Terminais de ônibus em São Paulo que serão concedidos à iniciativa privada poderão ser totalmente reconstruídos e terão de possuir Centro de Controle Operacional

Terminal Parque Dom Pedro II também está nos planos de concessão.

Proposta da prefeitura é permitir construção de prédios nas áreas não utilizadas pelos veículos

ADAMO BAZANI

A empresa ou consórcio que assumirem os terminais de ônibus municipais na capital paulista poderão reconstruir totalmente os espaços, incluindo novas plataformas e coberturas.

É o que detalha o PMI – Procedimento de Manifestação de Interesse publicado hoje no Diário Oficial da Cidade.

Ontem, em primeira mão, o Diário do Transporte divulgou o procedimento que envolve 24 dos 27 terminais que a prefeitura quer repassar à iniciativa privada. Outros três terminais, Capelinha, Campo Limpo (zona Sul) e Princesa Isabel (centro), devem ser concedidos antes e servirão de projeto-piloto para os demais espaços, como também revelou o Diário do Transporte no dia 06 de julho.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2017/08/15/em-primeira-mao-prefeitura-de-sao-paulo-lancara-nesta-quarta-procedimento-para-entregar-a-iniciativa-privada-operacao-de-24-terminais-de-onibus/

https://diariodotransporte.com.br/2017/07/06/prefeitura-de-sao-paulo-lanca-consulta-publica-sobre-projetos-que-incluem-concessao-de-tres-terminais-de-onibus-a-iniciativa-privada/

Só depois da análise destes estudos que a prefeitura deve elaborar o modelo de concessão.

A previsão é de que a iniciativa privada possa explorar os terminais por 30 anos, podendo realizar construções nos espaços para outros fins, além de atendimento direto aos passageiros, e num raio de 600 metros.

O Procedimento de Manifestação de Interesse publicado hoje no Diário Oficial da Cidade também prevê a instalação de um Centro de Operação do Terminal – COT em cada espaço.

Durante as execuções das obras, não poderá ser interrompido o tráfego dos ônibus nos locais, como também determina o PMI divulgado nesta quarta-feira.

O Diário do Transporte também informou ontem que o ressarcimento da prefeitura pelos estudos referentes aos 24 terminais será limitado a R$ 24,4 milhões.

Hoje, a prefeitura divulgou o ressarcimento para cada terminal:

  1. E. Carvalho

R$ 749.775,69

Amaral Gurgel

R$ 614.267,43

Aricanduva

R$ 309.355,54

Bandeira

R$ 1.463.401,22

Casa Verde

R$ 300.000,00

Cidade Tiradentes

R$ 1.052.610,36

Grajaú

R$ 1.282.724,37

Guarapiranga

R$ 838.641,25

Jardim Ângela

R$ 904.074,30

João Dias

R$ 1.105.107,00

Lapa

R$ 967.649,69

Mercado

R$ 1.828.660,53

Parelheiros

R$ 583.569,32

Parque Dom Pedro II

R$ 2.376.168,98

Penha

R$ 419.075,67

Pinheiros

R$ 1.413.769,24

Pirituba

R$ 1.033.602,30

Sacomã

R$ 2.556.297,63

Santo Amaro

R$ 2.302.547,91

São Miguel

R$ 493.740,26

Sapopemba

R$ 788.590,20

Varginha

R$ 1.232.493,66

Vila Carrão

R$ 586.903,83

Vila Nova Cachoeirinha

R$ 1.279.546,07

TOTAL 26.482.572,45

Segundo a prefeitura, por ano estes terminais geram receitas de R$ 7,1 milhões, mas custam aos cofres públicos, R$ 130 milhões.

5.1. Os ESTUDOS deverão ser orientados pelas seguintes diretrizes: a) Procurar garantir a desoneração do orçamento público municipal no que diz respeito aos custos e despesas observados na operação dos TERMINAIS; b) Propor soluções voltadas para o aumento da eficiência operacional e econômica dos TERMINAIS, visando a reduzir os custos de administração, conservação, manutenção e apoio à operação e aumentar a qualidade dos serviços, conforto e segurança ao usuário; c) Orientar a reconstrução, em caráter total ou parcial, da infraestrutura dos TERMINAIS, quando necessário para atender os demais objetivos; d) Contemplar soluções envolvendo obras de ampliação ou ganhos de eficiência logística, que permitam o futuro aumento no número de partidas, plataformas e fluxo de pessoas dos TERMINAIS, ou mesmo que proponham aumentos de capacidades já identificadas como necessárias atualmente; e) Apresentar soluções contratuais que abarquem as melhores formas de atribuir ao parceiro privado as obrigações por eventuais futuras ampliações, caso se tornem necessárias; f) Apresentar EMPREENDIMENTOS ASSOCIADOS com diferentes tipos de uso, a depender da vocação do espaço, podendo-se contemplar equipamentos públicos; g) Facilitar a atração de novas atividades econômicas no PERÍMETRO DE ABRANGÊNCIA, potencializando as vocações existentes; h) Promover a reestruturação e requalificação urbanística do PERÍMETRO DE ABRANGÊNCIA, inclusive dos equipamentos públicos listados no Anexo IV – Caderno de Informações, considerando a relevância exercida pelos TERMINAIS na dinâmica de deslocamentos e uso do espaço público na cidade de São Paulo e sua capacidade de se tornarem uma centralidade urbana, e considerando, ainda, os preceitos de Desenvolvimento urbano Orientado ao Transporte (DOT), que buscam o alinhamento estratégico entre o desenvolvimento urbano e o sistema de transporte público, estabelecendo no território uma rede de centralidades compactas multifuncionais conectadas por um sistema de transportes integrado e eficiente, observadas as diretrizes aplicáveis da Lei Federal nº 12.587/2012 – Política Nacional de Mobilidade Urbana; i) Promover a integração entre os TERMINAIS, seus EMPREENDIMENTOS ASSOCIADOS e o tecido urbano; j) Promover o uso diversificado e equilibrado do solo para fins diversos, compatível com as redes de infraestrutura instaladas e previstas, garantindo a sustentabilidade econômica e ambiental da intervenção; k) Orientar os investimentos pretendidos nos ESTUDOS, de forma que sejam executados frente a cronogramas factíveis e no menor prazo possível; l) Estruturar modelo de negócio que possibilite a fiscaliza- ção das ações do futuro parceiro privado e o controle e medição da eficiência do serviço prestado, sempre que necessário para a garantia do fiel cumprimento do contrato; m) Propor a criação de um Centro de Operação do Terminal – COT, nos termos do Anexo VIII – Diretrizes para a administra- ção, manutenção e conservação dos TERMINAIS, em cada um dos TERMINAIS, permitindo acesso físico e virtual a todos os seus dados e instalações pelo Poder Concedente, e justificar a ausência em determinados TERMINAIS quando o ESTUDO entender que não é necessário; n) Permitir acesso remoto e em tempo real do poder público aos dados primários e informações operacionais do projeto; e o) Promover a atualização constante, a integridade e a confiabilidade dos dados gerados no âmbito da prestação dos serviços, incluindo inventário de ativos reversíveis, e de recursos tecnológicos envolvidos na INICIATIVA.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. jair disse:

    A ideia é muito boa e viavel, já que passam pelos terminais muitas passageiros com necessidades variaveis de consumo que poderão fazer suas compras durante a integração/transferência entre linhas e também desfrutar de melhor conforto em sua espera.

  2. William de Jesus disse:

    Pelo amor de Deus, derrubem o terminal PQ DOM PEDRO e façam de novo!!! Aquele terminal é horrivel!

  3. alguem me explica matematicamente qual a vantagem da prefeitura nisso tudo. vai receber 26.482.572,45 R$ , para permitir que empresas construam um shopping em cima dos terminais e possam explora-lo dentro de um terreno publico. imagine um empresaio que decidisse montar um shopping ao lado de um terminal de onibus e aproveitar esse publico, o quanto ele nao iria desembolsar com compra de terrenos e em toda a burocracia. o que a prefeitura deveria fazer era construir esses espaços e depois ganhar dinheiro com o aluguel.

  4. vamos as contas: 130 milhoes de reais / ano = 10,8 milhoes R$ / mes . dividido por 27 terminais = 401 mil R$ / mes por terminal. terminal santo amaro area = 51 000 m². ou seja, custo de aproxidamente 8 R$ por m². ou seja, se dividissemos a area do terminal em 51 partes de 1000 m², com um alguel de 8 mil reais para cada parte, o custo do terminal estaria pago. só para se ter uma ideia, um imovel comercial no bairro de santo amaro, com 60m² está saindo com aluguel (sem contar iptu nem condominio) R$ 1100. portanto, lanço novamente o desafio: quero que me provem matematicamente qual a vatagem que a prefeitura (por consequencia nós municipes e pagadores de impostos) levaremos com essa concessao do espaço publico a uma empresa privada em 30 anos em troca de uma mixaria em torno de 1 milhao de reais ?

  5. sonia maria oliveira elias disse:

    Gostaria de parabenizar os funcionários da segurança no terminal de ônibus são miguel, por terem me protegido de um assalto hoje, por volta das 09:15h.
    Hoje eles foram os ANJOS QUE O PAPAI DO CEU nos apresenta todos os dias.

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