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading