Centro de Controle Operacional melhora gestão do transporte público de Piracicaba

Graças à implantação do CCO, a Via Ágil, empresa que opera os ônibus na cidade, afirma que já registrou ganho de pontualidade no cumprimento das 5.732 viagens diárias

ALEXANDRE PELEGI

A Via Ágil, empresa privada encarregada pelo transporte coletivo no município de Piracicaba, inaugurou dentro do Terminal Central de Integração (TCI) o seu novo Centro de Controle Operacional (CCO).

A escolha do TCI como local de instalação para o CCO foi estratégica, segundo o diretor da Via Ágil, Murilo Ozores Olivetti, pois é lá que se concentra 70% da movimentação de passageiros do sistema de transporte público da cidade.

Murilo afirma que “a mudança do CCO da garagem para o TCI trouxe mais agilidade aos controladores operacionais nas tomadas de decisão e solução de problemas na operação”.

barjas_onibus_appNo dia 22 de maio o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, já anunciara o novo sistema de informação do transporte público da cidade: o aplicativo gratuito Ônibus+. Por meio dele o usuário pode consultar em seu telefone celular, em tempo real, a previsão de chegada dos ônibus, linhas e horários entre outras. “Ou seja, o usuário já tem na palma de sua mão informações importantes do transporte público de Piracicaba”, destacou o prefeito.

Todas essas informações, disponíveis não só para o usuário, como para os operadores do sistema, é que garantem ao CCO operar como um ambiente dedicado, proporcionando um melhor aproveitamento das informações disponibilizadas pelo sistema de gerenciamento de frota.

O sistema foi desenvolvido pela Transdata Smart, e fornece informações como localização, pontualidade, rota e velocidade dos veículos, tudo em tempo real. O processo de mudança do CCO contou também com a consultoria da Transdata Smart, por meio de visitas e orientações para proporcionar melhor aproveitamento do sistema e da análise das informações geradas

Graças ao Centro de Controle Operacional, a Via Ágil afirma que já registrou um ganho de pontualidade no cumprimento das 5.732 viagens diárias. O novo CCO tem vista aberta para o Terminal Central de Integração, o que permite ampla visualização a todas as baias por onde passam 55 linhas. A equipe de suporte conta com 12 operadores, quatro atendentes do 0800 e dois supervisores da operação.

O usuário é o maior beneficiário com a mudança, afirma o diretor da Via Ágil. “A implantação da nova estratégia permite o monitoramento em tempo real da frota, aumentando o controle das viagens para que sejam realizadas de forma eficiente, ágil e pontual. Assim, nossos clientes têm a garantia de um transporte público de qualidade”, diz.

Em Piracicaba o sistema de transporte coletivo tem as responsabilidades divididas entre o setor público e o privado. Cabe à Via Ágil cuidar da implantação, manutenção e operação dos ônibus, além da gestão da tarifa, comercialização de créditos e cartões VAI às pessoas e empresas, como também o atendimento aos usuários. O cartão VAI, sistema de bilhetagem eletrônica, tem quatro modalidades: Comum, Gratuidade, Estudante e PNE (Portadores de Necessidades Especiais).

Já à Prefeitura de Piracicaba cabe a implantação, manutenção e gestão dos terminais de integração, e a Semuttran (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito), sob a gestão de Jorge Akira, faz a gestão das linhas.

 

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

1 comentário em Centro de Controle Operacional melhora gestão do transporte público de Piracicaba

  1. Amigos, boa noite.

    Enquanto isso Sampa…

    Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    Att,

    Paulo Gil

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  1. Piracicaba tem tarifa de ônibus mais cara desde quinta-feira, 13 de julho – Diário do Transporte

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