Campanha alerta sobre riscos do uso de celular no metrô de SP

Ação é realizada pela ViaQuatro após o número de acidentes aumentar nos últimos anos

ALEXANDRE PELEGI

Quem anda pelos movimentados corredores do Metrô já deve ter reparado: a atenção de muitos usuários está mais voltada à telinha dos smartphones do que ao caminha à sua frente. O resultado tem sido o mesmo para o uso do celular quando se dirige: o risco de acidentes aumenta exponencialmente.

A ViaQuatro, que opera a Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, detectou o aumento no número de acidentes nos últimos anos por causa do uso do celular. Em 2017 a média mensal já chega a 23,9 ocorrências, quando em 2016 era de 20,8, e em 2015 de 16,3.

Ler ou digitar no celular ou correr nas escadas são os principais motivos de acidentes e esbarrões no interior das estações.

Para diminuir os riscos desse tipo de acidente a Via Quatro decidiu lançar uma campanha para conscientizar os usuários sobre o uso do celular nas estações e plataformas. A campanha começou nesta segunda-feira, dia 25, e contará com palhaços, que atuarão chamando a atenção para os riscos de se olhar apenas para a telinha. As estações Luz e Pinheiros foram as escolhidas para a ação dos palhaços, que atuarão de forma lúdica sobre os riscos que se corre ao olhar e digitar no celular ao caminhar. A ação também ressaltará a importância de se ficar atento ao sinal sonoro de abertura e fechamento das portas ao embarcar e desembarcar dos trens.

“Com base nos registros, identificamos que as principais causas de acidentes são ocasionadas por hábitos considerados inofensivos como ler ou digitar no celular enquanto caminha e correr nas escadas. Quando olham para o telefone ou livro, as pessoas se distraem e acabam esbarrando e tropeçando. Entendemos que mudar uma única atitude pode agregar muito para gerar maior segurança aos nossos passageiros. É uma campanha de caráter preventivo, que estimula os passageiros a observar o caminho por onde passa e a evitar acidentes”, informa José Luiz Bastos, gestor de Atendimento da ViaQuatro.

As mensagens da campanha terão o reforço de adesivos colados nas principais escadas rolantes das estações Pinheiros e Luz. No total, a linha 4 possui 100 escadas rolantes, e em todas elas algum tipo de adesivo com mensagens de orientação será afixado.

A campanha contempla também divulgação massiva em painéis e cartazes instalados em todas as estações e área interna dos carros dos trens, vídeos informativos veiculados nos monitores, localizados nas plataformas de embarque e nos trens.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

1 comentário em Campanha alerta sobre riscos do uso de celular no metrô de SP

  1. Amigos, boa noite.

    Parabéns linha 4.

    A Linha 4 já aprendeu a observar edialogar com o passageiro.

    Ela observa seus problemas e sua necessidades e coloca em prática as devidas açoes.

    Haja visto o toque de saxofone, sensacional e harmonioso.

    Legal o vídeo, bem pedagógico.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: