São Paulo tem 1,4 milhão de multas por excesso de velocidade no 1º trimestre do ano. Número de carteiras de habilitação suspensas aumentou na capital

Detran de SP afirma que média mensal de carteiras suspensas vem aumentando nos últimos anos

ALEXANDRE PELEGI

Apenas de janeiro a março de 2017 foram aplicadas mais de 3,4 milhões de multas na cidade de SP. Os dados são da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Desse total, a maioria das infrações foi por excesso de velocidade, 1,4 milhão. Em seguida veio a multa por desobediência ao rodízio, com 637,7 mil registros de infração. O uso de celular ao volante ficou próximo de 100 mil multas no período, seguido de 65 mil por ultrapassagem do sinal vermelho.

Os números da CET comprovam os dados do Detran quanto à suspensão da CNH. O diretor-presidente do Detran, Maxwell Vieira afirma que estas infrações são as mais recorrentes hoje no processo de suspensão do motorista.

Não à toa o número de carteiras de habilitação (CNH) suspensas aumentou na capital paulista em 2017. Entre janeiro e maio mais de 117 mil motoristas tiveram seu direito de dirigir suspenso.

A média mensal de carteiras suspensas vem aumentando nos últimos anos, segundo dados do Detran. Em 2015 este número foi de 13,4 mil, subindo em 2016 para 19.171 e, em 2017, chegando já á média mensal de 23.462 CNHs suspensas.

A suspensão da CNH ocorre quando o motorista infrator atinge 20 pontos ou mais, ou então quando comete infração que suspende automaticamente o direito de dirigir, como o uso do álcool na direção.

O prazo máximo de suspensão pode chegar até um ano. Se o motorista já estiver com a CNH suspensa e for flagrado dirigindo, o prazo sobe para 2 anos.

Apesar do alto número de multas registradas pela CET-SP, os dados referentes ao 1º quadrimestre do ano apontam queda em comparação ao mesmo período do ano passado. Conforme noticiamos nesta sexta-feira (21), o número de multas registradas caiu 13% no período em relação ao 1º quadrimestre de 2016. Houve queda também no número de acidentes, de 25%. Relembre:

Multas e acidentes caem na cidade de SP, informa CET

Alexandre Pelegi de Abreu

 

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading