Passeio de ônibus natalinos em São Paulo: Beleza e Desorganização no segundo dia
Publicado em: 17 de dezembro de 2017
Demora para liberação dos ônibus a partir do Pacaembu fez muita gente desistir do passeio completo até a árvore de Natal do Ibirapuera
ADAMO BAZANI
A beleza dos ônibus natalinos de São Paulo e a animação dos motoristas, muitos dos quais vestidos de Papai Noel, eram incontestáveis.
Os veículos, cuja decoração foi paga pelas empresas de ônibus, dão um brilho especial à cidade, inclusive na Avenida Paulista, que mais uma vez está “apagada” em relação à data, com quase nenhum enfeite em estabelecimentos comerciais e em equipamentos públicos, rompendo a tradição de anos da “Paulista Iluminada”.
Mas, apesar destes méritos, nem todos gostaram do segundo dia do passeio gratuito entre o Estádio do Pacaembu e o Parque do Ibirapuera, passando pela avenida Paulista.
O motivo foi a aparente desorganização e a constatada demora para a liberação dos veículos em lotes a partir do Pacaembu.
A equipe do Diário do Transporte esteve no local e confirmou de perto.
Em várias ocasiões, os primeiros ônibus das filas só eram liberados pelos agentes da SPTrans depois de, em média, 25 minutos de estarem parados.
Todos os ônibus saíam com os bancos ocupados integralmente e várias pessoas em pé, o que desestimulava os embarques permitidos ao longo do caminho.
Na avenida Paulista, ônibus rompiam a monotonia de uma via pouco iluminada para o Natal
Nossa equipe entrou pouco antes das 20h00 em um ônibus que estava na segunda fila, um modelo superarticulado da VIP Transportes, da zona Leste.
Às 21h25 ainda estava na frente do Pacaembu, dentro do veículo parado.
“A tensão elétrica do ônibus já caindo. O que está acontecendo?. Já tem gente em pé aqui” – questionava o motorista ao fiscal, mas sem resposta.
Nem os motoristas e os passageiros recebiam informações dos agentes da SPTrans .
“Parece que está tendo manifestação na Paulista” – disse um deles.
“É que tem poucos batedores” – disse outro se referindo às equipes de motos que apoiavam os comboios dos ônibus dando preferência aos coletivos nos semáforos com maior movimento.
A equipe de reportagem, que tinha intenção de chegar ao Ibirapuera, desceu próximo ao Shopping Paulista só por volta de 22h00, assim como outros passageiros que devido à confusão, desistiram do passeio completo.
“Não é porque o passeio é de graça que tem de ser bagunçado”, diziam os passageiros.
O primeiro passeio, no sábado retrasado, 9 de dezembro, que contou com a presença do prefeito João Doria na apresentação dos 80 ônibus iluminados registrou problemas de espera, mas menores.
Uma próxima caravana entre o Pacaembu e o Ibirapuera deve ocorrer no dia 23 de dezembro.
Os ônibus iluminados, durante a semana, circulam em linhas normais com cobrança de tarifa.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes




Uma pena essa desorganização… Depois de perdermos o passeio de Trólebus no dia 25 de janeiro, esse passeio veio como um alento a reunir novamente a população no transporte público. Mas é de graça e ninguém ganha nada né!? Então “quem quiser viajar de graça que aguente porque não está pagando!”
Estava pensando em fazer esse passeio no dia 23 de dezembro, mas se está assim ainda “longe” do natal, imagina na véspera.
Também torço imensamente para que o passeio de Trólebus volte no 25 de janeiro.
Nem o serviço pago é feito corretamente. O grande problema é deixar a organização nas mãos de quem não entende absolutamente nada de transporte.
Vergonhoso o tratamento dado pela Prefeitura a quem tentou visitar a árvore de Natal no Parque do Ibirapuera hoje (23/12). O ponto de saída da região da Águas Espraiadas não possui abrigo para as pessoas se protegerem da chuva, tornando a experiência uma grande frustração. Uma pena.