Mais uma empresa de ônibus fecha as portas no Rio de Janeiro: Transportes Santa Maria
Publicado em: 26 de abril de 2017
Companhia atuava no sistema alimentador e troncal do BRT
ADAMO BAZANI
O Rio Ônibus, sindicato que reúne as empresas de ônibus do Rio de Janeiro, confirmou agora há pouco que a empresa Transportes Santa Maria, que integra o Consórcio BRT encerrou as atividades na manhã desta quarta-feira, 26 de abril de 2017.
De acordo com nota do sindicato patronal, o motivo é a crise financeira que tem impactado o setor de transportes.
A entidade responsabiliza o fato “principalmente à decisão da Prefeitura do Rio de não reajustar as tarifas – em desobediência ao que determina o contrato de concessão assinado em 2010.”
Segundo nota do Rio Ônibus, a empresa tem 380 funcionários e uma frota de 126 veículos, sendo 36 articulados que operavam no corredor troncal e em linhas alimentadoras.
As empresas Viação Pavunense, Vigário Geral e São Silvestre já enfrentaram neste ano dificuldades para pagar salários e registraram paralisações dos funcionários.
Na nota, o Rio ônibus afirma que as empresas estão a caminho da “insolvência” e que desde 2015 seis companhias já encerraram as atividades.
A decisão da Prefeitura do Rio de não reajustar as tarifas, em desobediência aos termos da concessão assinada em 2010, tem causado o desequilíbrio econômico-financeiro do contrato estabelecido com as empresas, que sem o reajuste – que deveria ter ocorrido na primeira semana de janeiro, há quase 120 dias – não têm condições de arcar com os aumentos de custos referentes a 2016 (dissídio, insumos, serviços, tributos etc).
Desde abril de 2015, seis empresas já encerraram suas atividades no Rio, levando à demissão de 2.400 rodoviários. Atualmente, como o Rio Ônibus tem alertado desde janeiro, pelo menos 12 empresas correm o risco de encerramento de suas atividades em razão da crise financeira, que é agravada pelo aumento do desemprego – que reduz o número de passageiros transportados. Pelo menos 5 mil rodoviários dessas empresas estão com seus empregos sob ameaça. Vale destacar que o setor de transporte por ônibus no Rio é grande gerador de emprego e renda, com 35 mil postos de trabalho apenas no Município.
O sindicato que representa os rodoviários do Município do Rio está acionando nove empresas de ônibus na Justiça, tendo como motivo exatamente a dificuldade que estas vêm encontrando para o pagamento de salários aos funcionários.
EMPRESAS DE ÔNIBUS QUE JÁ FECHARAM NO RIO DE JANEIRO:
2017:
– Transportes Santa Maria
2016:
– Auto Viação Bangu (Consórcio Santa Cruz)
– Algarve (Consórcio Santa Cruz)
2015
– Translitorânea (Consórcio Intersul)
– Rio Rotas (Consórcio Santa Cruz)
– Andorinha (Consórcio Santa Cruz)
– Via Rio (Consórcio Internorte)
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Não tem como uma empresa que opera o BRT do RJ atualmente sobreviver, pelo menos aquelas que operam na barra, o corredor da região do parque olímpico, ônibus rodam vazios e o investimento em frota foi elevado
prefeito safado
É verdade, cadê o EX-PREFEITO EDUARDO PAES e SECRETÁRIO DE TRANSPORTE ????? para ver amerda que eles fizeram, visando o dinheiro que esta sendo desfrutado lá saibamos á onde!
TEM QUE SER ABERTO UMA CPI DOS TRANSPORTES….ALÔ MINISTÉRIO PÚBLICO ACORDA ALVORADAAAAAAAAAAAAAAA
AGORA QUEM TAMBÉM TEM QUE PAGAR OS FUNCIONÁRIOS É O CONSÓRCIO E A EMPRESA DE ÔNIBUS!
Ja foi a primeira!
Só uma correção :A TRANSLITORANEA fechou em.2013.
Amigos, boa noite.
A notícia é triste, mas…
PREVISIVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL e esse “samba”, não para por ai não, seguirá o enredo.
Já que o puder público não quer liberar os aumentos, assume tudo, opera e faz dar lucro.
A municipalização agora é INVERSA, a iniciativa privada desistiu e cansou de apanhar, pega tudo ai PMRJ.
Eu sempre falei, mas “nun creu neu …” .
A mola que move o mundo é o dinheiro.
Bom, é melhor a PMRJ estudar a sugestão a lá Paulo Gil “Licitação Simples e Flex do buzão” Edital com 10 páginas e sem anexos.
Tem uma outra saída se o puder público é tão bom, renuncie aos impostos, taxas, tarifas, T.O´s., e o e$cambal.
Os outros são obrigados a trabalhar sem dinheiro e por que o puder público precisa de dinheiro ???
Afinal tudo fica abandonada Corredor EMTOSA e AEROTREM de Sampa.
Att,
Paulo Gil
NAO EXISTE CRISE NEHUNA PARA AS EMPRESAS DE ONIBUS, OS DONOS DESTAS EMPRESAS E QUE QUEREM GANHAR MUITO…..OS TRANSPORTES URBANOS DE ONIBUS NO RJ É UMA DAS PASSAGENS MAIS CARA O BRASIL.
A Viação Santa Maria quem faliu foram os proprios motoristas, cansei de ver eles recebendo a passa8em dinheiro e eles mandando os passageiros entrar por trás para não passar na catraca e elea embolsar o dinheiro, ladrões corruptos, agora desempregados e a população prejudicada, até os passageiros que aceitaram essa corrupção, uma pena que meia duzia dos honestos também estão desempregados. A corrupção sempre começa de casa , uma lastima esse Brasil!
Esta feliz agora crivela mais pessoas desen pregada vc. Já comesou muito bem quero saber até aonde nós vamos chegar com tudo isso
Segundo alguns rodoviários,o que está quebrando empresa de ônibus, além do transporte pirata,é o consórcio que fica com a metade do lucro das empresas.ex:a passagem é 3,80,1,80 vai pro consórcio.e o restante,pra empresas.o consórcio não serve pra nada.a informação procede?
Outra coisa: já repararam, que as empresas dos grupos guanabara e redentor,nunca quebram?E ao contrário das outras empresas, não só estão firmes,como também,assumirá as linhas das empresas falidas. Estranho né?
Crise esta meu bolso. Esses empresários estão podre se ricos!
Se querem um país mais justo tirem os que já estão a décadas no poder e nada fizeram de bom para o povo. A maldita esquerda afundou o Brasil com sua demagogia e intoxicou o país com suas mentiras. Portanto, o Brasil precisa de uma revolução para a direita dar um choque de seriedade no país. A esquerda é o crime no poder.
Informo_lhes da empresa de coletivo do rio de Janeiro.que os motoristas de coletivo se quer tem respeito com o portador de deficiência física.