Ônibus do Rio já circulam com preço de passagem menor

Empresas de ônibus cumprem determinação da Justiça

ALEXANDRE PELEGI

Apesar da discordância dos consórcios Santa Cruz, Intersul, Internorte e Transcarioca, a passagem de ônibus no Rio de Janeiro está mais barata desde hoje, sábado (dia 2). O valor baixou de R$ 3,80 para R$ 3,60

As empresas acataram a determinação judicial do Tribunal de Justiça e reduziram a tarifa das linhas que circulam na capital fluminense.

O decreto que determinou a redução do preço da passagem em R$ 0,20 foi publicado no Diário Oficial do município de ontem (dia 1º). A decisão negou pedido do município e dos quatro consócios que operam as linhas municipais, que haviam solicitado que a decisão só passasse a vigorar quando o recurso fosse analisado.

A redução da tarifa ocorreu a partir de um pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro, que questionou o aumento de R$ 0,40 nas passagens em 2015, valor R$ 0,20 maior do que o estabelecido em contrato.

Um dos motivos alegados para o reajuste adicional foi a climatização da frota de ônibus na cidade, meta não cumprida pelas empresas.

RIO ÔNIBUS DIVULGA NOTA ALERTANDO PARA RISCOS DA REDUÇÃO:

Como noticiamos ontem (1º), o Rio Ônibus – Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro – divulgou uma nota em que questiona: “a quem interessa a falência de um sistema que garante deslocamento por toda a cidade e permite a integração com trens, metrô, barcas e VLT, proporcionando que a população se beneficie com gratuidades e integrações?”.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2017/09/01/rio-onibus-avisa-nao-ha-condicoes-de-garantir-o-pleno-funcionamento-do-sistema-apos-reducao-da-tarifa/

A entidade tem parte de seus integrantes respondendo a processos na Lava-Jato por corrupção e recebimento de propina.

Os consórcios Intersul, Internorte, Santa Cruz e Transcarioca, que respondem pelo transporte coletivo da cidade do Rio de Janeiro, dizem apoiar uma perícia no contrato de concessão firmado em 2010 com a prefeitura. Mas afirmam também que, ao invés de se reduzir a tarifa, como determinou a Justiça, “é preciso levar em conta outros fatores que causaram impacto no valor da passagem antes e depois de 2015. ”

A entidade que representa as empresas de ônibus detalha quais seriam estes fatores: “o impacto de dois congelamentos no valor da tarifa (em 2013 e 2017), a inclusão de gratuidade sem indicação de fonte de custeio (estudantes universitários), do aumento de 30 minutos do tempo de validade do Bilhete Único Carioca (BUC), os custos adicionais com a climatização da frota e os efeitos da concorrência desleal das vans, principalmente na Zona Oeste”.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Casa, separa, casa separa, casa, separa, casa, separa…

    Não se preocupem, esta situação não se sustentará, é spo uma questão de tempo.

    Alguém em qualquer escalão de tipo de Puuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuder REDUZIU O SEU SALÁRIO ?????

    Portanto:

    PREVISIVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

    Muito em breve oa tarifa volta ao normal.

    Ou o Barsil não é mais inflacionário ???

    MUDA BARSIL.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading