Doria diz que em cidades civilizadas não há mais cobradores de ônibus

Prefeito estima que até 2020 não haverá mais esta profissão em São Paulo. Concessão dos transportes deve ser de 10 anos

ADAMO BAZANI

O prefeito de São Paulo, João Doria, promete acabar com cobradores de ônibus na cidade de São Paulo até 2020. No entanto, disse que os atuais profissionais não serão demitidos e sim realocados em outras funções.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Doria disse que cidades civilizadas não possuem mais cobradores nos ônibus.

“Não faz sentido no século 21 preservar cobradores em ônibus. Nenhuma cidade civilizada do mundo tem cobrador dentro de ônibus e isso representa um custo altíssimo [R$ 800 mi/ano]. Nosso entendimento é que isso vai ser feito ao longo desses quatro anos, gradualmente. Nenhum cobrador será desempregado. Os cobradores, treinados, poderão ser motoristas ou atuar no plano administrativo.
O Bilhete Único representa 92% de toda utilização do serviço. Só 8% das pessoas pagam em dinheiro na catraca. Não faz sentido gastar R$ 800 milhões por 8% de um serviço que pode ser 0%.”

Como informou o Diário do Transporte, em primeira mão, 576-C 10  – Metrô Jabaquara/ Terminal Santo Amaro, da Mobibrasil, que opera na zona sul de São Paulo, já opera em forma de testes autorizados pela prefeitura sem nenhum cobrador. No lugar onde ficava o profissional, agora foram colocados um banco e materiais para divisão entre a área não paga e o restante do salão dos passageiros no ônibus – Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2017/03/29/onibus-em-sao-paulo-ja-rodam-sem-cobradores-aceitando-apenas-bilhete-unico/

São Paulo atualmente possui em torno de 19 mil cobradores e 33 mil motoristas. Diversas linhas das empresas do subsistema local, que surgiram nas cooperativas, já operam sem cobradores, mas os condutores recebem o dinheiro para o pagamento da passagem.

A intenção de Doria é eliminar o dinheiro de dentro dos ônibus.

Na entrevista, o prefeito também disse que pretende reduzir para 10 anos o prazo de concessão às empresas de transporte coletivo, previsto na próxima licitação do sistema, que deve ser lançado até maio.

O edital apresentado em 2015 pela gestão anterior de Fernando Haddad, que foi bloqueado pelo TCM – Tribunal de Contas do Município e liberado só em julho de 2016, previa 20 anos de contrato, renováveis por mais 20 atualmente.

Os contratos atuais são de 10 anos, assinados em 2003, portanto, venceram pelo tempo  regular em 2013, mas pelo fato de a licitação não ter sido realizada ainda, estão sendo  renovados por meio de aditivos, ou no caso das ex cooperativas e na área 4 do sistema estrutural, por contratações emergenciais.

Estamos preparados para fazer o que estamos fazendo: estudando e analisando com cuidado, compartilhando com as empresas, levando em conta que a cidade tem uma grande concessão para ser renovada. Já determinei inclusive que ela será de dez anos, a metade do período atual. Vinte anos é um tempo demasiadamente grande para oferecer um serviço desse tipo. Entre outras medidas, isso não é polêmico porque há uma equação que está sendo feita, para gradualmente reduzir cobradores dentro dos ônibus.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Helio disse:

    Há profissões que foram muito úteis antigamente mas que hoje não fazem mais sentido, cobrador é uma delas. Infelizmente quem não se qualificar ficará para trás. Os sindicatos deveriam parar se reclamar e usar o dinheiro do trabalhador não para dar mordomias aos dirigentes e sim para treinar os cobradores para desenvolver novas funções, pois só assim o emprego será mantido.

  2. Daniel Duarte disse:

    Sem falar que com 800 milhões da pra construir um bom corredor BRT.

    1. Paulo Gil disse:

      Daniel Duarte, boa noite.

      Não esqueça que as obras de BRT no Brasil custam 3 vezes mais.

      Portanto o valor necessário será de 2.400 milões de Reais para 1 BRT.

      Att,

      Paulo Gil

  3. Concordo com o Dória nesse quesito, em Curitiba já e assim faz tempo, algo natural, e porque SP as empresas sempre tiveram o que queriam.

  4. Edson disse:

    Prefeito lixo com tanta coisa pra se preocupar, e fazer em São Paulo, quer acabar com o emprego de mais de 19 mil pais de famílias, as garagens já tem um quadro de funcionários completo, todas sabemos que não vai ter emprego pra esses cobradores discordo plenamente…!

  5. MARCOS NASCIMENTO disse:

    Prefeito DORIANA fazendo a verdadeira política suja e lixosa típíca dos desgovernos municipais onde a ave agourenta: Tucano esteve no poder! Várias são as cidades que tem projetos de eliminação do cobrador e que foram criadas durante governos municipais do PSDB*sta. A cada mês o atual prefeito de São Paulo vai mostrando sua verdadeira face. Por enquanto a maioria ainda está cega com esse festival de exibicionismo todo nas mídias sociais. Por enquanto de efetivo NADA fez ainda por São Paulo. Que saudades da época do Dr.Paulo Maluf quando as coisas ainda andavam pela cidade!

  6. robsom carmo disse:

    o prefeito ta maluco pq ele é rico não anda de onibus não usa transporte coletivo em hipotese nenhuma aqui na zona leste na preferia tem muitos CADEIRANTES DEFICIENTE VISUAL ETC o motorista tem que parar o onibus e demora muito pq tem que ajudar essas pessoas a entrar no onibus as vezes o motorista é ate assaltado e o joão doria vai tirar os cobrador um absurdo isso eu por causa do corte de cobrador estou desempregado tem mais de 3 anos a empresa não me procurou pra mim ser remanejado pra outra função tem que manter os cobrador na linha e não tirar de vez

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