Uberaba finaliza trecho do BRT Vetor, e empresas operadoras já preparam compra de novos ônibus

brt vetor Foto: Edden Brito

Presidente da Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Uberaba diz que empresas já se preparam para assumir novos trechos e avaliam modelos de ônibus para a operação

ALEXANDRE PELEGI

Uberaba, tradicional cidade mineira, já tem seu BRT. A cidade com mais de 300 mil habitantes implantou o sistema de ônibus rápidos ao longo da área central, numa parceria entre a Prefeitura e o escritório do arquiteto Jaime Lerner.

Dividido em etapas, o BRT Vetor, como é conhecido, começou a operar em janeiro de 2015. O primeiro trecho a entrar em operação comercial foi o Vetor Leste-Oeste, com 5,1 Km de extensão, 10 estações e dois terminais (Oeste e Leste). Nos dias úteis ele transporta 40 mil pessoas.

Já os outros trechos que completam o sistema BRT, Sudeste e Sudoeste, estão com obras em fase final. O trecho Sudoeste tem 6,4 km, e o Sudeste 3,9 km.

Os empresários que operam os corredores já se preparam para comprar novos ônibus para os novos trechos. A prefeitura de Uberaba já emitiu a ordem de compra, e as empresas já fazem a cotação e a verificação de fabricantes.

O presidente da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Uberaba (Transube), Rodrigo Oliveira, diz que serão adquiridos 17 veículos para este novo trecho do BRT. O custo médio de cada um, em média, oscila entre R$ 400 mil e R$ 500 mil. Os novos ônibus serão diferentes dos dos atuais, que circulam na trecho leste/oeste: serão mais leves para auxiliar na manutenção do asfalto.

As características dos novos veículos, no entanto, não serão muito diferentes às dos veículos que já circulam em Uberaba. Porta do lado esquerdo, em nível da estação, e com comprimento superior a 13 metros.

Em entrevista ao Jornal da Manhã de Uberaba, Rodrigo disse:

As nossas expectativas para mais este trecho do BRT são as melhores. Nós acreditamos no sistema BRT e estamos investindo pesado para que tenha recurso necessário para tocar as empresas e na agilidade, conforto e eficiência para o usuário. Hoje, em Uberaba, temos um dos melhores sistemas de transporte do país, atingimos o índice de 99,5% de cumprimento de meta diária. E o BRT é um modelo a ser seguido, inclusive com premiação”.

Em outubro de 2016 o BRT Vetor Leste/Oeste recebeu o Selo de Prata conferido pelo ITDP Brasil.

Você pode conferir a avaliação do sistema no link:

http://2rps5v3y8o843iokettbxnya.wpengine.netdna-cdn.com/wp-content/uploads/2016/11/2016-11-ITDP-Brasil-Relatorio-de-Recomendacoes-BRT-Standard-MG-Uberaba.pdf

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: