ANTT autoriza e agora Expresso Brasileiro é oficialmente da Águia Branca

Grupo vai definir se unifica operações ou se mantém duas empresas distintas

Cade já tinha liberado compra. Grupo do Espírito Santo entra na cobiçada ligação Rio-São Paulo

ADAMO BAZANI

A ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres deu autorização oficial para que a Viação Águia Branca, do Espírito Santo, assuma o controle societário da Expresso Brasileiro Viação Limitada, de São Paulo. É uma das maiores transações do mercado rodoviário neste ano.

A Águia Branca não divulgou valores oficiais da compra.

Conforme já havia publicado o Diário do Transporte em 19 de abril, o CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica já tinha dado anuência para a compra. Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2017/04/19/cade-da-aval-para-a-compra-da-expresso-brasileiro-pela-aguia-branca/

Faltava apenas o parecer da ANTT, que foi publicado no Diário Oficial da União de ontem, na resolução ANTT 5406, de 17 de agosto.

Com a compra, o Grupo da Águia Branca, que inclui empresas como a Viação Salutaris, passa a deter a linha rodoviária interestadual de maior demanda no país, a Rio-São Paulo que hoje também é operada pela Expresso Brasileiro.

O mercado nesta ligação é ainda bastante concentrado. Além da Expresso Brasileiro, operam a Viação Itapemirm/Kaissara e o Grupo JCA, que detém a Auto Viação 1001 e a Expresso do Sul na ligação.

Mesmo com a forte concorrência do mercado aéreo, a linha Rio-São Paulo consegue atualmente atender por ano uma média de 1,5 milhão de passageiros.

A Expresso Brasileiro, que possui a rota São Paulo-ABC ao Rio de Janeiro pertencia desde 2011 ao Grupo Santa Cruz. A  ligação entre Rio de Janeiro e São Paulo é a mais rentável do país, apesar do crescimento do setor aérea nos últimos anos.

Até 2011, a ligação pela Expresso Brasileiro entre São Paulo e Rio de Janeiro era da família de Lauro Romano.

Em 2009, as linhas e frota da Expresso Brasileiro que faziam a ligação entre a cidade de São Paulo, ABC Paulista, região Metropolitana e municípios do Litoral de São Paulo e parte do interior do Estado foram adquiridas pelo Grupo JCA e  são operadas por uma das empresas deste grupo, a Viação Cometa.

Lauro Romano continuou com a linha Rio – São Paulo até 2011.

A Expresso Brasileiro foi criada em outubro de 1941 pelo espanhol Manoel Diegues para ligar São Paulo e Santos. Na década seguinte ,começou a fazer o trecho Rio-São Paulo e teve sua trajetória marcada pela forte concorrência com a Viação Cometa no trajeto nos anos de 1950, época em que ambas importaram ônibus dos Estados Unidos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. jair disse:

    Os herdeiros nem sempre tem vocação para continuar o negocio de seus pais.

  2. MarcoV disse:

    Que pena . . . mais uma repetindo Cometa, Salutaris, São Geraldo . . . sem falar da Itapemirim.

  3. Samuel Joselito disse:

    Pergunta: O que será mais negocio ? Fazer Rio – São Paulo ou fazer São Paulo-Muzambinho ?? Tem coisas que um simples curso de Administração não responde !

    1. Paulo Gil disse:

      Samuel Joselito, boa noite.

      Todo negócio é bom, mas desde que “os pedágios”, sejam pagos.

      E estudar não dá dinheiro, no máximo, dos máximos, dará um teto do INSS, isso se o
      pedágio do INSS deixar.

      Abçs,

      Paulo Gil

  4. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Haja burrocracia.

    Será que ainda não faltou o DNIT carimbar a folha 20 cor de rosa e depois protocolar no mezanino do Palácio do Planalto ???

    OU NÃO VALE MAIS A CF/88 ?????????

    TÍTULO VII
    DA ORDEM ECONÔMICA E FINANCEIRA
    CAPÍTULO I
    DOS PRINCÍPIOS GERAIS DA ATIVIDADE ECONÔMICA

    Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:

    Parágrafo único. É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei.

    MUDA BARSIL.

    Att,

    Paulo Gil

  5. João Miguel disse:

    Pessoal, eu ainda não entendi!!
    Então a Expresso Brasileiro agora é da Águia Branca? Então os carros da EB vão ser pintados com o logo da AB? No caso, agora as linhas que a EB opera a AB vai começar a operar tbm?

  6. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Eu não sei pra que serve tanta autorização do puder.

    Ontem um G7 trucado da Águia Branca, adentrou ao bairro onde eu resido e ficou entalado
    numa valeta entre uma rua e outra.

    Nesta valeta até carro de passeio raspa, imaginem um G7 trucado.

    No mínimo o piloto precisa de óculos ou refazer seus óculos.

    E é de bom tom que a Águia Branca, crie um departamento de tráfego.

    Melhor comprar uma Toyota Bandeirante heim…

    As fotos já foram encaminhadas ao Adamo.

    Lembro que já inventaram o satélite e a geolocalização e faz tempo.

    Att,

    Paulo Gil

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