ZF aposta em modernização de ônibus não poluentes
Publicado em: 25 de outubro de 2017
Empresa apresentou em feira internacional de mobilidade, equipamentos para aumentar a eficiência e reduzir peso e consumo de ônibus elétricos
ADAMO BAZANI
A internacional ZF anunciou, a exemplo de outras grandes fabricantes de tecnologia, peças e veículos, entende os ônibus não poluentes como mercados promissores e anunciou mais investimentos neste setor.
A empresa, que participa da Busworld 2017, a principal feira comercial para ônibus rodoviários e veículos urbanos da Europa, realizada na Bélgica, apresentou uma série de equipamentos e soluções para veículos de transportes coletivos movidos à eletricidade.
Apresentada ao mercado em 2016, a unidade transmissão central elétrica CeTrax é indicada para modelos de piso, considerados tendências em novos sistemas de corredores cujas áreas não suportam desapropriações para a construção de estações com embarque de nível para ônibus de piso alto.
Um ônibus com a unidade, desenvolvida em Friedrichshafen (Alemanha), já foi colocado em circulação.
A ZF também apresentou o eixo elétrico AVE 130 e a transmissão automatizada TraXon Hybrid para ônibus.
A unidade CeTrax desenvolve potência máxima de 300 kW e um torque máximo de 4.400 Nm e, segundo a ZF, não há interrupção do torque e as vibrações do chassi são reduzidas.
Ainda de acordo com a ZF, com a unidade de transmissão, é possível que os ônibus enfrentem rampas de até 25%.
Outra gigante do setor que também anunciou investimentos em ônibus não poluentes é a tradicional fabricante de veículos a diesel Cummis. A empresa firmou neste mês uma parceria com a designer e fabricante americana de ônibus, Gillig. O objetivo é em breve lançar um modelo com baterias que conferem autonomia de, em média, 322 quilômetros, com uma única carga, e tração dianteira, como anunciou o Diário do Transporte . Relembre:
A MAN, dona da marca Volkswagen Caminhões & Ônibus, lançou para o Brasil e demais países da América Latina, o e-Delivery, fruto de uma parceria com a fabricante de motores elétricos WEG e com a fabricante nacional de sistemas de ônibus elétricos, híbridos e trólebus, Eletra.
O e-Delivery é a versão elétrica do caminhão de pequeno porte Delivery, nas versões de 9 ou 11 toneladas de PBT – Peso Bruto Total. Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Del Rey Transportes escolhe Optibus para maior eficiência em suas operações de transporte público
Com medidas proativas, Praxio prepara clientes para entrega da DIRF 2025
Comentários