Grupo Daimler reforça aposta na produção de veículos comerciais movidos a energia elétrica

Mercedes-Benz iniciará em breve produção em série de ônibus urbano com sistema de propulsão totalmente elétrico baseado no Citaro

Solução alternativa ao diesel ganha destaque em ônibus da linha Citaro (Europa) e em ônibus escolares da Thomas Built Buses (EUA)

ALEXANDRE PELEGI

O Grupo Daimler está investindo no desenvolvimento e produção de caminhões e ônibus movidos a energia elétrica.

A solução alternativa ao diesel de petróleo ganha destaque em ônibus Mercedes-Benz da linha Citaro na Europa, em ônibus escolares da Thomas Built Buses nos EUA e nos caminhões leves FUSO eCanter nos EUA, Europa e Japão.

CITARO: ÔNIBUS URBANO DE ZERO EMISSÕES

A Mercedes-Benz iniciará em breve a produção em série de um ônibus urbano com sistema de propulsão totalmente elétrico baseado no Citaro, um campeão de vendas mundial.

Hartmut Schick, CEO da Daimler Buses, garante:

“Esse nosso ônibus produz zero emissões e é silencioso na cidade. Os engenheiros estão realizando atualmente testes detalhados sob as mais severas condições. O conceito técnico, que envolve um sistema modular para alimentação de energia e o gerenciamento térmico otimizado, já deixa claro: o Citaro com propulsão elétrica por bateria vai estabelecer um novo marco de progresso”.

Há poucos meses, a empresa comemorou a produção do Citaro número 50.000. O desenvolvimento do ônibus urbano número um no mundo, continua acelerado.

Logo atrás do Citaro híbrido, introduzido recentemente, com sistema de acionamento a diesel ou a gasolina altamente eficiente, vem o Citaro totalmente elétrico, com energia provida pelo acionamento de baterias de lítio-íon

O modelo permite a carga em tomada elétrica na garagem. A Mercedes-Benz também pode fornecer o Citaro com uma das soluções intermediárias de recarga. Neste caso, ele é alimentado por motores elétricos no cubo de roda do eixo traseiro, sistema já comprovado nos últimos anos no Citaro G BlueTec Hybrid.

Como característica marcante do Citaro com propulsão totalmente elétrica está o gerenciamento térmico refinado dos sistemas de acionamento e controle de temperatura do ônibus. A solução reduz significativamente o consumo de energia, aumentando a autonomia do veículo sem mudar o tamanho da bateria.

O Citaro elétrico no momento está sendo submetido à mesma extensa série de ensaios e testes realizados por todos os ônibus da Mercedes-Benz. Os protótipos já passaram, por exemplo, com sucesso pelos testes iniciais de inverno em temperaturas geladas no círculo ártico, bem como no calor de verão de Serra Nevada, na Espanha. Outros testes de resistência e refinamentos detalhados também serão realizados

A estreia mundial do Citaro totalmente elétrico está marcada para o salão internacional de veículos comerciais IAA 2018 em Hannover, na Alemanha.

ÔNIBUS ELÉTRICO ESCOLAR DA THOMAS BUILT BUSES

A Thomas Built Buses, subsidiária da Daimler Trucks North America (DTNA), com sede em High Point, Carolina do Norte, EUA, é a fabricante líder de ônibus escolares na América do Norte. Ela realizou neste mês de novembro a estreia do ônibus elétrico escolar Saf-T-Liner C2. Chamado de Jouley, é a primeira geração de um elétrico da marca com produção em série.

A versão elétrica do modelo Saf-T-Liner C2 opera de forma silenciosa, produz zero emissões e garante força de sobra. Isso permite, por exemplo, que os estudantes possam recarregar seus computadores e outros dispositivos diretamente no próprio veículo.

Caley Edgerly, presidente e CEO da Thomas Built Buses, afirma:

“O novo modelo recebeu o nome da unidade de energia joule. Um joule equivale à quantidade de energia que é dissipada como calor quando uma corrente elétrica de um ampère passa através de uma resistência de um ohm por segundo. Assim, estamos nos divertindo com o Jouley”.

A primeira geração do ônibus elétrico Saf-T-Liner C2 sai equipada com o trem de força PowerDrive™ 7000ev produzido pela Efficient Drivetrains, Inc. (“EDI”), que fornece energia de bateria de 100-160 kWh, uma base de autonomia de 100 milhas e uma autonomia de operação de até 100 milhas entre cargas, além da opção de uma autonomia ainda maior com conjuntos adicionais de bateria.

Roger Nielsen, presidente e CEO da Daimler Trucks North America, afirma que a empresa está comprometida com o desenvolvimento da mobilidade sustentável com ênfase em veículos elétricos com alimentação por bateria. Ele complementa:

“A DTNA é a líder da indústria de veículos com propulsão por fontes de energia alternativas, incluindo uma ampla gama de caminhões e ônibus a gás natural comprimido e ônibus escolares e caminhões de médio porte com propulsão a gás propano. Nosso compromisso com veículos movidos a energia elétrica por bateria dá continuidade à nossa forte liderança no atendimento às necessidades dos clientes com o melhor trem de força para suas aplicações e o meio ambiente”.

FUSO E-CANTER, PRIMEIRO CAMINHÃO ELÉTRICO PRODUZIDO EM SÉRIE

Por fim, o Grupo Daimler apresenta o primeiro caminhão leve totalmente elétrico produzido em série no mundo, o FUSO eCanter.

Ele será entregue aos clientes, a partir deste ano, nos EUA, Europa e Japão.

Esta é a 3ª geração do veículo, que fez sua estreia no IAA de 2016. Em 2010, o eCanter foi o primeiro caminhão leve do mundo com propulsão puramente elétrica.

Marc Llistosella, presidente & CEO da Mitsubishi Fuso Truck & Bus Corporation e chefe da Daimler Trucks Asia afirma que “o eCanter elétrico com condução livre de emissões é uma alternativa economicamente atrativa ao motor diesel. Devido à eficiência rapidamente aprimorada da bateria, combinada com custos significativamente mais baixos, pretendemos lançar o veículo a um preço competitivo. O custo adicional de compra deverá ser retornado ao cliente em menos de três anos“.

Os custos operacionais mais baixos do veículo elétrico, em relação aos modelos a diesel, compensam imediatamente. Os resultados de um teste de um ano com a 2ª geração do Canter elétrico demonstraram que aproximadamente 1.000 euros podem ser economizados em 10.000 km, em comparação à versão diesel. Com o benefício adicional de custos de manutenção 30% menores, a FUSO fornece a seus clientes uma solução econômica para a condução livre de emissões.

O novo eCanter é equipado com motor elétrico de 185 kW de potência e bateria com  capacidade de 70 kW por hora. Assim, dependendo da carroceria, carga e tipo de aplicação, uma autonomia de mais de 100 km é possível sem recarga com o veículo parado. Extensivos testes junto a clientes com a 2ª geração demonstraram que sua autonomia é suficiente para o uso diário de um caminhão leve.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

1 comentário em Grupo Daimler reforça aposta na produção de veículos comerciais movidos a energia elétrica

  1. Amigos, bom dia.

    Pelegi, parabéns pela matéria, ótimas notícias.

    BOAS NOVAS.

    UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUu Citaro.

    “Os engenheiros estão realizando atualmente testes detalhados sob as mais severas condições.”

    Daimler, condição realmente severa é aqui em Sampa.

    Por caridade tragam uns Citaros para testes finais aqui no Barsil.

    Estamos com saudades dos monoblocos.

    Venham por favor.

    Parabéns pelo nome escolhido do Jouley, foi muito bem escolhido.

    Que venham os CITAROS, serão muiiiiiiiiiiiiiiiiiiito bem vindos e recebidos.

    Att,

    Paulo Gil
    “Buzão e Emoção é a Paixão”

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