Inscrições para maratona de inovações metropolitanas terminam hoje

Estudantes universitários das áreas relacionadas com inovação poderão desenvolver os projetos em laboratório com estrutura e acompanhamento de profissionais

ADAMO BAZANI

As metrópoles possuem desafios em diversas áreas, como saúde, educação, segurança e mobilidade urbana que só podem ser superadas com inteligência, praticidade e inovação.

E está nos jovens boa parte das soluções de problemas antigos, mas que ganham novas dinâmicas e dimensões.

Por isso que incentivar a juventude é pensar nestas áreas fundamentais para a vida do cidadão.

Neste sentido, será realizada no sábado, 16, e domingo, 17,  a Maratona de Inovação 2017, voltada para universitários que desejam desenvolver projetos na área de mobilidade urbana ou energia.

As inscrições devem ser feitas neste site:

http://www.isitec.org.br/maratona2017

O evento ocorre na sede do Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec), responsável pela maratona. O endereço é Rua Martiniano de Carvalho, 170 – Bela Vista, São Paulo/SP

O tema da edição é “Desafio Metropolitano: o deslocamento urbano do futuro”, com foco nas áreas de mobilidade urbana e energia.

A participação é gratuita. Os trabalhos têm apoio da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, responsável pelo gerenciamento dos ônibus das regiões metropolitanas do Estado de São Paulo.

Os estudantes com melhores soluções para os desafios propostos durante a maratona poderão aprimorar seus projetos no laboratório de inovação e pesquisa [E] LAB – Experimentos em Transportes, instalado em São Bernardo do Campo.

Em nota, a EMTU explica os objetivos do [E] LAB, mantido pela gerenciadora e pela empresa operadora Metra, responsável pelo Corredor ABD:

[E] LAB Experimentos em Transportes é um espaço instalado na unidade da EMTU, em São Bernardo do Campo, e sua estrutura foi criada para tirar ideias do papel. As equipes vencedoras da 1ª Hackatona Metropolitana EMTU-Metra, realizada no último mês de março, desenvolvem nesse local estudos sobre mobilidade urbana, onde inclusive já existem protótipos.

Os primeiros testes já foram realizados com um sensor capaz de contar o número de passageiros que embarcam no ônibus, uma das propostas vencedoras no primeiro evento. O intuito desse dispositivo é disponibilizar as informações por meio aplicativo sobre a lotação do coletivo para que possam ser compartilhadas pelos usuários.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

1 comentário em Inscrições para maratona de inovações metropolitanas terminam hoje

  1. Amigos, boa noite.

    As inscrições já estão encerradas, conforme informa o site.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: