Ônibus do Rio já circulam com preço de passagem menor
Publicado em: 2 de setembro de 2017
Empresas de ônibus cumprem determinação da Justiça
ALEXANDRE PELEGI
Apesar da discordância dos consórcios Santa Cruz, Intersul, Internorte e Transcarioca, a passagem de ônibus no Rio de Janeiro está mais barata desde hoje, sábado (dia 2). O valor baixou de R$ 3,80 para R$ 3,60
As empresas acataram a determinação judicial do Tribunal de Justiça e reduziram a tarifa das linhas que circulam na capital fluminense.
O decreto que determinou a redução do preço da passagem em R$ 0,20 foi publicado no Diário Oficial do município de ontem (dia 1º). A decisão negou pedido do município e dos quatro consócios que operam as linhas municipais, que haviam solicitado que a decisão só passasse a vigorar quando o recurso fosse analisado.
A redução da tarifa ocorreu a partir de um pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro, que questionou o aumento de R$ 0,40 nas passagens em 2015, valor R$ 0,20 maior do que o estabelecido em contrato.
Um dos motivos alegados para o reajuste adicional foi a climatização da frota de ônibus na cidade, meta não cumprida pelas empresas.
RIO ÔNIBUS DIVULGA NOTA ALERTANDO PARA RISCOS DA REDUÇÃO:
Como noticiamos ontem (1º), o Rio Ônibus – Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro – divulgou uma nota em que questiona: “a quem interessa a falência de um sistema que garante deslocamento por toda a cidade e permite a integração com trens, metrô, barcas e VLT, proporcionando que a população se beneficie com gratuidades e integrações?”.
A entidade tem parte de seus integrantes respondendo a processos na Lava-Jato por corrupção e recebimento de propina.
Os consórcios Intersul, Internorte, Santa Cruz e Transcarioca, que respondem pelo transporte coletivo da cidade do Rio de Janeiro, dizem apoiar uma perícia no contrato de concessão firmado em 2010 com a prefeitura. Mas afirmam também que, ao invés de se reduzir a tarifa, como determinou a Justiça, “é preciso levar em conta outros fatores que causaram impacto no valor da passagem antes e depois de 2015. ”
A entidade que representa as empresas de ônibus detalha quais seriam estes fatores: “o impacto de dois congelamentos no valor da tarifa (em 2013 e 2017), a inclusão de gratuidade sem indicação de fonte de custeio (estudantes universitários), do aumento de 30 minutos do tempo de validade do Bilhete Único Carioca (BUC), os custos adicionais com a climatização da frota e os efeitos da concorrência desleal das vans, principalmente na Zona Oeste”.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte


Amigos, bom dia.
Casa, separa, casa separa, casa, separa, casa, separa…
Não se preocupem, esta situação não se sustentará, é spo uma questão de tempo.
Alguém em qualquer escalão de tipo de Puuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuder REDUZIU O SEU SALÁRIO ?????
Portanto:
PREVISIVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
Muito em breve oa tarifa volta ao normal.
Ou o Barsil não é mais inflacionário ???
MUDA BARSIL.
Att,
Paulo Gil