Metrô de Fortaleza ganha nova estação nesta segunda-feira (15)

Será a 19ª estação da Linha Sul do Metrô da capital cearense. Com o nome do ex-presidente JK, estação na Avenida João Pessoa terá andar térreo, mezanino e plataformas elevadas

ALEXANDRE PELEGI

Fortaleza receberá nesta segunda-feira (15) a 19ª estação da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, com uma área total de 3.200,56 metros quadrados.

Com o nome do ex-presidente Juscelino Kubitschek, a estação se localiza na Avenida João Pessoa, e vai beneficiar diretamente os bairros vizinhos, como Demócrito Rocha, Itaóca, Montese e Parangaba.

A estação é uma unidade elevada, e situa-se entre as estações Couto Fernandes e Parangaba. Terá andar térreo, mezanino e plataformas elevadas. No térreo ficam o hall de bilheteria e as catracas eletrônicas. No mezanino ficam as salas técnicas e operacionais.

Saindo da nova estação JK, a viagem de metrô terá duração de aproximadamente 26 minutos até a estação Carlito Benevides (Pacatuba), 22 minutos até a estação Maracanaú (no centro do município) e nove minutos até a estação José de Alencar, no centro de Fortaleza.

A nova estação vem equipada com sistemas de telecomunicações e de bilhetagem eletrônica, como nas demais unidades. Além disso, terá 20 câmeras de monitoramento, central de acompanhamento das imagens, equipamentos para avisos sonoros, itens de rádio digital para uso dos profissionais da unidade, além instalações de fibra ótica para transmissão de dados em qualidade digital.

OS GÊMEOS

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza recebeu intervenções artísticas do grupo OSGEMEOS – os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo –, e também do grafiteiro ISE.

Os artistas irão pintar cerca de 40 vagões de 15 trens diferentes nas cidades de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte.

O trabalho teve início no dia 28 de abril em Fortaleza com os trens da Linha Sul e Oeste, que começaram circular no início de maio.

Para o Metrofor, empresa parceira do projeto, a pintura dos trens estimula a relação entre o público e o metrô, ao agregar uma linguagem artística que se comunica com as ruas e com a cidade, e assim contribui para a valorização e preservação do patrimônio público.

Alexandre Pelegi – jornalista especializado em transportes

2 comentários em Metrô de Fortaleza ganha nova estação nesta segunda-feira (15)

  1. Amigos, boa tarde.

    Se a foto for real, parabéns, projeto de bom gosto.

    Mas uma dúvida:

    Isso ai é metro ???

    Ta parecendo VLT 25/30 Km por hora.

    Na minha terra, metro é outra coisa.

    Rssssssssssssssssssss

    Att,

    Paulo Gil

  2. É metrô sim, mas algumas estações não são subterrâneas

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: