ANTT autoriza e agora Expresso Brasileiro é oficialmente da Águia Branca
Publicado em: 22 de agosto de 2017
Cade já tinha liberado compra. Grupo do Espírito Santo entra na cobiçada ligação Rio-São Paulo
ADAMO BAZANI
A ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres deu autorização oficial para que a Viação Águia Branca, do Espírito Santo, assuma o controle societário da Expresso Brasileiro Viação Limitada, de São Paulo. É uma das maiores transações do mercado rodoviário neste ano.
A Águia Branca não divulgou valores oficiais da compra.
Conforme já havia publicado o Diário do Transporte em 19 de abril, o CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica já tinha dado anuência para a compra. Relembre:
Faltava apenas o parecer da ANTT, que foi publicado no Diário Oficial da União de ontem, na resolução ANTT 5406, de 17 de agosto.
Com a compra, o Grupo da Águia Branca, que inclui empresas como a Viação Salutaris, passa a deter a linha rodoviária interestadual de maior demanda no país, a Rio-São Paulo que hoje também é operada pela Expresso Brasileiro.
O mercado nesta ligação é ainda bastante concentrado. Além da Expresso Brasileiro, operam a Viação Itapemirm/Kaissara e o Grupo JCA, que detém a Auto Viação 1001 e a Expresso do Sul na ligação.
Mesmo com a forte concorrência do mercado aéreo, a linha Rio-São Paulo consegue atualmente atender por ano uma média de 1,5 milhão de passageiros.
A Expresso Brasileiro, que possui a rota São Paulo-ABC ao Rio de Janeiro pertencia desde 2011 ao Grupo Santa Cruz. A ligação entre Rio de Janeiro e São Paulo é a mais rentável do país, apesar do crescimento do setor aérea nos últimos anos.
Até 2011, a ligação pela Expresso Brasileiro entre São Paulo e Rio de Janeiro era da família de Lauro Romano.
Em 2009, as linhas e frota da Expresso Brasileiro que faziam a ligação entre a cidade de São Paulo, ABC Paulista, região Metropolitana e municípios do Litoral de São Paulo e parte do interior do Estado foram adquiridas pelo Grupo JCA e são operadas por uma das empresas deste grupo, a Viação Cometa.
Lauro Romano continuou com a linha Rio – São Paulo até 2011.
A Expresso Brasileiro foi criada em outubro de 1941 pelo espanhol Manoel Diegues para ligar São Paulo e Santos. Na década seguinte ,começou a fazer o trecho Rio-São Paulo e teve sua trajetória marcada pela forte concorrência com a Viação Cometa no trajeto nos anos de 1950, época em que ambas importaram ônibus dos Estados Unidos.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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Os herdeiros nem sempre tem vocação para continuar o negocio de seus pais.
Que pena . . . mais uma repetindo Cometa, Salutaris, São Geraldo . . . sem falar da Itapemirim.
Pergunta: O que será mais negocio ? Fazer Rio – São Paulo ou fazer São Paulo-Muzambinho ?? Tem coisas que um simples curso de Administração não responde !
Samuel Joselito, boa noite.
Todo negócio é bom, mas desde que “os pedágios”, sejam pagos.
E estudar não dá dinheiro, no máximo, dos máximos, dará um teto do INSS, isso se o
pedágio do INSS deixar.
Abçs,
Paulo Gil
Amigos, boa noite.
Haja burrocracia.
Será que ainda não faltou o DNIT carimbar a folha 20 cor de rosa e depois protocolar no mezanino do Palácio do Planalto ???
OU NÃO VALE MAIS A CF/88 ?????????
TÍTULO VII
DA ORDEM ECONÔMICA E FINANCEIRA
CAPÍTULO I
DOS PRINCÍPIOS GERAIS DA ATIVIDADE ECONÔMICA
Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:
Parágrafo único. É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei.
MUDA BARSIL.
Att,
Paulo Gil
Pessoal, eu ainda não entendi!!
Então a Expresso Brasileiro agora é da Águia Branca? Então os carros da EB vão ser pintados com o logo da AB? No caso, agora as linhas que a EB opera a AB vai começar a operar tbm?
Amigos, bom dia.
Eu não sei pra que serve tanta autorização do puder.
Ontem um G7 trucado da Águia Branca, adentrou ao bairro onde eu resido e ficou entalado
numa valeta entre uma rua e outra.
Nesta valeta até carro de passeio raspa, imaginem um G7 trucado.
No mínimo o piloto precisa de óculos ou refazer seus óculos.
E é de bom tom que a Águia Branca, crie um departamento de tráfego.
Melhor comprar uma Toyota Bandeirante heim…
As fotos já foram encaminhadas ao Adamo.
Lembro que já inventaram o satélite e a geolocalização e faz tempo.
Att,
Paulo Gil