Grandes marcas se unem para abrir 400 estações de recarga de veículos elétricos na Europa
Publicado em: 7 de novembro de 2017
Ford, BMW, Daimler e Volkswagen se juntam a Audi e Porsche para formar uma joint-venture, chamada IONITY. Objetivo da IONITY será facilitar as viagens de longa distância, passo importante para o avanço do uso dos veículos elétricos
ALEXANDRE PELEGI
Se alguém ainda achava que os veículos elétricos eram um sonho distante, é bom pensar melhor. Nesta segunda-feira, dia 6 de novembro, quatro grandes marcas do segmento automobilístico se uniram para desenvolver e instalar uma rede de recarga de veículos elétricos em toda a Europa.
A Ford americana juntou-se às tradicionais marcas alemãs BMW, Daimler e Volkswagen, além das tradicionais Audi e Porsche, e anunciaram a formação de uma joint-venture, chamada IONITY.
Com a previsão de abrir as 400 estações de recarga de alta potência até 2020, a IONITY quer facilitar as viagens de longa distância, passo importante para o avanço do uso dos veículos elétricos.
A joint-venture terá sede em Munique, na Alemanha. O diretor-presidente da IONITY é Michael Hajesch e seu diretor de operações é Marcus Groll, e ambos liderarão uma equipe que deve chegar a 50 pessoas até o início de 2018.
“A primeira rede de recarga elétrica de alta potência pan-europeia tem um papel essencial na viabilização do mercado de veículos elétricos. A IONITY atende o nosso objetivo comum de oferecer aos clientes carga rápida e pagamento digital para facilitar as viagens de longa distância”, diz Hajesch.
ESTIMATIVA É QUE 20 ESTAÇÕES SEJAM INAUGURADAS AINDA EM 2017
A IONITY começa a plena carga: um total de 20 estações serão inauguradas já neste ano, localizadas nas principais estradas da Alemanha, Noruega e Áustria, em intervalos de 120 km, por meio de parcerias com as redes de serviços “Tank & Rast”, “Circle K” e “OMV”.
Em 2018, a rede será ampliada para mais de 100 estações, que permitirão a recarga simultânea de vários clientes e diferentes marcas de veículos.
Com capacidade de até 350 kW por ponto, a rede vai usar o padrão europeu de carregamento chamado “Combined Charging System”, reduzindo significativamente o tempo de recarga comparado aos sistemas atuais. Seu conceito multimarca e distribuição em toda a Europa devem ajudar a popularizar os veículos elétricos.
Para definir os melhores locais para instalação das estações, será levado em conta o potencial de integração com as tecnologias de carga e iniciativas já existentes, incluindo as das empresas participantes e de instituições públicas.
Esse investimento reforça o compromisso dos fabricantes participantes com os veículos elétricos, apoiado na cooperação internacional de toda a indústria.
Os sócios fundadores BMW Group, Daimler AG, Ford Motor Company e Volkswagen Group têm partes iguais na joint-venture e outros fabricantes de automóveis são convidados para a expansão da rede.
Mais informações do projeto estão disponíveis em http://www.ionity.eu, em inglês e alemão.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

