Candidatos criticam organização de prova da CPTM. Notas devem sair dia 23 de setembro

Quem quiser entrar com recurso pode fazê-lo no site da RBO Concursos, mas prazo termina nesta quarta-feira, dia 13

ALEXANDRE PELEGI

Edital confuso, falta de clareza quanto ao horário de início da prova, tempo curto para responder às questões de Matemática e longos textos de Português.

Estas foram algumas das reclamações feitas por candidatos que participaram da prova objetiva para preenchimento de 118 vagas da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, realizada neste domingo (10).

Com noticiamos, o gabarito da prova foi divulgado hoje, pelo site da RBO Concursos – www.rboconcursos.com.br.

Foram 102.301 inscritos no total. Destes, 83 disputam as vagas reservadas a candidatos com deficiência. A prova objetiva teve 50 questões de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Específicos, dependendo do cargo.

Dentre as reclamações estava o edital do concurso, que não informava o horário exato, apenas os turnos. Alguns concorrentes se confundiram quanto aos horários, pois segundo eles a RBO, que organizou o concurso, não especificou no cartão de confirmação se o horário indicado se referia ao início da prova ou à abertura dos portões.

Com três horas para responder a 50 questões, distribuídas entre Português, Matemáticas ou até mesmo conhecimentos específicos, muitas reclamações foram para o reduzido tempo para cálculos em Matemática e para leitura de longos textos de Português. Houve quem reclamasse da falta de espaço nas folhas de prova para o rascunho das contas.

Os candidatos que quiserem entrar com recurso podem fazê-lo no site da RBO Concursos. O prazo para recursos termina nesta quarta-feira, dia 13.

As notas preliminares serão divulgadas no dia 23 de setembro.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

 

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

Comentários

Comentários

  1. Neide disse:

    Tentei fazer um recurso sobre à prova em geral , por causa do tempo pra resolver as questões, mas só é aceita recursos das questões assim fica dificil

    1. marcio dos santos disse:

      Essa prova as perguntas não eram bem objetivas as de português parecia mais é adivinhação e não uma resposta certa , achei uma

    2. Carlos Roberto Duarte disse:

      Realmente, texto longo e tempo curto.
      Muitos cálculos pra pouco tempo e sem papel para rascunho.
      Deveria ter um tempo maior.
      Não achei que foi difícil no quesito questões, todavia o fator tempo fez aumentar na ansiedade e cometer algumas gafes.

  2. Raphael Hwang disse:

    a banca organizadora RBO elaborou muito mal a prova.

  3. wellington disse:

    Melhor deixar quieto é o mesmo que dar murro em ponta de faca…

  4. marcos disse:

    É sacanagem deixaram a gente esperar por 1 hora

  5. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    CPTM, diante de todas as reclamações, melhor anular este e fazer outro.

    Lembrando da máxima:

    “Faça bem feito da primeira vez”

    Preivsivelllllllllllllllll

    Afina, o MENOR preço…

    Att,

    Paulo Gil

  6. tiago disse:

    Pelo amor de Deus, qual a dificuldade de fazer a prova pela vunesp?
    Sempre essas empresas menores nos concursos da CPTM, ta louco

    PS: Fala PELÈgi. O Irineu voltou pra transamérica e por força do hábito quase chamou pelo seu nome no programa de ontem.
    O primeiro programa faz muita falta. Vocês eram demais!
    Ele ta parecendo uma criança que acabou de ganhar um presente de tão feliz pela volta. Espero que um dia o trio volte a trabalhar juntos.

    Abraço!

    1. alepelegi@gmail.com disse:

      Obrigado pela lembrança! Já pensou o trio Irineu-Pelegi e Adamo Bazani!

  7. vera lucia disse:

    Tentei fazer recurso da prova em geral mas ta dificil, é melhor a CPTM anular essa prova .

  8. Isadora disse:

    A rbo concurso não tinha capacidade para fazer essa prova por favor cancelem essa prova pois tenho certeza que quase ninguém consegui fazer essa prova direito

  9. Lucivânia Silva de Andrade disse:

    Boa noite
    Realmente uma desorganização na questão do horario de inicio da prova e a diração da mesma muito curto.

  10. Renato disse:

    Eu fiz a prova. Tudo dentro da normalidade de concurso. O edital, perfeito, as informações com total clareza. O problema é as pessoas lerem as informações como leem textos de redes sociais. Sem atenção. Tudo correu conforme edital. Abertura dos portões as 14 e início as 15hs sem nenhum problema.

    1. Marcos disse:

      Recebi um e-mail dizendo o contrário, a prova as 08 da manhã, cheguei uma hora antes e ainda fui maltratado pelas pessoas da e no, um lixo de banca, deveriam investigar pq concerteza teve fraude

    2. PSS disse:

      Isto mesmo, informações claras e objetivas, sem problemas, eu não sei o que estão querendo com estas críticas……
      PSS – CARAPICUIBA SP –

  11. Renato disse:

    Consegui fazer tudo e sobrou 30 minutos pra rever todo conteúdo. Seguindo as regras e e se preparando tudo da certo. Isso pq o qur me incomoda são as pessoas indo e vindo do banheiro, comendo no meio da prova, amassando embalagens. Isso sim atrapalha. O resto é estudar.

  12. André Neri Silva Santos disse:

    Porque o gabarito não tem repostas das letras… não tem como nós saber quanto acertos e errados… por favor ajuda nós

  13. Isadora disse:

    Se vc conseguiu fazer Renato parabéns para vc mais eu acho que foi mal organizada as questões de português não tinha coerência como a questão 5 ,em matemática cálculos quebrados,sala sem ar condicionado,barulho e os fiscais conversando com se estivessem na casa deles,a prova começou atrasada e ninguém informava quando tempo faltava,não tinha espaço para fazer contas fora outros problemas a cptm errou feio em contratar a rbo pois ela já tem problemas com outras prefeituras onde trabalhou!

  14. Carlos Roberto Duarte disse:

    Não tenho o que reclamar quanto aos fiscais. Funcionários educados e atenciosos. Pecaram no quesito tempo, infelizmente foi a regra do edital. O edital é quem rege. Infelizmente não podemos reclamar do tempo, contudo podemos dizer que faltou papel para rascunhos.
    Quem sabe no próximo coloquem um tempo maior.

    1. Marcos disse:

      Parabéns pra vc Carlos, eu pelo contrário fui mal tratado pelos fiscais da rbo, prova muito mau elaborada, atraso nos horários, concerteza concertada com esse tanto de elogio que vc fez está comum pezinho lá

  15. Ricardo Souza disse:

    Achei a parte de matemática trabalhosa. Das 25 acertei 19, sendo que 4 não fiz por falta de tempo e outras 2 eu não tinha ideia de como fazer, aquelas de lucro, aliás, lucro foi cobrado no edital? Sinceramente, não me lembro de ter lido. Enfim, não gostei da prova. E Isadora, eu concordo com você em relação a questão 5, pra mim, a palavra mais apropriada para substituir seria “repentinamente”, talvez o gabarito esteja incorreto. Agora é esperar pra ver, na moral, achei a prova bem zoada.

    1. Jan Perdal disse:

      Querido, nessa questão era perguntado o “antônimo” (palavra com sentido oposto) do vocábulo SÚBITO e não um sinônimo. Por isso, a alternativa correta é “Previsivelmente” e não “Repentinamente”.

      1. Ricardo Souza disse:

        Putz, você tem razão, era pedido um antônimo.

  16. Isadora disse:

    Meu irmão trabalha na cptm no concurso anterior a banca fez uma prova muito fácil e passou mt gente sem qualificação e eles tiveram problemas para sortear as pessoas pois eram muitas,neste edital eles decidiram dificultar para assim não passar muitas pessoas e eles não tiverem tanto trabalho no sorteio de candidatos o certo seria ter menos candidatos e prova nível média mais como eles visam o lucro fizeram essa sacanagem com a gente!

  17. Mônica disse:

    Parabéns para quem conseguiu, porem as perguntas estavam trabalhosas para o pouco tempo de prova. Eu também entrei no site da RBO para recurso sobre a prova, mas não tinha. Eu entrei no site para saber o horário da prova que e em nenhum lugar dizia que a prova ia começar as 9 e os portões iam abrir as 08. Sou a favor também de de anular a prova.

  18. Está provado que o resultado das provas foi vendido, pois na escola ondei eu prestei o concurso, entrei normalmente dentro da sala de aula com o celular ligado, se eu ou qualquer pessoa quisesse fazer consulta, estava fácil, pois a fiscal de sala também não passava nas carteiras para fiscalizar…

  19. Julio disse:

    Não achei a prova difícil. ..acertei 21 português e 19 matemática. …só não entendo a reclamação de alguns…provavelmente devem ter ido mal na prova e por isso querem anulação, tenha dó estava bem específicado o horário de entrada …e tbm 3 horas acho que é mais que suficiente para fazer a prova

  20. Marcelo disse:

    21 de Matemática e 23 de Português. Caso eu não passe, será um dos maiores roubos da história :)

  21. AleSoul disse:

    Banca fraquissima! Tanto na elaboração da prova, organização (sim, grande parte recebeu a informação de inicio da prova e não “abertura” dos portões às 8h, tanto que cheguei às 7:30h no local e a fila já estava imensa! Segurança péssima! um fiscal apenas por sala que não verificou se realmente as pessoas desligaram e guardaram seus celulares no plástico! Deixou pessoas ficarem com folhas próprias em suas carteiras, sem sequer olhar se as mesmas estavam em branco ou continham alguma informação (tabelas, gráficos, fórmulas, enfim algum tipo de cola!). Ficou a prova toda sozinha e preenchendo papelada e nos banheiros não tinha nenhum tipo de revista ou acompanhamento, nem detector de metais…ou seja facilmente passível de fraude! Vergonhoso para a CPTM este concurso!

  22. Arnaldo disse:

    Prezados, A CPTM como Cia Publica, deveria ANULAR, e este pleito, foi mal conduzido por esta Banca RBO. Li todos os comentários, tempo de prova, questoes da prova, textos longos etc… O Governo de SP em respeito as pessoas ou aos mais de 100mil inscritos e os que foram prestar o concurso, deveria anular este Concurso. E ficarmos de olha nos primeiros colocados, pois diante de tantas armadilhas, quem tiver 100% de acerto, alguma ajuda teve!!! A Vunesp, acredito ser mais difícil, fraudes.

  23. Antonio disse:

    E ainda teve vários que quase “gabaritaram” kkkkkkkk, Pessoal não sabe nem disfarçar kkkkkkkkkk

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading