Refrota aprova compra de 45 ônibus para Valinhos
Publicado em: 11 de setembro de 2017
Como havia divulgado com exclusividade o Diário do Transporte, regras do programa mudaram
ADAMO BAZANI
O Ministério das Cidades divulgou nesta segunda-feira, 11 de setembro de 2017, que mais uma proposta foi aprovada pela Semob – Secretaria de Mobilidade Urbana para receber recursos do Refrota 17, um programa de financiamento do Governo Federal para compra de ônibus 0km.
O dinheiro ainda não foi liberado, mas a aprovação trata-se de um passo fundamental para que a empresa consiga o financiamento.
A proposta selecionada é no valor de quase R$ 15 milhões para a empresa Sancetur – Santa Cecília Turismo Ltda., que vai comprar com o valor, 45 ônibus para o sistema de Valinhos, no interior de São Paulo.
Após nove meses do anúncio oficial e de problemas, como a inexperiência da Caixa Econômica Federal, que exigia um tipo de seguro dos veículos que não existia no mercado de ônibus e descompassos entre o valor liberado e o valor de mercado dos coletivos, o Refrota aos poucos parece ganhar mais adesões.
Em julho, o Diário do Transporte noticiou que houve a seleção de cinco empresas do sistema de Teresina. Relembre:
A primeira empresa a ter a proposta aprovada pela Caixa Econômica Federal foi a Suzantur, de Mauá, no ABC Paulista, que serviu como uma espécie de laboratório.
O dinheiro demorou mais de seis meses para ser liberado e quando a empresa teve o aval para captar os recursos, o valor era insuficiente para a aquisição proposta de 100 ônibus. O problema ocorreu porque nesse período entre a adesão e aprovação, houve aumento do preço dos chassis e carrocerias. A companhia de ônibus teve de providenciar R$ 3 milhões dos próprios recursos para compensar esta variação.
Na última sexta-feira, 8 de setembro, o Diário do Transporte noticiou com exclusividade que houve mudanças em regras do Refrota, que deram mais autonomia para os bancos particulares definirem carências e prazos de pagamentos. Relembre neste link
O Refrota faz parte do programa Pró-Transporte, com recursos do FGTS na ordem de R$ 3 bilhões, e tem objetivo de oferecer financiamento mais facilitado para substituição de ônibus urbanos usados por modelos 0km.
O programa, que teve anteriormente diversos problemas, deve enfrentar agora outro desafio: se tornar mais atrativo que o Finame, linha do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que usa como base a taxa Selic.
Quando o Refrota foi lançado, tendo juros de quase 10% ao ano, a Selic estava em 14,25%.
Mas agora, a Selic está em 8,25%. Contanto com as taxas de bancos, o Finame possui hoje custos semelhantes ao Refrota.
Entre os dois produtos disponíveis no mercado, o operador de ônibus deve colocar na balança o que pode parecer mais vantajoso.
A linha do BNDES tem agora juros semelhantes ao Refrota, mas pode sofrer interferência com variação da taxa Selic, que, se for para mais, o financiamento custará mais caro e, se for para menos, ficará mais vantajoso ainda.
Entretanto, o Refrota cobre até 95% do valor financiado e o Finame, dependendo do porte da empresa, 80%. As carências também mudam.
A credibilidade no mercado também pesa na hora da decisão: o Refrota é uma linha nova e já enfrentou alguns problemas, entre os quais a defasagem do valor liberado e do valor de mercado que tomou de surpresa a empresa de ônibus Suzantur. O mercado ainda teme nova surpresas.
Outra questão também é em relação aos bancos operadores, que são mais numerosos no caso do Finame.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Bom dia
O Grupo GBS já teve operação liberada pelo REFROTA e creio que foi a primeira uma vez que os veículos já estão operando em Londrina e a operação foi feita pelo BRDES Bco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul que além da Cx Econômica Federal e o Bco MB são os 03 Agentes Financeiros autorizados até o momento a operar o REFROTA.
No caso da Suzantur os veículos nem faturados foram
A MB enviou apenas 20 chassis para a Marcopolo como Remessa para Industrialização.
Chegando Caio Apache VIP com chassi MB e motor dianteiro em 3…2…1…