Embarque pela porta da frente nos ônibus e bilhete recarregável no metrô são novidades no transporte público de Fortaleza

Fortaleza é a única capital do país em que os ônibus têm a catraca posicionada na parte traseira dos veículos.

ALEXANDRE PELEGI

A partir desta segunda-feira (17) algumas linhas de ônibus de Fortaleza passarão a fazer o embarque pela porta da frente.

A Etufor – Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza, começa um projeto piloto no transporte público por ônibus na cidade: a mudança da posição das catracas em 57 veículos distribuídos em 18 linhas. Fortaleza é a única capital do país em que os ônibus têm a catraca posicionada na parte traseira dos veículos.

O objetivo do projeto, segundo a Prefeitura de Fortaleza, é melhorar a agilidade no processo de embarque e desembarque, além de oferecer segurança e melhor acomodação aos usuários preferenciais.

A mudança, que pretende adequar a distribuição da demanda no interior dos veículos, começará por ônibus que operam em linhas de pequenos trajetos e demandas, que realizam rotas alimentadoras, interligando os bairros aos terminais.

A alteração faz parte de uma pesquisa de satisfação do transporte público, realizada entre usuários do sistema. Considerado um atributo de conforto, a mudança das catracas foi solicitada por 43% dos usuários entrevistados.

Veja as linhas que integram o projeto-piloto:

205- Dom Lustosa

212 – Jardim Guanabara/Nova Assunção I

304 – Bela Vista/Lagoa

311 – Castelão/Parangaba/SP1

325 – Aracapé/Siqueira

328 – Castelãp/Parangaba/SP2

378 – Urucutuba

383 – Parque São João/Siqueira

388 – Cj Tatu Mundé

394 – Pq Universitários/Lagoa I

466 – Arvoredo/Parangaba

637 – Cj Maria Tomásia/Santa Filomena

643 – Barroso Circular

645 – Cj João Paulo II

681 – Alameda das Palmeiras

686 – Cj São Bernardo

825 – Cidade Fun/Papicu/Jd das Oliveiras

832 – Papicu/Cidade 2000

PASSAGENS EM CARTÕES RECARREGÁVEIS NA LINHA SUL DO METRÔ DE FORTALEZA:

Os usuários da Linha Sul do metrô de Fortaleza agora já podem adquirir o bilhete eletrônico recarregável, e assim carregar qualquer quantia de crédito que terá limite de uso por seis meses. A mudança começou na segunda-feira (dia 10), e ajudará muito na economia de tempo do usuário, que não precisará mais parar na bilheteria para adquirir o bilhete de embarque.

Segundo a prefeitura de Fortaleza, a circulação dos cartões recarregáveis foi possível após a conclusão da instalação dos equipamentos de bilhetagem eletrônica em todas as estações.

O cartão é gratuito. Para adquirir, é necessário ir à bilheteria e comprar duas ou mais passagens, ou solicitar qualquer valor em crédito acima de R$ 3,20.

A novidade facilita a vida do usuário frequente do metrô, mas ainda não atinge idosos e estudantes, que terão que procurar a bilheteria a cada viagem. Isso porque as passagens eletrônicas estão disponíveis apenas para os pagantes da tarifa inteira.

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos informa que estão sendo feitos ajustes para que o cartão seja liberado também para idosos (gratuidade) e estudantes (meia passagem).

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: